Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Como todo e qualquer componente de um veículo, os sistemas de freios se desgastam com o tempo de uso do veículo e tem como conseqüência a redução ou inutilização de sua ação. Portanto, inspeções periódicas são necessárias para garantir a segura condução do veículo. Os principais componentes do sistema de freios são:

  • A.

    luz de freio, amortecedor hidráulico.

  • B.

    correia de acionamento, gerador, e luz de freio.

  • C.

    reservatório de óleo, tubulações de admissão e de escape.

  • D.

    reservatório de óleo hidráulico, fluido, discos e/ou tambores, pastilhas e/ou lonas.

O pneu é um dos componentes do veículo relacionado diretamente com sua segurança operacional. Periodicamente, deve-se verificar o seu estado, como sua geometria, seu desgaste e sua pressão correta. Para manter a pressão de cada pneu de um veículo, dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante, o pneu deve ser:

  • A. calibrado.
  • B. lubrificado.
  • C. remontado.
  • D. desmontado.

Os diversos sistemas, peças e componentes de um veículo se desgastam ao longo do tempo. O desgaste é o principal elemento que compromete a segurança operacional de qualquer veículo. Uma manutenção periódica, feita por profissionais competentes, evita:

  • A.

    quebras, custos elevados com consertos e, principalmente, acidentes.

  • B.

    gastos excessivos de peças e mão-de-obra, troca periódica do óleo do motor.

  • C.

    que nenhum elemento do veículo tenha de ser trocado, em qualquer situação de uso.

  • D.

    que componentes e qualquer peça tenham de ser substituídos, mesmo os já defeituosos.

Um dos principais causadores da poluição do ar é o monóxido de carbono. Ele está presente nos gases provenientes da queima dos combustíveis, como a gasolina e o diesel. Suas características são as seguintes:

  • A.

    coloração escura, forte cheiro de álcool.

  • B.

    não tem cheiro, não tem gosto e é incolor.

  • C.

    fumaça clara, com forte presença de vapor de água.

  • D.

    aumento de temperatura e gosto característico de salinidade.

O dióxido de enxofre está presente na combustão dos motores a diesel. A conseqüência da sua excessiva presença no organismo humano é:

  • A.

    favorável ao aparelho digestivo.

  • B.

    favorável ao aumento da musculatura da perna.

  • C.

    provocador de corisa,catarro e danos irreversíveis aos pulmões.

  • D.

    provocador do aumento do oxigênio na circulação sangüínea.

Conforme proposta de transversalização do conteúdo trânsito, na estruturação do tema como principal projeto na escola, os passos abaixo descritos estão corretos, EXCETO:

  • A.

    Elaborar um plano de atuação. O conhecimento adquirido deve levar a um real compromisso com a "transformação da realidade-problema", como a manifestação de uma ética de valores e de cidadania. As mudanças cognitivas e atitudinais só poderão enraizar-se no indivíduo se as aplicar em situações reais, contribuindo para dar uma "funcionalidade social às aprendizagens. O próximo passo é a elaboração de um programa de atuação que não deve durar um tempo muito longo e os alunos devem ser os protagonistas dessas ações, auxiliados pelo professor.

  • B.

    Deve-se fazer uma avaliação tanto do ensino quanto da aprendizagem, utilizando-se estratégias de auto-avaliação (de cada aluno), de co-avaliação (nas equipes) e de heteroavaliação (avaliação uns dos outros). Na fase de proposição de novos problemas, as questões pendentes podem se constituir em um ponto de partida para um novo ciclo de ensino e aprendizagem e fonte de seleção de centros de interesse. Na avaliação final, deve-se trazer informações sobre aquilo que foi mais recorrente e sobre a necessidade, se for o caso, de se adotarem medidas corretivas no processo educativo.

  • C.

    Fazer um diagnóstico das atitudes, concepções prévias que os alunos têm em relação ao tema trânsito. Elaborar plano de atividades em torno dos principais interesses identificados pelo professor sobre o tema, problematizando-os. O plano de atividades, suas estratégias e recursos, deve ser construído pelo professor, considerando sua vivência e experiência na área. Os conceitos, previamente definidos pelo professor, deverão ser trabalhados em sala de aula de forma significativa para os alunos". Desenvolver o plano de atividades, a partir do qual o professor busca e repassa informações a serem trabalhadas pelos alunos.

  • D.

    Elaborar conclusões. Depois de realizar as atividades, os alunos deverão apresentar as respostas que obtiveram, as conclusões. Aqui também o papel do professor é fundamental para recompilar o que foi aprendido, verificar o que se sabe e o que ainda resta saber. Na etapa de comunicação e apresentação, o aluno comunica e divulga suas conclusões, responsabilizando-se pelo aprendido. Aqui ele tem a oportunidade de envolver-se como "agente educativo", redigindo, expressando e divulgando suas conclusões entre a comunidade mais próxima e mais ampla.

O conceito de município e sua valorização presente na concepção de municipalização para o trânsito estão ligados ao movimento de descentralização e de globalização verificado nos últimos tempos nas políticas governamentais. O local, cheio de singularidades, com seu conteúdo social como espaço de confrontos, diferenças e conflitos, opõe-se ao pensamento homogêneo e unificador da globalização. Para Ana Carlos (1994) "só é possível entendermos o mundo moderno a partir do lugar, enquanto localidade, pois é ali que se dá a unidade da vida social. O lugar guarda em si, e não fora dele, seu significado e as dimensões do movimento da história em constituição enquanto movimento, trânsito da vida." A partir de uma reflexão sobre o conteúdo do texto, é CORRETO afirmar:

  • A.

    As idéias contidas no texto estão de acordo com o Programa Nacional de Educação para Cidadania no Trânsito.

  • B.

    As idéias contidas no texto não estão presentes no Programa Nacional de Educação para a Cidadania no Trânsito.

  • C.

    O trânsito não deve ser trabalhado com uma visão local e sim global, considerando a grande possibilidade dos indivíduos de transportarem-se de um lugar para o outro.

  • D.

    Considerando o processo de globalização do transporte, caberá ao Estado e não aos Municípios, o planejamento, a organização, o controle e a fiscalização do trânsito.

Referente à conceituação de trânsito a ser enfocada em projetos educativos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  • A.

    O estudo do trânsito deve ser visto como uma oportunidade de desenvolver noções de direitos e deveres, de ética e de moralidade.

  • B.

    Trânsito deve ser trabalhado considerando vias, veículos, placas de sinalização e semáforos, entre outros, evidenciando com isso o seu significado predominantemente urbano.

  • C.

    Trânsito deve ter a pessoa humana como centro de referência de todo o processo de desenvolvimento da ciência e da técnica.

  • D.

    Trânsito deve ser enfocado como um espaço de manifestação de condutas, valores, convivência social e comunicação.

A mobilidade e a acessibilidade com segurança e qualidade ambiental devem ser garantidas a toda a população. As afirmações abaixo estão de acordo com esta diretriz, EXCETO:

  • A.

    Priorizar a mobilidade e acessibilidade das pessoas, considerando os usuários mais frágeis do trânsito, como: crianças, idosos, pessoas com deficiências e portadores de necessidades especiais.

  • B.

    Estimular a previsão na legislação municipal, estadual e federal de mecanismos que exijam a construção, manutenção e melhoria de calçadas e passeios.

  • C.

    Promover a circulação de veículos de aluguel destinados ao transporte de passageiros, liberando-os da autorização do poder público concedente, desde que haja aumento da demanda de usuários além da capacidade operacional do sistema de transporte.

  • D.

    Promover nos projetos de empreendimentos, em especial naqueles considerados pólos geradores de tráfego, a inclusão de medidas de segurança e sinalização de trânsito, incentivando que os planos diretores municipais prevejam mecanismos que minimizem os efeitos negativos decorrentes, inclusive com ônus ao empreendedor, quando couber.

Objetivando promover o exercício da cidadania, a participação e a comunicação com a sociedade, no desenvolvimento de programas de educação para o trânsito, o técnico de educação deverá ter como diretrizes, EXCETO:

  • A.

    Divulgar e disponibilizar à sociedade estudos técnicos, estatísticas, normas e legislação.

  • B.

    Estimular a participação da sociedade em movimentos voltados para a segurança e à cidadania no trânsito.

  • C.

    Promover a sensibilização da opinião pública para o tema trânsito, através da mobilização dos meios de comunicação social.

  • D.

    Estimular a utilização de situações condenadas pela legislação de trânsito, desde que atendam às expectativas da população.

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