Questões sobre Mecânica

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A descentralização do pino do êmbolo tem por finalidade diminuir ou eliminar

  • A.

    folga do êmbolo.

  • B.

    folga do pino.

  • C.

    batidas na saia do êmbolo.

  • D.

    folga na biela.

  • E.

    folga entre os anéis de segmento.

Um motor com 4 cilindros possui cada cilindro com 86mm de diâmetro e 94,6 mm de curso do êmbolo. A cilindrada aproximada deste motor é

  • A.

    1 600 cc

  • B.

    1 800 cc

  • C.

    2 000 cc

  • D.

    2 200 cc

  • E.

    3 000 cc

Acumular energia para compensar os tempos improdutivos do motor é função

  • A.

    das bielas.

  • B.

    do volante do motor.

  • C.

    do comando de válvulas.

  • D.

    do mancal principal do virabrequim.

  • E.

    dos pistões.

Em alguns motores de combustão interna, encontra-se eixos chamados de árvores contra-rotantes e têm a função de

  • A.

    acionar a bomba de óleo.

  • B.

    sincronizar distribuidor e comando de válvulas.

  • C.

    sincronizar virabrequim e comando de válvulas.

  • D.

    acionar o eixo do distribuidor.

  • E.

    reduzir as vibrações do motor.

O comando de válvulas de admissão variável encontrados em alguns motores de combustão interna têm como função

  • A.

    aumentar o torque do motor em baixas rotações.

  • B.

    aumentar o torque do motor em todas rotações.

  • C.

    aumentar a potência do motor em todas rotações.

  • D.

    diminuir a potência do motor em altas rotações.

  • E.

    diminuir o torque do motor em baixas rotações.

Em um motor de combustão interna do ciclo Otto bicombustível, enquanto o comando de válvulas realiza 12 voltas completas o virabrequim gira

  • A.

    6 voltas.

  • B.

    12 voltas.

  • C.

    24 voltas.

  • D.

    48 voltas.

  • E.

    60 voltas.

Quando calcula-se a taxa de compressão de um cilindro em motores de combustão interna do ciclo Otto, deve-se

  • A.

    dividir o diâmetro do cilindro pelo volume da câmara de combustão.

  • B.

    somar o volume do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume da câmara.

  • C.

    somar o volume da câmara com o diâmetro do cilindro e dividir pelo volume da câmara.

  • D.

    somar o diâmetro do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume do cilindro.

  • E.

    somar o volume do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume do cilindro.

O diâmetro do cilindro, curso do pistão e número de cilindros são levados em consideração quando calcula-se

  • A.

    a taxa de compressão do cilindro.

  • B.

    o torque máximo do motor.

  • C.

    a potência máxima do motor.

  • D.

    a rotação máxima do motor.

  • E.

    a cilindrada total do motor.

O Nm (Newton-metro) e o KW (Kilowatt) são, respectivamente, as novas unidades de medidas determinadas pela ABNT para

  • A.

    potência e torque.

  • B.

    cilindrada e potência.

  • C.

    torque e potência.

  • D.

    potência e cilindrada.

  • E.

    cilindrada e torque.

Em motores de combustão interna do ciclo Otto, o componente que determina a ordem de ignição é

  • A.

    o comando de válvulas.

  • B.

    o virabrequim.

  • C.

    o distribuidor.

  • D.

    a tampa do distribuidor.

  • E.

    o eixo do distribuidor.

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