Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A divisão do valor arrecadado por unidade de tempo pelo serviço prestado por unidade de tempo é a expressão que calcula a tarifa:
média geral;
mínima agragada;
máxima global;
modal;
única.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Usuários iguais devem pagar o mesmo valor pela mesma quantidade de serviço consumido define o princípio da:
maximização tarifária;
eqüidade;
modicidade tarifária;
eficiência tarifária;
eficácia tarifária.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A tarifa média de pedágio deve ser a mínima necessária para garantir o equilíbrio econômico financeiro da concessionária e a qualidade do serviço prestado. Essa é a definição do princípio da:
maximização da tarifa;
eqüidade;
modicidade tarifária;
eficiência tarifária;
eficácia tarifária.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A eficiência e a eficácia são objetivos do governo na concessão de rodovias. A diferença entre esses dois atributos é melhor expressa na seguinte alternativa:
eficiência calcula a tarifa, eficácia mede quilometragem;
eficiência e eficácia são para-sinônimos, mas a primeira mede custo unitário e a segunda, custo agregado;
eficiência mede custo, eficácia mede rentabilidade;
eficiência e eficácia não podem ser utilizados para avaliar custos, sendo que eficiência avalia lucro e eficácia apura taxa média de retorno do empreendimento;
a eficiência mede o custo de cada unidade e a eficácia mede a qualidade dos resultados.
Trânsito e Serviço de Transporte - Infraestrutura Viária e Rodoviária - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Avalie as definições de Índices de Desempenho a seguir:
I - Índice de condição da rodovia (IC) é calculado considerando parâmetros cujas medições em campo são procedidas periódica e sistematicamente em trechos de 20 km da rodovia concessionada.
II - Índice de qualidade do pavimento (IP) é a média aritmética dos parâmetros diretamente relacionados com a visão do usuário.
III - Índice de qualidade da rodovia - é a média aritmética de três índices: IP, IS e IC, em que IS é o índice do nível de serviço da rodovia.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
As tarifas que são consideradas suportáveis para os usuários e que tornam os empreendimentos atrativos para os investidores são chamadas de tarifas:
ideais;
onerosas;
de equilíbrio;
de médias móveis ajustadas;
zero.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O principal objetivo da Revisão de Tarifa é:
ajustar o lucro da concessionária ao plano plurianual e ao planejamento de desembolsos;
manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
ajustar o fluxo de tráfego da rodovia às condições atualizadas de infra-estrutura;
controlar o fluxo de tráfego na rodovia;
adequar o planejamento econômicofinanceiro do empreendimento às macro-tendências econômicas do setor de transportes.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O Reajuste da Tarifa do Pedágio é feito:
mensalmente;
anualmente,
a cada 2 anos;
a cada 5 anos;
a cada renovação do contrato.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sinalização de trânsito - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Os dispositivos de controle de tráfego são aplicados em rodovias através do uso da sinalização:
vertical, horizontal e semafórica;
restrita, ampla e especial;
visual, auditiva e espacial;
semafórica e restritiva-funcional;
normativa, punitiva e educativa.
Trânsito e Serviço de Transporte - Normas gerais de circulação e conduta - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Paveri-Fontana (Helbing, 2001) desenvolveu um modelo para o fluxo de tráfego que leva em conta a aceleração individual de cada veículo. Nesse modelo, o estado do tráfego é caracterizado pela função de distribuição de cada veículo, que é descrita em função das seguintes variáveis:
posição, variação da velocidade, massa e trabalho;
variação da posição, taxa de aceleração/desaceleração e tempo;
massa, posição e velocidade final;
posição, velocidade, velocidade desejada e tempo;
quantidade de movimento, velocidade desejada e tempo.
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