Questões sobre Sistema Nacional de Trânsito - SNT

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De acordo com o Sistema Nacional de Viação (SNV), definese como infra-estrutura viária adequada:

  • A.

    a que se caracteriza pela gerência eficiente das vias, dos terminais, dos equipamentos e dos veículos, objetivando tornar mínimos os custos operacionais e, conseqüentemente, os fretes e as tarifas, e garantir a segurança e a confiabilidade do transporte;

  • B.

    a que torna mínimo o custo total do transporte, entendido como a soma dos custos de investimentos, de manutenção e de operação dos sistemas;

  • C.

    a que se apresenta com o nível de serviço aceitável pelos usuários em termos de qualidade do pavimento e dos dispositivos de segurança;

  • D.

    a que apresenta um volume de serviço de acordo com a classe de projeto;

  • E.

    a que apresenta os mínimos custos operacionais e adequadas condições de conforto e segurança.

Em relação aos objetivos essenciais do Sistema Nacional de Viação avalie as afirmativas a seguir:

I – Dotar o País de infra-estrutura viária adequada.

II – Garantir a operação racional e segura dos transportes de pessoas e bens.

III – Promover o desenvolvimento social e econômico e a integração nacional.

IV - Aprovar as revisões periódicas das redes de transporte que contemplam as diversas regiões do País, propondo ao Poder Executivo e ao Congresso Nacional as reformulações do Sistema Nacional de Viação que atendam ao interesse nacional.

V - Harmonizar as políticas nacionais de transporte com as políticas de transporte dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, visando à articulação dos órgãos encarregados do gerenciamento dos sistemas viários e da regulação dos transportes interestaduais, intermunicipais e urbanos.

Assinale apenas as afirmativas corretas:

  • A.

    I, IV e V;

  • B.

    I, II, III e IV;

  • C.

    I, II e III;

  • D.

    II, III, IV e V;

  • E.

    III, IV e V.

Os principais componentes do modo rodoviário de transportes são:

  • A.

    a ANTT, o DNIT e o Ministério dos Transportes;

  • B.

    o automóvel, o caminhão e o ônibus;

  • C.

    o motorista, o pedestre, o veículo e a rodovia;

  • D.

    o usuário, o pedágio e a via;

  • E.

    a rodovia, o veículo e o pedágio.

A fiscalização de obras e serviços numa concessionária é feita pelo atendimento:

  • A.

    ao Programa de Exploração da Rodovia;

  • B.

    ao Projeto de Uso Sustentável da Rodovia;

  • C.

    à definição de questões relevantes dos municípios atravessados pela rodovia;

  • D.

    à arrecadação da tarifa do pedágio;

  • E.

    ao relatório mensal da ANTT.

O Programa de Exploração da Rodovia (PER) é o instrumento utilizado para:

  • A.

    arrecadar pedágios pela concessionária;

  • B.

    definir o projeto básico de investimentos e atividades da concessionária;

  • C.

    alocar recursos para definição do plano de trabalho da concessionária;

  • D.

    retirar da rodovia materiais para sua conservação;

  • E.

    apropriar pessoal para trabalhar nos postos de pedágio.

No compartilhamento da infra-estrutura ferroviária, as concessionárias obrigam-se a firmar:

  • A.

    Termos de Permissão de Uso;

  • B.

    Acordos de Cooperação;

  • C.

    Contratos de Arrendamento;

  • D.

    Contratos Operacionais Específicos;

  • E.

    Contratos de Locação.

A força de tração de um veículo ferroviário é a capacidade de tração do veículo motriz. Ela é o resultado da energia mecânica aplicada às rodas motrizes dos veículos.

Analise as seguintes afirmativas com relação à força de tração:

I –é diretamente proporcional à velocidade;

II – é diretamente proporcional à potência no gerador;

III – é inversamente proporcional ao rendimento na transmissão.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II está correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estão corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estão corretas.

O cálculo de uma frota de vagões para atender ao fluxo de um determinado transporte é função da rotação dos vagões que por sua vez é definida como:

  • A.

    o tempo gasto entre a carga e a descarga;

  • B.

    a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de transporte vazio;

  • C.

    a soma dos tempos de carregamento, transporte carregado, descarga e transporte vazio até novo carregamento;

  • D.

    o tempo de viagem entre origem e destino da carga;

  • E.

    a soma do tempo de transporte carregado com o tempo de descarga.

Em um sistema ferroviário com circulação de trens nos dois sentidos, numa mesma linha, é necessário que o sistema de sinalização possibilite controlar com segurança:

I – o cruzamento de dois trens em sentido oposto.

II – a ultrapassagem de um trem por outro que circule no mesmo sentido.

III – a parada de um trem, sempre que desejado ou necessário.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas o item I está correto;

  • B.

    apenas o item II está correto;

  • C.

    apenas os itens I e II estão corretos;

  • D.

    apenas os itens II e III estão corretos;

  • E.

    todos estão corretos.

Para facilitar a rodagem em cone e impedir ou atenuar o arrastamento da roda externa sobre o trilho e por conseguinte diminuir os desgastes e as resistências da curva e ainda facilitar a inscrição dos veículos coloca-se:

  • A.

    a superlargura;

  • B.

    o contra-trilho;

  • C.

    a curva de concordância vertical;

  • D.

    a curva de transição horizontal;

  • E.

    a superelevação.

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