Lista completa de Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).
O Código de Trânsito Brasileiro determina o depósito mensal, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito, do seguinte percentual do valor das multas de trânsito arrecadadas:
cinco por cento.
dez por cento.
quinze por cento.
vinte por cento.
As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).
No que se refere à sinalização de trânsito, é correto afirmar, EXCETO:
Os sinais de trânsito classificam-se em: verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito e do condutor.
É facultativa a identificação das entradas e saídas dos locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coleti-vo.
A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: as ordens do agente de trânsito, sobre as normas de circulação e outros sinais; as indicações do semáforo, sobre os demais sinais; as indicações dos sinais, sobre as demais normas de trânsito.
É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.
As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).
No que se refere à circulação de pedestres na pista de rolamento, serão ob-servadas as seguintes disposições, EXCETO:
Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada.
Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.
Os pedestres terão prioridade de passagem mesmo que não tenham inici-ado a travessia e haja mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.
Os pedestres deverão utilizar as faixas ou passagens a eles destinadas, sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros deles.
As questões de números 16 e 17 são relacionadas com o Regulamento Operacional do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte.
No que se refere à operação do serviço, é INCORRETO afirmar que:
na emissão das Determinações de Operação de Serviço – DOS, as linhas não serão consideradas como de operação exclusiva de uma única subconcessionária.
a BHTRANS poderá criar, alterar e suprimir linha ou serviço, para atender ao planejamento do serviço, considerando aspectos sociais e econômi-cos.
a BHTRANS poderá determinar todo ajuste para a melhoria da prestação do serviço, desde que mantido o equilíbrio econômico-financeiro inicial do Contrato de Subconcessão.
a interrupção de viagem, em situação de emergência, motivada por im-possibilidade insuperável de sua realização, será caracterizada como descontinuidade do serviço.
Nos termos do já citado Anexo I, o obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interse-ção, identifica-se como:
acostamento.
ilha.
bordo da pista.
canteiro central.
O direito de solicitar aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como de sugerir alterações em normas relativas a trânsito, é assegurado:
apenas a agentes públicos.
apenas a entidades públicas.
apenas a autoridades de trânsito.
a todo cidadão ou entidade civil.
Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita nas seguintes condições, EXCETO:
com prioridade sobre os veículos.
na própria faixa de trânsito.
em fila única.
em sentido contrário ao do deslocamento de veículos.
Será utilizado farol de luz baixa no veículo nas seguintes hipóteses, EXCETO:
durante a noite.
durante o dia, nos túneis providos de iluminação pública.
durante o dia e a noite, no caso dos ciclos motorizados e dos veículos de transporte coletivo regular de passageiros, estes circulando em faixas pró-prias a eles destinadas.
durante o dia ou a noite, em imobilizações ou situações de emergência.
É INCORRETO afirmar que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as am-bulâncias:
gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.
devem utilizar, independentemente da efetiva prestação de serviço de urgência, dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente.
têm sua proximidade anunciada pelos dispositivos acionados, caso em que todos os condutores devem deixar livre a passagem pela faixa da es-querda, indo para a direita da via e parando, se necessário.
têm prioridade de passagem, devendo circular, na via e no cruzamento, com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, ob-servadas as demais normas do Código de Trânsito Brasileiro.
Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terão preferência de passagem, EXCETO:
no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que esti-ver circulando por ela.
no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela.
em outros casos que não os mencionados nas alternativas a e b, aquele que vier pela direita do condutor.
no caso de mais de um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que vier pela esquerda do condutor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...