Questões sobre Teorias relacionadas aos transportes

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Uma característica fundamental da demanda por transportes é que se trata de uma demanda derivada. Isso significa que ela:

  • A. se estabelece exclusivamente em função das condições de oferta de oportunidades de viagem;
  • B. é fruto das necessidades de deslocamento das pessoas e dos requerimentos da economia com respeito ao movimento de bens;
  • C. se forma a partir da percepção que os agentes econômicos e sociais adotam com respeito ao crescimento da economia;
  • D. pode ser funcionalmente especificada a partir de derivação de funções produção-custo de transporte;
  • E. apresenta variação significativa de intensidade ao longo do ano e, portanto, depende de condições climáticas.

Tradicionalmente, a dotação de infra-estruturas de transporte mais eficientes é vista como um fator fundamental para o desenvolvimento econômico regional, principalmente quando a região em questão:

  • A. já apresenta índices de atividade econômica relativamente elevados em comparação com as demais regiões do país;
  • B. está em um nível de desenvolvimento relativamente baixo em face da economia nacional;
  • C. registra um mercado relativamente pequeno quando comparado à média das regiões do país;
  • D. tem sua base econômica fortemente vinculada a produtos exportáveis com grandes vantagens locacionais;
  • E. não apresenta condições institucionais e políticas satisfatórias para a atração de investimentos.

Em um programa de operação e exploração de rodovias federais brasileiras, a qualidade do serviço prestado pela Concessionária é mensurada pela ANTT através de quatro índices de desempenho.

Com relação ao índice de condição da rodovia IC, é correto afirmar que:

  • A. monitora constantemente o nível de serviço da rodovia, verificando se esta opera no máximo 200 horas por ano acima do nível de serviço D;
  • B. é a média geométrica dos parâmetros relativos à qualidade do pavimento conforme percebidos pelo usuário;
  • C. é calculado através de parâmetros cujas medições em campo são procedidas periódica e sistematicamente em trechos de 20 km da rodovia concessionada;
  • D. mede a qualidade da rodovia através da média aritmética dos outros três índices;
  • E. mede a qualidade da rodovia através da média ponderada dos outros três índices.
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