Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC)

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As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).

O Código de Trânsito Brasileiro determina o depósito mensal, na conta de fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito, do seguinte percentual do valor das multas de trânsito arrecadadas:

  • A.

    cinco por cento.

  • B.

    dez por cento.

  • C.

    quinze por cento.

  • D.

    vinte por cento.

As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).

No que se refere à sinalização de trânsito, é correto afirmar, EXCETO:

  • A.

    Os sinais de trânsito classificam-se em: verticais, horizontais, dispositivos de sinalização auxiliar, luminosos, sonoros e gestos do agente de trânsito e do condutor.

  • B.

    É facultativa a identificação das entradas e saídas dos locais destinados a postos de gasolina, oficinas, estacionamentos ou garagens de uso coleti-vo.

  • C.

    A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: as ordens do agente de trânsito, sobre as normas de circulação e outros sinais; as indicações do semáforo, sobre os demais sinais; as indicações dos sinais, sobre as demais normas de trânsito.

  • D.

    É proibido afixar sobre a sinalização de trânsito e respectivos suportes, ou junto a ambos, qualquer tipo de publicidade, inscrições, legendas e símbolos que não se relacionem com a mensagem da sinalização.

As questões de números 24 a 30 são relacionadas com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei n.º 9.503, de 23-9-97, com as alterações posterio-res).

No que se refere à circulação de pedestres na pista de rolamento, serão ob-servadas as seguintes disposições, EXCETO:

  • A.

    Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar a via na continuação da calçada.

  • B.

    Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via deverá ser feito em sentido perpendicular ao de seu eixo.

  • C.

    Os pedestres terão prioridade de passagem mesmo que não tenham inici-ado a travessia e haja mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

  • D.

    Os pedestres deverão utilizar as faixas ou passagens a eles destinadas, sempre que estas existirem numa distância de até cinqüenta metros deles.

As questões de números 16 e 17 são relacionadas com o Regulamento Operacional do Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte.

No que se refere à operação do serviço, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    na emissão das Determinações de Operação de Serviço – DOS, as linhas não serão consideradas como de operação exclusiva de uma única subconcessionária.

  • B.

    a BHTRANS poderá criar, alterar e suprimir linha ou serviço, para atender ao planejamento do serviço, considerando aspectos sociais e econômi-cos.

  • C.

    a BHTRANS poderá determinar todo ajuste para a melhoria da prestação do serviço, desde que mantido o equilíbrio econômico-financeiro inicial do Contrato de Subconcessão.

  • D.

    a interrupção de viagem, em situação de emergência, motivada por im-possibilidade insuperável de sua realização, será caracterizada como descontinuidade do serviço.

Nos termos do já citado Anexo I, o obstáculo físico, colocado na pista de rolamento, destinado à ordenação dos fluxos de trânsito em uma interse-ção, identifica-se como:

  • A.

    acostamento.

  • B.

    ilha.

  • C.

    bordo da pista.

  • D.

    canteiro central.

O direito de solicitar aos órgãos ou entidades do Sistema Nacional de Trânsito sinalização, fiscalização e implantação de equipamentos de segurança, bem como de sugerir alterações em normas relativas a trânsito, é assegurado:

  • A.

    apenas a agentes públicos.

  • B.

    apenas a entidades públicas.

  • C.

    apenas a autoridades de trânsito.

  • D.

    a todo cidadão ou entidade civil.

Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita nas seguintes condições, EXCETO:

  • A.

    com prioridade sobre os veículos.

  • B.

    na própria faixa de trânsito.

  • C.

    em fila única.

  • D.

    em sentido contrário ao do deslocamento de veículos.

Será utilizado farol de luz baixa no veículo nas seguintes hipóteses, EXCETO:

  • A.

    durante a noite.

  • B.

    durante o dia, nos túneis providos de iluminação pública.

  • C.

    durante o dia e a noite, no caso dos ciclos motorizados e dos veículos de transporte coletivo regular de passageiros, estes circulando em faixas pró-prias a eles destinadas.

  • D.

    durante o dia ou a noite, em imobilizações ou situações de emergência.

É INCORRETO afirmar que os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as am-bulâncias:

  • A.

    gozam de livre circulação, estacionamento e parada quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

  • B.

    devem utilizar, independentemente da efetiva prestação de serviço de urgência, dispositivos de alarme sonoro e de iluminação vermelha intermitente.

  • C.

    têm sua proximidade anunciada pelos dispositivos acionados, caso em que todos os condutores devem deixar livre a passagem pela faixa da es-querda, indo para a direita da via e parando, se necessário.

  • D.

    têm prioridade de passagem, devendo circular, na via e no cruzamento, com velocidade reduzida e com os devidos cuidados de segurança, ob-servadas as demais normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Quando veículos, transitando por fluxos que se cruzem, se aproximarem de local não sinalizado, terão preferência de passagem, EXCETO:

  • A.

    no caso de apenas um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que esti-ver circulando por ela.

  • B.

    no caso de rotatória, aquele que estiver circulando por ela.

  • C.

    em outros casos que não os mencionados nas alternativas a e b, aquele que vier pela direita do condutor.

  • D.

    no caso de mais de um fluxo ser proveniente de rodovia, aquele que vier pela esquerda do condutor.

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