Questões sobre Mecânica

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Alguns motores utilizam árvores contra-rotantes para

  • A.

    acionar a bomba de óleo.

  • B.

    reduzir as vibrações do motor.

  • C.

    sincronizar o virabrequim e o comando de válvulas.

  • D.

    acionar o eixo do distribuidor.

  • E.

    sincronizar o distribuidor e o comando de válvulas.

A finalidade do comando de válvulas de admissão variável é

  • A.

    diminuir o torque do motor em baixas rotações.

  • B.

    aumentar o torque do motor em todas rotações.

  • C.

    aumentar a potência do motor em todas rotações.

  • D.

    diminuir a potência do motor em altas rotações.

  • E.

    aumentar o torque do motor em baixas rotações.

A relação de transmissão entre o comando de válvulas/ árvore de manivelas do motor Ciclo Otto de 4 tempos é

  • A.

    1:1

  • B.

    1:2

  • C.

    2:3

  • D.

    2:1

  • E.

    3:2

Para calcular a taxa de compressão de um cilindro deve-se

  • A.

    somar o volume do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume da câmara.

  • B.

    dividir o diâmetro do cilindro pelo volume da câmara de combustão.

  • C.

    somar o volume da câmara com o diâmetro do cilindro e dividir pelo volume da câmara.

  • D.

    somar o diâmetro do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume do cilindro.

  • E.

    somar o volume do cilindro com o volume da câmara e dividir pelo volume do cilindro.

Em um motor quatro tempos e quatro cilindros, para obter uma volta completa no distribuidor deve-se dar um giro de

  • A.

    180° no virabrequim.

  • B.

    180° no comando de válvulas.

  • C.

    360° no virabrequim.

  • D.

    360° no comando de válvulas.

  • E.

    720° no comando de válvulas.

O componente responsável pela ordem de ignição é

  • A.

    o eixo do distribuidor.

  • B.

    o virabrequim.

  • C.

    o distribuidor.

  • D.

    a tampa do distribuidor.

  • E.

    o comando de válvulas.

Retificando os cilindros de um motor ocorre

  • A.

    aumento na cilindrada e diminuição na taxa de compressão.

  • B.

    aumento na cilindrada e aumento na taxa de compressão.

  • C.

    diminuição na cilindrada e aumento na taxa de compressão.

  • D.

    diminuição na cilindrada e diminuição na taxa de compressão.

  • E.

    estabilização na cilindrada e na taxa de compressão.

Considere as afirmativas quanto aos pneus.

I. Pneus murchos prejudicam a estabilidade do veículo e aumentam o consumo de combustível.

II. O pneu deverá ter sulcos de, no mínimo, 1,6 milímetros de profundidade para permitir o escoamento de água, em caso de piso molhado.

III. Vibrações do volante indicam possíveis problemas com a calibragem dos pneus ou com o alinhamento da direção.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    III, apenas.

Ao desmontar um motor, nota-se que o pistão está bastante desgastado no lado oposto ao pino. Provavelmente,

  • A.

    houve falta de lubrificação.

  • B.

    houve um problema de arrefecimento que causou aquecimento.

  • C.

    o pistão estava montado invertido em relação à biela.

  • D.

    o radiador pode estar entupido.

  • E.

    o motor trabalhou muito tempo com mistura rica.

Se um motor com injeção eletrônica estiver com uma das velas com os seus eletrodos totalmente fechados, a sonda lâmbda

  • A.

    acusa mistura rica.

  • B.

    acusa mistura ideal.

  • C.

    não acusa essa alteração.

  • D.

    acusa mistura pobre.

  • E.

    não reconhece o problema.

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