Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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Com relação à integração dos municípios ao Sistema Nacional de Trânsito, de acordo com o Plano Nacional de Trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O atendimento a algumas exigências é condição indispensável à integração de cada município ao Sistema Nacional de Trânsito. Tais exigências estão expressas no Código do Trânsito Brasileiro, artigos 24 e 333, e em Resolução do CONTRAN.

  • B.

    A integração do município ao Sistema Nacional de Trânsito depende de seu tamanho, sua receita e seu quadro de pessoal. É exigida a criação do órgão de trânsito e do Conselho Nacional de Trânsito, ao qual cabe julgar os recursos interpostos pelos presumidos infratores.

  • C.

    É necessário ter-se em mente a relação biunívoca do uso do solo com o trânsito e o transporte, pois cada edificação gera uma necessidade diferente de deslocamento, que deve ser atendida e, por outro lado, a movimentação de veículos, pessoas e animais interferem na implantação e utilização das edificações.

  • D.

    Para implantação das orientações legais relativas à municipalização do trânsito, torna-se importante validar e implantar princípios e modelos alternativos para estruturação e organização dos sistemas locais, passíveis de adequação às diferentes realidades da administração municipal no Brasil e viabilizar apoio técnico-legal e administrativo aos municípios que buscam engajar-se nesse movimento de mudança.

De acordo com o texto da Política Nacional de Trânsito, podemos afirmar em relação à educação para o trânsito, EXCETO:

  • A.

    A educação para o trânsito ensinada nas escolas da rede pública e privada pressupõe a utilização de metodologia previamente definida pelo Ministério da Educação – MEC, a fim de padronizar as informações a serem recebidas pelos alunos.

  • B.

    A educação inclui a percepção da realidade e a adaptação, assimilação e incorporação de novos hábitos e atitudes frente ao trânsito – enfatizando a co-responsabilidade governo e sociedade, em busca da segurança e do bem-estar.

  • C.

    A educação tem como mola mestra a disseminação de informações e a participação da população na resolução de problemas, principalmente quando da implantação de mudanças, e só é considerada eficaz na medida em que a população alvo se conscientiza do seu papel como protagonista no trânsito e modifica comportamentos indevidos.

  • D.

    A educação para o trânsito ultrapassa a mera transmissão de informações. Tem como foco o ser humano, e trabalha a possibilidade de mudança de valores comportamentos e atitudes. Não se limita a eventos esporádicos e não permite ações descoordenadas.

A Política Nacional de Trânsito busca atingir cinco grandes objetivos, priorizados em razão de seus significados para a sociedade e para o cidadão brasileiro e de seus efeitos multiplicadores, em consonância com as demais políticas públicas. São objetivos da PNT, EXCETO:

  • A.

    Priorizar a preservação da vida, da saúde e do meio ambiente, visando à redução do número de vítimas, dos índices e da gravidade dos acidentes de trânsito e da emissão de poluentes e ruídos.

  • B.

    Estimular a mobilidade e a acessibilidade a todos os cidadãos, propiciando as condições necessárias para sua locomoção no espaço público, de forma a assegurar plenamente o direito constitucional de ir e vir.

  • C.

    Promover o exercício da cidadania, incentivando o protagonismo da sociedade com sua participação nas discussões dos problemas e das soluções, em prol da consecução de um comportamento coletivo seguro, respeitoso e não agressivo no trânsito.

  • D.

    Padronizar a atuação dos municípios, na área de segurança e educação para o trânsito, definindo estratégias básicas, para que ocorra maior controle por parte do Conselho Nacional de Trânsito das ações a serem desenvolvidas.

O tema trânsito é da maior relevância para nossa sociedade. Podemos justificar a sua inserção no currículo das escolas, tendo em vista os seguintes aspectos, EXCETO:

  • A.

    Trânsito tem um vínculo direto e imediato com o dia-a-dia do aluno.

  • B.

    Trata-se de um fenômeno humano que sempre foi vital para a sobrevivência da nossa espécie.

  • C.

    Passa a ser significativo a partir da modernização dos veículos e do conseqüente aumento de acidentes.

  • D.

    O trânsito tem condicionado a forma como as pessoas se comunicam, como organizam suas vidas e constroem suas culturas.

Considerando o comportamento humano no trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O ato de dirigir ou transitar por uma via não exige tanto de um motorista ou pedestre experiente. O fato de possuir maior tempo de vivência e prática faz com que se tornem mais independentes de seu estado psíquico e biológico. No caso específico do motorista com mais de 30 anos de direção, sua experiência permite que, em situação corriqueira como parar o veículo diante de um sinal vermelho, possa se eximir de calcular a velocidade do carro e a distância ao ponto de parada.

  • B.

    Uma descarga forte de ansiedade pode provocar problemas de memória e o motorista ou pedestre pode ficar sem saber como reagir frente a uma situação; pode provocar distorções da atenção, deslocando o foco e levando a distrações; objetos ou situações podem ser percebidos como próximos ou distantes, rápidos ou lentos demais, diferentemente do que de fato são.

  • C.

    A dificuldade de concentração, a irritabilidade e a fadiga podem influenciar negativamente na tomada de decisão, que é outro aspecto relevante ao ato de dirigir, pois é o elo entre o que está acontecendo no ambiente (sinalização, pedestre, outros veículos, condições das vias, etc.) e as ações compatíveis com esse ambiente que devem ser realizadas.

  • D.

    A auto-percepção relaciona-se com a maneira como cada indivíduo se concebe como motorista. Dessa forma, um indivíduo que se considera mau motorista poderá agir timidamente no trânsito, até mesmo na hora de tomar decisões, podendo prejudicar a fluidez do trânsito, mas as regras provavelmente serão respeitadas. Já o indivíduo que se considera bom motorista poderá infringir leis, porque elas provavelmente não o intimidam ou não representam ameaça para si.

Considerando o comportamento humano e a condução veicular, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    O condutor com pouca experiência ou com carências/deficiências de aprendizagem costuma sofrer mais acidentes. Isto se deve, em parte, ao efeito produzido pela fadiga, por prestar desmesurada atenção a estímulos pouco significativos ou por erros na tomada de decisão.

  • B.

    Não se pode dizer que um determinado tipo de personalidade (não patológica) implique necessariamente maior risco para a condução, mas, sim, que o problema vem de determinados elementos que aparecem associados a ela. Assim, os dados indicam que geralmente há maior tendência para as condutas arriscadas – velocidade, falta de respeito às normas, competitividade – por parte de alguns indivíduos, o que associado a um menor controle e ao uso de substâncias tóxicas pode levá-los a se envolverem mais em acidentes.

  • C.

    A paixão pela velocidade gera em muitos condutores sentimentos contraditórios, já que ela é percebida, ao mesmo tempo, como um fator de risco e como um valor social fortemente veiculados e defendidos por muitos meios de comunicação. Sabemos que existe profunda relação entre estilo e hábitos de vida das pessoas e uma maior tendência a dirigir velozmente. Também a este nível se entrelaçam o psicossocial e a forma de vida no estilo de condução veicular.

  • D.

    Os perigos do álcool ao volante são bastante evidentes na dimensão psíquica, pois o condutor que dirige alcoolizado geralmente menospreza os efeitos do mesmo sobre sua capacidade de rendimento; o álcool produz um sentimento subjetivo de acreditar que possui melhor capacidade para conduzir. A maioria dos motoristas desconhece a necessidade de tomar medidas preventivas para evitar o efeito do álcool ao volante, como tomar banho frio, ingerir dose de café forte ou aguardar meia hora antes de pegar no volante.

Considerados os conceitos e definições constantes do Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    ciclofaixa – parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

  • B.

    conversão – movimento em ângulo, à esquerda ou à direita, de mudança da direção original do veículo.

  • C.

    passagem de nível – todo cruzamento de nível entre uma via e uma linha férrea ou trilho de bonde com pista própria.

  • D.

    via arterial – aquela caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindei-ros e sem travessia de pedestres em nível.

Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal é infração de trânsito a respeito da qual assim dispõe o Código de Trânsito Brasileiro:

  • A.

    INFRAÇÃO - Média; PENALIDADE - Multa; MEDIDA ADMINISTRATIVA – Remoção do veículo.

  • B.

    INFRAÇÃO - Leve; PENALIDADE –- Multa.

  • C.

    INFRAÇÃO - Gravíssima; PENALIDADE - Multa (três vezes) e suspensão do direito de dirigir; MEDIDA ADMINISTRATIVA –- Recolhimento do documento de habilitação

  • D.

    INFRAÇÃO - Grave; PENALIDADE –- Multa e apreensão do veículo.

Compete aos órgãos ou entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal, no âmbito de sua circunscrição, EXCETO:

  • A.

    licenciar veículos, expedindo o Certificado de Registro e o Licenciamento Anual, mediante delegação do órgão federal competente.

  • B.

    estabelecer, em conjunto com as Polícias Militares, as diretrizes para o policiamento ostensivo de trânsito.

  • C.

    realizar, fiscalizar e controlar o processo de formação, aperfeiçoamento, reciclagem e suspensão de condutores.

  • D.

    implantar, manter e operar sistema de estacionamento rotativo pago nas vias.

As disposições do Código de Trânsito Brasileiro são aplicáveis:

  • A.

    apenas aos proprietários e aos condutores dos veículos nacionais ou estrangeiros.

  • B.

    a qualquer veículo, aos proprietários e aos condutores dos veículos nacio-nais ou estrangeiros e às pessoas nele expressamente mencionadas.

  • C.

    apenas aos motoristas habilitados.

  • D.

    apenas aos veículos e aos respectivos proprietários.

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