Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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Para evitar o excessivo número de linhas de ônibus e a conseqüente baixa rentabilidade e freqüência, o procedimento correto é:

  • A.

    aumentar a tarifa;

  • B.

    aumentar a freqüência;

  • C.

    aumentar o tamanho dos ônibus;

  • D.

    aumentar a frota;

  • E.

    diminuir o número de linhas.

Considere as seguintes atividades:

I. Previsão da demanda.

II. Determinação de um conjunto de viagens.

III. Determinação de um conjunto de vias a serem operadas na rede.

IV. Determinação da freqüência dos ônibus para operação das linhas.

V. Determinação dos horários de partida dos ônibus dos terminais das linhas.

VI. Determinação da alocação dos ônibus nos horários previamente determinados.

VII. Programação dos operadores diretos dos ônibus nas linhas.

Considerando essas atividades em conjunto, estamos diante de:

  • A.

    um roteamento de linhas de ônibus;

  • B.

    uma programação de frota de ônibus;

  • C.

    um sistema de alocação dinâmica de ônibus urbanos a rotas previamente definidas;

  • D.

    um processo de planejamento de um sistema de transporte coletivo por ônibus;

  • E.

    uma análise operacional de uma frota de ônibus.

No Brasil, a regulação dos serviços de transportes terrestres de passageiros até 2001 e após 2001, era realizada respectivamente:

  • A.

    somente pelo DNER / somente pela ANTT;

  • B.

    pelo DNER, Ministério dos Transportes e Ministério da Fazenda / somente pela ANTT;

  • C.

    pelo DNER, Ministério dos Transportes e Ministério da Fazenda / pela ANTT e Ministério da Fazenda;

  • D.

    somente pelo Ministério dos Transportes / pela ANTT e Ministério da Fazenda;

  • E.

    somente pelo Ministério da Fazenda / pela ANTT e Ministério da Fazenda.

A diferenciação visual entre as categorias na sinalização das rodovias é efetuada a partir de padronização própria de formas e cores, que favorece um ganho no tempo necessário para distinguir um dispositivo e absorver a sua mensagem, implicando portanto num menor tempo de reação por parte do usuário, o que é tanto mais indispensável quanto maior for a complexidade da operação da via.

No tocante a essa diferenciação, os sinais de advertência são de cor:

  • A.

    verde;

  • B.

    branca;

  • C.

    vermelha;

  • D.

    azul;

  • E.

    amarela.

Em relação à pavimentação rodoviária, analise as afirmativas:

I – Conservação é o conjunto de operações destinado a restabelecer o perfeito funcionamento da rodovia.

II – O pavimento constituído por uma base de brita ou por uma base de solo pedregulhoso, revestido por uma camada asfáltica é um exemplo de pavimento flexível.

III – O pavimento constituído por lajes de cimento tipo Portland é um exemplo de pavimento semi-rígido.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

Uma vez constatado excesso de peso na primeira etapa de pesagem, o veículo deve ser submetido a uma pesagem de precisão, passando pela balança a uma velocidade de:

  • A.

    10 km/h;

  • B.

    20 km/h;

  • C.

    40 km/h;

  • D.

    60 km/h;

  • E.

    80 km/h.

Os custos de desgaste do pavimento são extremamente relevantes pois, para manter a rodovia em condições boas e estáveis, devem ser arcados por alguém. Esses custos são proporcionais à seguinte característica dos veículos:

  • A.

    velocidade;

  • B.

    comprimento;

  • C.

    peso por eixo;

  • D.

    distância entre eixos;

  • E.

    número de eixos.

Entre as atividades necessárias para a realização de estudos hidrológicos não se inclui:

  • A.

    a escolha do posto ou dos postos meteorológicos para o projeto;

  • B.

    o estabelecimento das características de precipitação pluviométrica do posto ou postos meteorológicos na região do projeto;

  • C.

    a determinação das características das bacias de contribuição para projeto;

  • D.

    a determinação das vazões das bacias de contribuição para projeto;

  • E.

    a determinação das características do sistema fluvial para o projeto.

No projeto de terraplenagem, o material utilizado para a camada final dos aterros e o subleito dos cortes é do seguinte tipo:

  • A.

    material de 1ª categoria;

  • B.

    material de 2ª categoria;

  • C.

    material de 3ª categoria;

  • D.

    material de 4ª categoria;

  • E.

    material de 5ª categoria.

A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado a usuários pagantes por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média harmônica global;

  • B.

    mínima geral;

  • C.

    máxima geral admitida;

  • D.

    média para pagantes;

  • E.

    unitária.

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