Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT

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A educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito:

  • A. Sistema Nacional de Habilitação.
  • B. Sistema Nacional de Trânsito.
  • C. Dos Municípios.
  • D. Do Estado.

A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média geral;

  • B.

    mínima agragada;

  • C.

    máxima global;

  • D.

    modal;

  • E.

    única.

“Usuários iguais devem pagar o mesmo valor pela mesma quantidade de serviço consumido” define o princípio da:

  • A.

    maximização tarifária;

  • B.

    eqüidade;

  • C.

    modicidade tarifária;

  • D.

    eficiência tarifária;

  • E.

    eficácia tarifária.

“A tarifa média de pedágio deve ser a mínima necessária para garantir o equilíbrio econômico financeiro da concessionária e a qualidade do serviço prestado”. Essa é a definição do princípio da:

  • A.

    maximização da tarifa;

  • B.

    eqüidade;

  • C.

    modicidade tarifária;

  • D.

    eficiência tarifária;

  • E.

    eficácia tarifária.

A eficiência e a eficácia são objetivos do governo na concessão de rodovias. A diferença entre esses dois atributos é melhor expressa na seguinte alternativa:

  • A.

    eficiência calcula a tarifa, eficácia mede quilometragem;

  • B.

    eficiência e eficácia são para-sinônimos, mas a primeira mede custo unitário e a segunda, custo agregado;

  • C.

    eficiência mede custo, eficácia mede rentabilidade;

  • D.

    eficiência e eficácia não podem ser utilizados para avaliar custos, sendo que eficiência avalia lucro e eficácia apura taxa média de retorno do empreendimento;

  • E.

    a eficiência mede o custo de cada unidade e a eficácia mede a qualidade dos resultados.

As tarifas que são consideradas suportáveis para os usuários e que tornam os empreendimentos atrativos para os investidores são chamadas de tarifas:

  • A.

    ideais;

  • B.

    onerosas;

  • C.

    de equilíbrio;

  • D.

    de médias móveis ajustadas;

  • E.

    zero.

O principal objetivo da Revisão de Tarifa é:

  • A.

    ajustar o lucro da concessionária ao plano plurianual e ao planejamento de desembolsos;

  • B.

    manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;

  • C.

    ajustar o fluxo de tráfego da rodovia às condições atualizadas de infra-estrutura;

  • D.

    controlar o fluxo de tráfego na rodovia;

  • E.

    adequar o planejamento econômico–financeiro do empreendimento às macro-tendências econômicas do setor de transportes.

O Reajuste da Tarifa do Pedágio é feito:

  • A.

    mensalmente;

  • B.

    anualmente,

  • C.

    a cada 2 anos;

  • D.

    a cada 5 anos;

  • E.

    a cada renovação do contrato.

Em relação às fases que compõem o Programa de Exploração da Rodovia – PER avalie as afirmativas a seguir:

I - A fase de trabalhos iniciais vai da assinatura do contrato até o 6º mês de concessão.

II - A fase de recuperação inicia-se no 6º mês e vai até o 5º ano de concessão e tem por objetivo eliminar problemas emergenciais que signifiquem riscos pessoais e materiais iminentes dotando a rodovia de requisitos mínimos de segurança e conforto aos usuários.

III – a fase de manutenção dura até o final da concessão e visa a restabelecer as características de projeto da via.

IV - No decorrer das três fases devem ser realizados, em caráter permanente, os trabalhos de conservação, operação e de melhoramentos das rodovias.

Estão corretas as afirmativas:

  • A.

    I e IV, apenas;

  • B.

    II e III, apenas;

  • C.

    I, II e III, apenas;

  • D.

    II, III e IV, apenas;

  • E.

    I, II, III e IV.

Avalie as afirmativas a seguir:

I. A privatização das malhas ferroviárias criou condições para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste subsetor.

II. Os investimentos do Governo Federal no subsetor hidroviário melhoraram as condições de navegabilidade dos rios.

III. Os arrendamentos de áreas portuárias reduziram os custos portuários, viabilizando a navegação de cabotagem.

Assinale a alternativa que faz a análise correta dessas afirmativas:

  • A.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a matriz de transporte brasileira deverá permanecer inalterada;

  • B.

    apesar dos investimentos nas modalidades aquaviária e ferroviária, a participação destas modalidades na matriz de transporte brasileira deverá diminuir devido à melhoria da qualidade das rodovias após as privatizações;

  • C.

    os investimentos do setor privado na modalidade ferroviária e do setor público no subsetor hidroviário não devem aumentar a participação destas modalidades na matriz de transporte;

  • D.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá aumentar;

  • E.

    a participação das modalidades aquaviária e ferroviária na matriz de transportes brasileira deverá diminuir devido à alta competitividade da modalidade rodoviária.

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