Questões sobre Teorias relacionadas aos transportes

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Depois da primeira revisão, o filtro de retorno da retro-escavadeira deve ser substituído aproximadamente a cada:

  • A.

    A cada 250 horas de trabalho ou a cada 3 meses.

  • B.

    A cada 500 horas de trabalho ou a cada 6 meses.

  • C.

    A cada 750 horas de trabalho ou a cada 9 meses.

  • D.

    A cada 1.000 horas de trabalho ou a cada 12 meses.

Caso o operador necessite perfurar uma valeta de forma transversal em um terreno acidentado o ideal é:

  • A.

    Amarrar a máquina com cabos de aço, e depois iniciar os trabalhos.

  • B.

    Avisar ao encarregado que não há como perfurar uma valeta no local.

  • C.

    Calçar a lateral da máquina com tocos, e depois iniciar os trabalhos.

  • D.

    Preparar uma superfície nivelada, e depois iniciar os trabalhos.

Sensores de CO:

  • A.

    Quando acoplados ao escapamento do veículo em funcionamento, esses aparelhos medem as concentrações dos principais gases resultantes da combustão.

  • B.

    Dispositivo que mede, por comparação, a quantidade de fumaça que o veículo está emitindo.

  • C.

    Aparelho que mede, em decibéis, o nível de ruído emitido pelo veículo, tanto pelo escapamento quanto pelos equipamentos de som.

  • D.

    Nenhuma das alternativas anteriores.

No recebimento de material fornecido a granel é comum o uso de balanças rodoviárias. Nos casos em que estas estão disponíveis, o controle preciso da quantidade de material entregue, em massa, é feito realizando a

  • A.

    diferença entre a tara do caminhão e a massa líquida obtida na pesagem eletrônica feita no endereço do recebedor.

  • B.

    subtração da tara média de um determinado modelo de caminhão do valor da carga bruta obtida na balança do recebedor.

  • C.

    subtração do valor médio histórico da carga bruta dos caminhões carregados com este material que se está recebendo do valor obtido na balança do recebedor.

  • D.

    comparação dos valores obtidos do caminhão carregado, na balança do fornecedor, com o valor obtido na pesagem eletrônica feita na rodovia na qual ocorreu o transporte.

  • E.

    pesagem do caminhão carregado, descontando-se a tara do caminhão, após o que, os dados constantes do ticket de saída do fornecedor são comparados com o ticket emitido na balança do recebedor.

Volume médio diário (VMD) é o volume registrado em um dia (24 horas) e poderá ser utilizado para

  • A.

    estimar receitas para implantação de pedágio.

  • B.

    determinar índices de acidentes.

  • C.

    avaliar o número de acidentes.

  • D.

    classificar os veículos.

As contagens que registam o número de veículos que circulam por um trecho de via, independentemente de seu sentido, agrupando-os geralmente pelas suas diversas classes, e são empregadas para o cálculo de volumes diários, preparação de mapas de fluxo e determinação de tendências do tráfego, são denominadas

  • A.

    classificatórias.

  • B.

    direcionais.

  • C.

    globais.

  • D.

    parciais.

Num traçado em perfil de uma rodovia, o cálculo do comprimento mínimo das curvas verticais baseia-se na determinação de alturas referenciais de visibilidade. Assim, é correto afirmar que, para as curvas

  • A.

    côncavas, determina-se a altura da vista do motorista em relação à pista e a altura do obstáculo sobre a pista.

  • B.

    côncavas, determina-se apenas a altura do obstáculo sobre a pista.

  • C.

    convexas, determina-se apenas a altura dos faróis em relação à pista.

  • D.

    convexas, determina-se a altura da vista do motorista em relação à pista e a altura do obstáculo sobre a pista.

A sinalização vertical tem a finalidade de fornecer informações que permitam aos usuários das vias adotarem comportamentos adequados, de modo a aumentar a segurança, ordenar os fluxos de tráfego e orientar os usuários da via. Assinale a opção que apresenta a classificação da sinalização vertical segundo a sua função.

  • A.

    Indicar direções, localizações, pontos de interesse turístico ou de serviços e transmitir mensagens educativas, dentre outras, de maneira a ajudar o condutor em seu deslocamento.

  • B.

    Regulamentar as obrigações, limitações, proibições ou restrições que governam o uso da cidade.

  • C.

    Advertir os condutores sobre condições com potencial risco existente nos polos geradores de tráfego ou nas suas proximidades, tais como escolas e passagens de pedestres.

  • D.

    Fornecer informações que permitam aos usuários das instalações de transporte adotar comportamentos adequados.

Segundo Pozo (2007, p. 178), "a análise de custo-benefício é fator determinante na escolha do melhor modal para movimentação e distribuição dos nossos produtos". O transporte aeroviário apresenta baixo custo de instalação e elevado custo operacional; registra grande flexibilidade e permite o acesso a pontos isolados do país, com alta velocidade operacional. Porém apresenta algumas desvantagens, dentre as quais, podemos citar

  • A.

    acidentes ambientais.

  • B.

    menor capacidade de carga.

  • C.

    maior impacto ambiental.

  • D.

    segurança no transporte.

A taxa de motorização é um indicador geral de desenvolvimento não específico da atividade de transportes. É correto definir essa taxa como o número total de

  • A.

    veículos/100 habitantes.

  • B.

    veículos/10 habitantes.

  • C.

    veículos/1.000 habitantes.

  • D.

    veículos/10.000 habitantes.

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