Questões sobre Mecânica

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Assinale a alternativa INCORRETA que indica medida preventiva durante a operação com caminhão Munck:

  • A.

    Avaliar a capacidade de carga e utilizar técnicas ergonômicas para levantamento de cargas.

  • B.

    Não deverão ser realizados serviços de levantamento de carga em dias de chuva e ventos fortes.

  • C.

    Permanecer no interior da carreta ou caminhão durante o carregamento ou descarregamento de materiais.

  • D.

    Utilizar quebra-cantos para evitar ângulos vivos nos trabalhos de içamento.

Faz parte da manutenção preventiva do veículo:

  • A.

    Trocar o escapamento sempre que o mesmo apresentar buracos ou rachaduras, para não comprometer o bom desempenho do motor.

  • B.

    Verificar o nível do óleo do cárter uma vez por ano, com o veículo sobre uma superfície plana e, de preferência, com o motor frio.

  • C.

    Pulverizar o chassi do carro com óleo de mamona para ajudar na conservação do veículo.

  • D.

    Lavar o motor do veículo periodicamente.

Sobre as principais peças e sistemas de um veículo, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Para cada veículo há um tipo de pneu apropriado.Isso evita má aderência.

  • B.

    O alternador é usado para proteger os circuitos elétricos de danos em caso de fluxo de carga excessivo. É sempre bom ter alguns de reserva no carro, de várias amperagens, para trocá-los em uma emergência.

  • C.

    A Bateria é a fonte de energia elétrica do carro. É um acumulador de eletricidade. Aciona o motor de arranque (que dá partida ao motor) e é responsável por manter todo o sistema elétrico do veículo em funcionamento.

  • D.

    Junto com o balanceamento e o rodízio de pneus, o alinhamento é vital para a segurança, conservação e maior economia.

Em veículos equipados com direção hidráulica, a quebra da correia de acionamento da bomba da direção com o veículo em movimento provocará

  • A.

    o bloqueio progressivo da direção.

  • B.

    ruído "guincho", quando as rodas forem esterçadas.

  • C.

    o travamento imediato da direção.

  • D.

    o endurecimento imediato da direção.

  • E.

    trepidações no volante.

Fazer o veículo pegar no "tranco" quando a bateria está descarregada a ponto de não permitir mais a partida, NÃO é uma atitude recomendada para

  • A.

    veículos equipados com carburador.

  • B.

    veículos equipados com injeção eletrônica.

  • C.

    veículos que possuem correia dentada.

  • D.

    veículos equipados com transmissão automática.

  • E.

    qualquer tipo de veículo.

O catalisador instalado no sistema de escapamento tem a função de

  • A.

    melhorar a eficiência do motor.

  • B.

    controlar a potência do motor tornando o veículo mais econômico.

  • C.

    diminuir a emissão de poluentes.

  • D.

    reduzir os ruídos do motor diminuindo a poluição sonora.

  • E.

    garantir que a compressão do motor seja ideal.

A bateria de um veículo está com problemas e deve ser substituída, para executar esta tarefa com segurança deve-se

  • A.

    descarregar totalmente a bateria antes de retirá-la.

  • B.

    desconectar todos os módulos eletrônicos existentes no veículo.

  • C.

    soltar os cabos dos pólos negativo e positivo ao mesmo tempo.

  • D.

    soltar primeiro o cabo do pólo positivo e depois o cabo do pólo negativo.

  • E.

    soltar primeiro o cabo do pólo negativo e depois o cabo do pólo positivo.

A finalidade de sangrar o sistema de freio é

  • A.

    ajustar o assentamento das sapatas.

  • B.

    evitar o desgaste excessivo das pastilhas.

  • C.

    eliminar bolhas de ar do sistema.

  • D.

    eliminar trepidações no pedal de freio.

  • E.

    fazer com que as rodas não travem.

Em um veículo equipado com sistema de freios comum (sem ABS), o servo-freio apresenta problemas de vedação, isto faz com que

  • A.

    o veículo "puxe" para um dos lados no momento de frenagem.

  • B.

    o pedal de freio fique excessivamente duro no momento de frenagem.

  • C.

    as lonas das rodas desgastem mais rapidamente.

  • D.

    o pedal de freio fique excessivamente macio no momento de frenagem.

  • E.

    o fluído de freio atinja temperaturas elevadas.

Em determinada embalagem de óleo existe a especificação 20W-50, indicando que seu conteúdo é óleo

  • A.

    para transmissões automáticas.

  • B.

    para sistemas de freio equipados com ABS.

  • C.

    lubrificante para caixas de mudanças mecânicas.

  • D.

    lubrificante multiviscoso para motores.

  • E.

    lubrificante monoviscoso para motores.

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