Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT

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A respeito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), julgue os itens a seguir.

Para receber eventual indenização pelos danos que algum órgão ou entidade do SNT tenha lhe causado ao prestar um serviço, o cidadão tem de demonstrar a culpa desse órgão ou entidade, bem como o nexo causal entre a sua conduta e os danos provocados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subseqüentes com respeito ao SNT.

I Os órgãos e entidades componentes do SNT respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.

II O SNT é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos estados, do DF e dos municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.

III Compõem o SNT: o CONTRAN, os conselhos estaduais de trânsito (CETRAN) e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE), os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos estados, do DF e dos municípios, os órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos estados, do DF e dos municípios, a PRF, as polícias militares dos estados e do DF e as juntas administrativas de recursos de infrações.

IV As Câmaras Temáticas, órgãos técnicos vinculados ao CONTRAN, são integradas por especialistas e têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões daquele colegiado.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

Considere o seguinte indicador de transporte público por ônibus: passageiros-km/lugar ofertado-km.

Este indicador nos dá uma idéia de ______do sistema quanto a sua ______.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas:

  • A.

    nível de serviço e produtividade;

  • B.

    nível de serviço e custo;

  • C.

    desempenho e utilização;

  • D.

    desempenho e produtividade;

  • E.

    nível de serviço e custo.

Compõem o Sistema Nacional de Trânsito os seguintes órgãos e entidades, EXCETO:

  • A.

    O CONTRAN − Conselho Nacional de Trânsito.

  • B.

    Os órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

  • C.

    A Polícia Rodoviária Federal.

  • D.

    As Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal.

  • E.

    A Guarda Municipal.

Um modelo de planejamento de transportes abrange pelo menos as seguintes etapas:

  • A.

    estudo de demanda, análise de custo benefício, análise de custo eficácia e analise de custo total;

  • B.

    estudo de marketing, finanças, análise contábil e estudo de equilíbrio entre oferta e demanda;

  • C.

    logística, estudo de marketing, benchmark e negociação;

  • D.

    geração modal, distribuição de tráfego, alocação de viagens e estudo de mercado;

  • E.

    geração de viagens, distribuição de viagens, divisão modal e alocação do tráfego.

Avalie o seguinte caso:

Um corredor de grande demanda, sem contribuição significativa no percurso, mas com grande áreas de demanda nas suas extremidades. Em um dos extremos encontra-se uma área urbana central com grande mobilidade interna.

Para esse caso, o sistema de transporte público de ônibus deve ser:

  • A.

    de linhas diretas sem transbordo;

  • B.

    troncal porta a porta;

  • C.

    tronco-alimentador sem transbordo;

  • D.

    circular-tronco-alimentador com transbordo;

  • E.

    circular porta a porta.

Para evitar o excessivo número de linhas de ônibus e a conseqüente baixa rentabilidade e freqüência, o procedimento correto é:

  • A.

    aumentar a tarifa;

  • B.

    aumentar a freqüência;

  • C.

    aumentar o tamanho dos ônibus;

  • D.

    aumentar a frota;

  • E.

    diminuir o número de linhas.

Quem estabelece os cursos e cronogramas relacionados aos programas de educação para o trânsito é:

  • A. A Secretaria de Educação.
  • B. A Secretaria de Saúde.
  • C. O Contran.
  • D. A Secretaria de Obras do Município.

A existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito é:

  • A.

    Independente das ações do departamento de transito.

  • B.

    Ligado exclusivamente as escolas.

  • C.

    Obrigatória em cada órgão componente do Sistema Nacional de Trânsito.

  • D.

    Não necessário nos órgãos ligados ao trânsito.

A divisão do “valor arrecadado por unidade de tempo” pelo “serviço prestado a usuários pagantes por unidade de tempo” é a expressão que calcula a tarifa:

  • A.

    média harmônica global;

  • B.

    mínima geral;

  • C.

    máxima geral admitida;

  • D.

    média para pagantes;

  • E.

    unitária.

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