Questões sobre Mecânica

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Como todo e qualquer componente de um veículo, os sistemas de freios se desgastam com o tempo de uso do veículo e tem como conseqüência a redução ou inutilização de sua ação. Portanto, inspeções periódicas são necessárias para garantir a segura condução do veículo. Os principais componentes do sistema de freios são:

  • A.

    luz de freio, amortecedor hidráulico.

  • B.

    correia de acionamento, gerador, e luz de freio.

  • C.

    reservatório de óleo, tubulações de admissão e de escape.

  • D.

    reservatório de óleo hidráulico, fluido, discos e/ou tambores, pastilhas e/ou lonas.

O pneu é um dos componentes do veículo relacionado diretamente com sua segurança operacional. Periodicamente, deve-se verificar o seu estado, como sua geometria, seu desgaste e sua pressão correta. Para manter a pressão de cada pneu de um veículo, dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante, o pneu deve ser:

  • A. calibrado.
  • B. lubrificado.
  • C. remontado.
  • D. desmontado.

Os diversos sistemas, peças e componentes de um veículo se desgastam ao longo do tempo. O desgaste é o principal elemento que compromete a segurança operacional de qualquer veículo. Uma manutenção periódica, feita por profissionais competentes, evita:

  • A.

    quebras, custos elevados com consertos e, principalmente, acidentes.

  • B.

    gastos excessivos de peças e mão-de-obra, troca periódica do óleo do motor.

  • C.

    que nenhum elemento do veículo tenha de ser trocado, em qualquer situação de uso.

  • D.

    que componentes e qualquer peça tenham de ser substituídos, mesmo os já defeituosos.

Um dos principais causadores da poluição do ar é o monóxido de carbono. Ele está presente nos gases provenientes da queima dos combustíveis, como a gasolina e o diesel. Suas características são as seguintes:

  • A.

    coloração escura, forte cheiro de álcool.

  • B.

    não tem cheiro, não tem gosto e é incolor.

  • C.

    fumaça clara, com forte presença de vapor de água.

  • D.

    aumento de temperatura e gosto característico de salinidade.

O dióxido de enxofre está presente na combustão dos motores a diesel. A conseqüência da sua excessiva presença no organismo humano é:

  • A.

    favorável ao aparelho digestivo.

  • B.

    favorável ao aumento da musculatura da perna.

  • C.

    provocador de corisa,catarro e danos irreversíveis aos pulmões.

  • D.

    provocador do aumento do oxigênio na circulação sangüínea.

Segundo o artigo 175 do Código Brasileiro de Trânsito: "Utilizar-se de veículos para, em via pública, demonstrar ou exibir manobra perigosa, arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus, a infração é gravíssima e a medida administrativa é o recolhimento do documento de habilitação e remoção do veículo". Ao dirigir, evite utilizar tanto as freadas bruscas, como as desnecessárias, pois isto desgasta mais rapidamente os componentes do sistema de freios. Freios gastos exigem maiores distâncias para frear com segurança e podem causar acidentes. Os principais componentes do sistema de freios são: sistema hidráulico, fluído, discos e pastilhas ou lonas e tambores, dependendo do tipo de veículo. As principais razões de perda da eficiência dos freios são:

  • A.

    calibragem dos pneus pelo menos uma vez por semana e o estepe a cada 15 dias.

  • B.

    nível do reservatório de água do radiador e nível de fluído baixo.

  • C.

    nível de fluído baixo, vazamento de fluído e pastilhas, lonas e discos gastos.

  • D.

    nível de óleo do sistema de transmissão e nível de óleo de freio, do motor e de direção hidráulica.

  • E.

    pneus murchos e nível do reservatório de água do radiador.

O diferencial no sistema de tração de um veículo tem por função

  • A.

    impedir o travamento das rodas.

  • B.

    aumentar a rotação do eixo motriz.

  • C.

    impedir as rodas de patinarem.

  • D.

    alterar a velocidade de rotação das rodas motrizes nas curvas.

  • E.

    aumentar a transferência de potência do motor às rodas motrizes em pisos molhados e na lama.

Após trocar os pneus dianteiros do automóvel, o motorista observou que a direção do veículo tremia ao ultrapassar a velocidade de 50 km/h. A causa desse defeito poderá ser devida

  • A.

    aos amortecedores de suspensão.

  • B.

    aos amortecedores da direção.

  • C.

    à falta de fluido de direção hidráulica.

  • D.

    ao excesso de folga no setor.

  • E.

    ao desbalanceamento dos pneus.

Um veículo, ao deslocar-se em pisos irregulares, apresenta ruído elevado na suspensão dianteira. Considere as seguintes afirmações.

I. O ruído é causado por folga excessiva nos pivôs da suspensão.

II. O ruído é causado pelo desgaste das borrachas e amortecedores.

III. O ruído é causado por pneus com baixa pressão.

É(são) possível(is) causa(s) desse ruído

  • A.

    todas as afirmações.

  • B.

    nenhuma das afirmações.

  • C.

    apenas a afirmação I.

  • D.

    apenas a afirmação II.

  • E.

    apenas duas das afirmações.

Um motor ista, ao aproximar -se do seu automóvel , observa que um dos pneus apresentava uma mancha de óleo muito fluido na porção inferior. Verificou que o nível do óleo do cárter estava correto. Qual a causa mais provável da mancha?

  • A.

    Vazamento do radiador.

  • B.

    Der ramamento do elet ról i to da bater ia.

  • C.

    Vazamento do líquido de freio pelo cilindro do cubo.

  • D.

    Vazamento do óleo do carter através do retentor.

  • E.

    Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

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