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Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - MOURA MELO Consultoria em Recursos Humanos LTDA. - 2008
A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito:
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A divisão do valor arrecadado por unidade de tempo pelo serviço prestado por unidade de tempo é a expressão que calcula a tarifa:
média geral;
mínima agragada;
máxima global;
modal;
única.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Usuários iguais devem pagar o mesmo valor pela mesma quantidade de serviço consumido define o princípio da:
maximização tarifária;
eqüidade;
modicidade tarifária;
eficiência tarifária;
eficácia tarifária.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A tarifa média de pedágio deve ser a mínima necessária para garantir o equilíbrio econômico financeiro da concessionária e a qualidade do serviço prestado. Essa é a definição do princípio da:
maximização da tarifa;
eqüidade;
modicidade tarifária;
eficiência tarifária;
eficácia tarifária.
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A eficiência e a eficácia são objetivos do governo na concessão de rodovias. A diferença entre esses dois atributos é melhor expressa na seguinte alternativa:
eficiência calcula a tarifa, eficácia mede quilometragem;
eficiência e eficácia são para-sinônimos, mas a primeira mede custo unitário e a segunda, custo agregado;
eficiência mede custo, eficácia mede rentabilidade;
eficiência e eficácia não podem ser utilizados para avaliar custos, sendo que eficiência avalia lucro e eficácia apura taxa média de retorno do empreendimento;
a eficiência mede o custo de cada unidade e a eficácia mede a qualidade dos resultados.
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As tarifas que são consideradas suportáveis para os usuários e que tornam os empreendimentos atrativos para os investidores são chamadas de tarifas:
ideais;
onerosas;
de equilíbrio;
de médias móveis ajustadas;
zero.
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O principal objetivo da Revisão de Tarifa é:
ajustar o lucro da concessionária ao plano plurianual e ao planejamento de desembolsos;
manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
ajustar o fluxo de tráfego da rodovia às condições atualizadas de infra-estrutura;
controlar o fluxo de tráfego na rodovia;
adequar o planejamento econômicofinanceiro do empreendimento às macro-tendências econômicas do setor de transportes.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
O Reajuste da Tarifa do Pedágio é feito:
mensalmente;
anualmente,
a cada 2 anos;
a cada 5 anos;
a cada renovação do contrato.
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Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia PER avalie as afirmativas a seguir:
I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.
II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.
III a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.
IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.
Estão corretas as afirmativas:
I e IV, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III, apenas;
II, III e IV, apenas;
I, II, III e IV.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Avalie as afirmativas a seguir:
I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.
II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.
III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.
Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:
apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;
apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;
os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;
a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;
a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.
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