Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008

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A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média geral;

  • B.

    mínima agragada;

  • C.

    máxima global;

  • D.

    modal;

  • E.

    única.

“Usuários iguais devem pagar o mesmo valor pela mesma quantidade de serviço consumido” define o princípio da:

  • A.

    maximização tarifária;

  • B.

    eqüidade;

  • C.

    modicidade tarifária;

  • D.

    eficiência tarifária;

  • E.

    eficácia tarifária.

“A tarifa média de pedágio deve ser a mínima necessária para garantir o equilíbrio econômico financeiro da concessionária e a qualidade do serviço prestado”. Essa é a definição do princípio da:

  • A.

    maximização da tarifa;

  • B.

    eqüidade;

  • C.

    modicidade tarifária;

  • D.

    eficiência tarifária;

  • E.

    eficácia tarifária.

A eficiência e a eficácia são objetivos do governo na concessão de rodovias. A diferença entre esses dois atributos é melhor expressa na seguinte alternativa:

  • A.

    eficiência calcula a tarifa, eficácia mede quilometragem;

  • B.

    eficiência e eficácia são para-sinônimos, mas a primeira mede custo unitário e a segunda, custo agregado;

  • C.

    eficiência mede custo, eficácia mede rentabilidade;

  • D.

    eficiência e eficácia não podem ser utilizados para avaliar custos, sendo que eficiência avalia lucro e eficácia apura taxa média de retorno do empreendimento;

  • E.

    a eficiência mede o custo de cada unidade e a eficácia mede a qualidade dos resultados.

Avalie as definições de Índices de Desempenho a seguir:

I - Índice de condição da rodovia (IC) é calculado considerando parâmetros cujas medições em campo são procedidas periódica e sistematicamente em trechos de 20 km da rodovia concessionada.

II - Índice de qualidade do pavimento (IP) é a média aritmética dos parâmetros diretamente relacionados com a visão do usuário.

III - Índice de qualidade da rodovia - é a média aritmética de três índices: IP, IS e IC, em que IS é o índice do nível de serviço da rodovia.

Está correto o que se afirma em:

  • A.

    I, apenas;

  • B.

    I e II, apenas;

  • C.

    I e III, apenas;

  • D.

    II e III, apenas;

  • E.

    I, II e III.

As tarifas que são consideradas suportáveis para os usuários e que tornam os empreendimentos atrativos para os investidores são chamadas de tarifas:

  • A.

    ideais;

  • B.

    onerosas;

  • C.

    de equilíbrio;

  • D.

    de médias móveis ajustadas;

  • E.

    zero.

O principal objetivo da Revisão de Tarifa é:

  • A.

    ajustar o lucro da concessionária ao plano plurianual e ao planejamento de desembolsos;

  • B.

    manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;

  • C.

    ajustar o fluxo de tráfego da rodovia às condições atualizadas de infra-estrutura;

  • D.

    controlar o fluxo de tráfego na rodovia;

  • E.

    adequar o planejamento econômico–financeiro do empreendimento às macro-tendências econômicas do setor de transportes.

O Reajuste da Tarifa do Pedágio é feito:

  • A.

    mensalmente;

  • B.

    anualmente,

  • C.

    a cada 2 anos;

  • D.

    a cada 5 anos;

  • E.

    a cada renovação do contrato.

Os dispositivos de controle de tráfego são aplicados em rodovias através do uso da sinalização:

  • A.

    vertical, horizontal e semafórica;

  • B.

    restrita, ampla e especial;

  • C.

    visual, auditiva e espacial;

  • D.

    semafórica e restritiva-funcional;

  • E.

    normativa, punitiva e educativa.

Paveri-Fontana (Helbing, 2001) desenvolveu um modelo para o fluxo de tráfego que leva em conta a aceleração individual de cada veículo. Nesse modelo, o estado do tráfego é caracterizado pela função de distribuição de cada veículo, que é descrita em função das seguintes variáveis:

  • A.

    posição, variação da velocidade, massa e trabalho;

  • B.

    variação da posição, taxa de aceleração/desaceleração e tempo;

  • C.

    massa, posição e velocidade final;

  • D.

    posição, velocidade, velocidade desejada e tempo;

  • E.

    quantidade de movimento, velocidade desejada e tempo.

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