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Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:
a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;
a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;
a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;
a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;
a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:
I Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.
II Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.
III Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.
IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.
V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.
Assinale apenas as afirmativas corretas:
I, IV e V;
I, II, III e IV;
I, II e III;
II, III, IV e V;
III, IV e V.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:
a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;
o automóvel, o caminhão e o ônibus;
o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;
o usuário, o pedágio e a via;
a rodovia, o veículo e o pedágio.
Trânsito e Serviço de Transporte - Sistema Nacional de Trânsito - SNT - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:
ao Programa de Exploração da Rodovia;
ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;
à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;
à arrecadação da tarifa do pedágio;
ao relatório mensal da ANTT.
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O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:
arrecadar pedágios pela concessionária;
definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;
alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;
retirar da rodovia materiais para sua conservação;
apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.
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No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:
Termos de Permissão de Uso;
Acordos de Cooperação;
Contratos de Arrendamento;
Contratos Operacionais Específicos;
Contratos de Locação.
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A força de tração de um veículo ferroviário é a capacidade de tração do veículo motriz. Ela é o resultado da energia mecânica aplicada às rodas motrizes dos veículos.
Analise as seguintes afirmativas com relação à força de tração:
I é diretamente proporcional à velocidade;
II é diretamente proporcional à potência no gerador;
III é inversamente proporcional ao rendimento na transmissão.
Assinale:
se apenas a afirmativa I está correta;
se apenas a afirmativa II está correta;
se apenas as afirmativas I e II estão corretas;
se apenas as afirmativas II e III estão corretas;
se todas as afirmativas estão corretas.
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O cálculo de uma frota de vagões para atender ao fluxo de um determinado transporte é função da rotação dos vagões que por sua vez é definida como:
o tempo gasto entre a carga e a descarga;
a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de transporte vazio;
a soma dos tempos de carregamento, transporte carregado, descarga e transporte vazio até novo carregamento;
o tempo de viagem entre origem e destino da carga;
a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de descarga.
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Em um sistema ferroviário com circulação de trens nos dois sentidos, numa mesma linha, é necessário que o sistema de sinalização possibilite controlar com segurança:
I o cruzamento de dois trens em sentido oposto.
II a ultrapassagem de um trem por outro que circule no mesmo sentido.
III a parada de um trem, sempre que desejado ou necessário.
Assinale a alternativa correta:
apenas o item I está correto;
apenas o item II está correto;
apenas os itens I e II estão corretos;
apenas os itens II e III estão corretos;
todos estão corretos.
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Para facilitar a rodagem em cone e impedir ou atenuar o arrastamento da roda externa sobre o trilho e por conseguinte diminuir os desgastes e as resistências da curva e ainda facilitar a inscrição dos veículos coloca-se:
a superlargura;
o contra-trilho;
a curva de concordância vertical;
a curva de transição horizontal;
a superelevação.
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