Questões sobre Teorias relacionadas aos transportes

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O operador de uma ponte rolante deve exercer sua atividade com cuidados de segurança, entre os quais se inclui

  • A.

    obedecer ao período de descanso de 36 horas entre uma jornada de 12 horas e outra.

  • B.

    acelerar a operação de transferência em caso de a carga apresentar peças soltas.

  • C.

    executar a operação lentamente, caso haja algum trabalhador seguindo junto, sobre a carga içada.

  • D.

    evitar atitudes, tais como passar com a carga guindada sobre as pessoas.

  • E.

    inspecionar visualmente o equipamento e, tão logo o mesmo seja ligado, iniciar sua operação.

Analise o gráfico da matriz de transportes de carga brasileira, no ano de 2006.

  • A.

    I-a, II-c, III-d e IV-b;

  • B.

    I-b, II-a, III-c e IV-d;

  • C.

    I-d, II-a, III-b e IV-c;

  • D.

    I-d, II-b, III-c e IV-a;

  • E.

    I-a, II-d, III-c e IV-b.

Segundo a CNT, o movimento do transporte rodoviário de cargas no Brasil, em 2005, foi de 485.625 milhões de tku.

Isto equivale:

  • A.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis por um quilômetro da rede rodoviária;

  • B.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem total da rede rodoviária;

  • C.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis pela quilometragem média da rede rodoviária;

  • D.

    a transportar 485.625 milhões de toneladas úteis independente da quilometragem;

  • E.

    à quantidade total de carga que foi transportada por 485.625 milhões de quilômetros.

Sobre a evolução do transporte rodoviário no Brasil associe corretamente a coluna da esquerda com os fatos apresentados à direita:

  • A.

    I-a, II-d, III-b e IV-c;

  • B.

    I-b, III-c, IV-d e VI-a;

  • C.

    I-c, II-a, V-b e VI-d;

  • D.

    I-d, II-b, IV-a e V-c;

  • E.

    II-c, III-a, IV-b e V-d.

Analisando o comportamento da demanda em um segmento de transporte, observa-se que não haverá modificações no equilíbrio do consumidor, ou seja, o equilíbrio permanecerá estável enquanto as variáveis objetivas e subjetivas pertinentes ao processo permaneçam inalteradas. Assinale a alternativa que apresenta todas as possíveis causas ou combinações delas para o deslocamento do ponto de equilíbrio:

  • A.

    efeito-renda, efeito-preço e efeito-substituição;

  • B.

    custo total, custo marginal e compensações de custo;

  • C.

    custo médio, custo marginal e custo total;

  • D.

    desempenho, nível de serviço e custo total;

  • E.

    ocupação, ponto de nivelamento e compensações de custo.

Com relação ao tema do texto acima, julgue os itens seguintes.

No trânsito, como em outras atividades humanas, existem princípios importantes para o relacionamento e a convivência social. Um desses princípios pode ser a participação, que fundamenta a mobilização da sociedade para organizar-se em torno dos problemas do trânsito e de suas conseqüências.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem duas formas de intervenção no sistema de transportes: execução de projetos físicos em transportes e definição de políticas de transporte ou de desenvolvimento urbano. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O número de veículos que trafegam por hora não é função do número de faixas da via nem do sistema de controle de operações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem duas formas de intervenção no sistema de transportes: execução de projetos físicos em transportes e definição de políticas de transporte ou de desenvolvimento urbano. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

Na elaboração de um sistema de transporte, o projeto geométrico e a localização de rotas são importantes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A oferta de transporte determina uma modificação nas condições de acessibilidade da cidade, que se traduz em uma maior facilidade de locomoção de pessoas e cargas, alterando o valor da terra e estimulando, no médio prazo, a expansão urbana e a dispersão das atividades. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes.

A falta de planejamento e controle que ordenem o uso e a ocupação do solo acaba por deixar que o desenho da cidade seja resultante exclusivamente de forças de mercado, que tendem a investir nas áreas de maior acessibilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A oferta de transporte determina uma modificação nas condições de acessibilidade da cidade, que se traduz em uma maior facilidade de locomoção de pessoas e cargas, alterando o valor da terra e estimulando, no médio prazo, a expansão urbana e a dispersão das atividades. A partir dessas informações, julgue os itens subseqüentes.

O aumento do tráfego aumenta a mobilidade urbana.

  • C. Certo
  • E. Errado
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