Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2007

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Reduzir a inclinação da carroceria quando o veículo faz curva é função

  • A.

    do braço inferior.

  • B.

    do braço superior.

  • C.

    do braço tensor.

  • D.

    da barra estabilizadora.

  • E.

    do terminal de suspensão.

O sistema ABS de freios só entra em atuação quando

  • A.

    ocorre uma diferença de rotação entre as rodas ao frear.

  • B.

    o motor entra em funcionamento.

  • C.

    o veículo está acima de 80 km/h.

  • D.

    é ligada a chave de ignição.

  • E.

    o freio é acionado violentamente.

No recondicionamento de um sistema de freio servoassistido para se realizar a substituição do fluído de freio deve-se fazer a sangria completa do sistema com

  • A.

    álcool etílico.

  • B.

    álcool isopropílico.

  • C.

    mistura equilibrada de fluído limpo com álcool anidro.

  • D.

    fluído de freio limpo.

  • E.

    vaselina líquida neutra.

Com base nas informações recebidas de cada um dos sensores de velocidade das rodas, a unidade de comando ABS emite sinais para os seguintes componentes:

  • A.

    cilindro mestre e bomba de alívio de pressão.

  • B.

    válvulas eletromagnéticas ou bomba de alívio de pressão.

  • C.

    câmara acumuladora eletropneumática e bomba de alívio de pressão.

  • D.

    válvulas eletromagnéticas ou câmara acumuladora eletropneumática.

  • E.

    cilindro de roda e câmara acumuladora eletropneumática.

Em um veículo equipado com sistema de freio servo-assistido, o servofreio tem a finalidade de

  • A.

    proteger o sistema de freios, diminuindo o desgaste das lonas.

  • B.

    proteger o sistema de freios, diminuindo o desgaste das pastilhas.

  • C.

    auxiliar o motorista aumentando a altura do pedal.

  • D.

    evitar o travamento das rodas do veículo.

  • E.

    auxiliar o motorista, reduzindo seu esforço ao pisar no pedal de freio.

Um veículo equipado com caixa de mudanças mecânica e com tração traseira possui a relação da 5ª marcha igual a 0,85:1 e a relação do seu diferencial igual a 3,90:1. Então, a relação final da transmissão é igual a

  • A. 2,87:1
  • B. 3,05:1
  • C. 3,31:1
  • D. 4,58:1
  • E. 4,75:1

Em uma caixa de mudanças em que a última marcha é uma prise - direta, a velocidade da

  • A.

    primária é igual à da secundária.

  • B.

    primária é maior que à da secundária.

  • C.

    primária é menor que à da secundária.

  • D.

    marcha a ré é igual à da primária.

  • E.

    primária é igual à da intermediária.

A coroa de um diferencial convencional é acoplada à caixa de satélites, a qual está girando a 200 rpm com o veículo movimentando-se em linha reta. Sendo assim, as rodas de tração giram a

  • A. 20 rpm
  • B. 100 rpm
  • C. 200 rpm
  • D. 300 rpm
  • E. 400 rpm

O diferencial convencional tem como função principal

  • A.

    igualar a rotação das rodas de tração em curvas e diferenças de piso.

  • B.

    diferenciar a rotação das rodas sem tração, em curvas e diferenças de piso.

  • C.

    diferenciar a rotação das árvores intermediária e secundária.

  • D.

    diferenciar a rotação das rodas de tração em curvas e diferenças de piso.

  • E.

    igualar a rotação das rodas sem tração em curvas e diferenças de piso.

Quando a terceira marcha de uma caixa de mudanças mecânica arranha ao ser engatada, a causa provável é

  • A.

    mola da alavanca, solta ou sem compressão.

  • B.

    anel sincronizador desgastado.

  • C.

    garfos desgastados.

  • D.

    molas das esferas de retenção fracas.

  • E.

    nível de óleo baixo.

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