Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT

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O Plano Nacional de Viação atribuiu ao Departamento Nacional de Estradas de Rodagem a definição de critérios para a designação técnica das rodovias. Assim, o DNER instituiu uma nomenclatura considerando o traçado geral das rodovias em relação ao mapa do Brasil. Assinale a opção em que essa nomenclatura está corretamente definida e exemplificada.

  • A.

    As rodovias federais que têm origem em Brasília pertencem a categoria das rodovias radiais. Exemplo: BR-140.

  • B.

    As rodovias federais que têm direção geral Norte-Sul pertencem a categoria das rodovias longitudinais. Exemplo: BR-226.

  • C.

    As rodovias estaduais que têm direção geral Noroeste-Sudeste ou Nordeste-Sudoeste pertencem a categoria das rodovias diagonais. Exemplo: RN-304.

  • D.

    As rodovias federais que não se enquadram nas categorias radiais, longitudinais, transversais ou diagonais, integram a categoria das rodovias de ligação. Exemplo: BR-406.

O Plano Nacional de Viação, a partir da versão de 1973, tornou-se um referencial para o setor de transportes no Brasil. É correto afirmar que o PNV definiu:

I O Sistema Nacional de Viação, compreendendo apenas estrutura operacional, sendo constituído pelos sistemas Rodoviário, Ferroviário, Portuário, Hidroviário e Aeroviário.

II O sistema Rodoviário Nacional, constituído pelos sistemas rodoviários federal, estadual e municipal, colocando, sob jurisdição do DNER, todas as rodovias desse sistema.

III A revisão dos Planos Rodoviários dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, a fim de compatibilizá-los com o PNV, caso contrário, teriam retidas as parcelas de recursos tributários que lhes cabiam.

Marque a opção correta.

  • A.

    Apenas a afirmação II está correta.

  • B.

    Apenas as afirmações I e II estão corretas.

  • C.

    Apenas a afirmação III está correta.

  • D. As afirmações I, II e III estão corretas.

O período para a transferência de um veículo é trinta dias. Para conseguir licenciar um veículo em outro estado, deve-se:

  • A.

    Pedir autorização ao Conselho Nacional de Trânsito.

  • B.

    Pedir autorização ao Conselho de Trânsito do estado de origem.

  • C.

    Dar ciência ao Departamento de Trânsito do estado de origem.

  • D.

    Dar ciência ao Conselho Nacional de Trânsito.

São órgãos com funções coordenadora, consultiva e normativa:

I - CONTRAN.

II - CETRAN.

III - DENATRAN.

IV - DETRAN.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

  • C.

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

  • D.

    Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

O SNT é o conjunto de entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. O Sistema Nacional de Trânsito é subordinado ao:

  • A.

    Ministério do Meio Ambiente.

  • B.

    Ministério da Saúde.

  • C.

    Ministério da Educação.

  • D.

    Ministério das Cidades.

No Sistema Nacional de Trânsito, qual o órgão máximo normativo?

  • A.

    DETRAN.

  • B.

    DENATRAN

  • C.

    CETRAN.

  • D.

    CONTRAN

Um dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito é o(a)

  • A.

    Ministério do Trabalho e Emprego

  • B.

    Corpo de Bombeiros dos Estados e Municípios

  • C.

    Departamento Nacional de Estrada de Rodagem

  • D.

    Polícia Civil

  • E.

    Policia Rodoviária Federal

O coordenador do Sistema Nacional de Trânsito e órgão máximo normativo e consultivo é o

  • A.

    CONTRAN

  • B.

    CETRAN

  • C.

    CONTRADIFE

  • D.

    DNER

  • E.

    JARI

O Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é um conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade, dentre outras, o exercício das atividades de planejamento, administração e normatização do trânsito no território nacional.

Observe as afirmativas sobre o SNT.

I - Um dos objetivos básicos do SNT é o estabelecimento de diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, além de fi scalizar o seu cumprimento.

II - É um objetivo básico do SNT a fixação, mediante normas e procedimentos, da padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito.

III - O SNT tem como um de seus objetivos básicos o estabelecimento da sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fi m de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema.

É correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

No âmbito do Sistema Nacional de Trânsito, a ASTC é:

  • A.

    Entidade normativa e consultiva.

  • B.

    Entidade executiva de trânsito apenas.

  • C.

    Entidade executiva rodoviária apenas.

  • D.

    Entidade executiva de trânsito e executivo rodoviário.

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