Questões de Trânsito e Serviço de Transporte da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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- Suponha que as tarifas de uma linha de transporte rodoviário interestadual de passageiros, com um único permissionário, sejam reajustadas periodicamente por um fator I – X, onde I é um índice de preços dos insumos da produção dos serviços e X uma avaliação a priori do potencial de aumento de produtividade na produção dos serviços da linha. Nesse caso, ao longo do prazo de contrato, o valor nominal da tarifa:

  • A. crescerá quando for detectada, no período, variação positiva nos preços dos insumos de produção;
  • B. se reduzirá sempre que X for positivo;
  • C. crescerá quando a inflação na economia nacional for maior que a inflação dos custos de produção do serviço;
  • D. se reduzirá quando os custos de produção dos serviços crescerem menos que o valor definido para o aumento potencial de produtividade;
  • E. crescerá quando houver ganhos de produtividade maiores que a variação dos preços na economia nacional.

Um corredor de transporte de mercadorias apresenta alternativas ferroviária e rodoviária para a ligação entre origem e destino das cargas. Se os trechos de ferrovia e rodovia são trechos concedidos, o grau de efetiva competição intermodal:

  • A. independerá da estrutura de mercado dos serviços de transporte rodoviário de cargas;
  • B. será potencialmente mais intenso quanto mais as mercadorias transportadas forem de baixa relação preço/volume;
  • C. não guardará relação com a quantidade de automóveis privados atraídos pela rodovia;
  • D. dependerá, entre outros fatores, da extensão dos trechos e do grau de fracionamento potencial das cargas;
  • E. será intenso mesmo que as sociedades concessionárias integrem o mesmo grupo econômico.

Parte significativa dos subsetores da indústria de serviços de transporte pode ser caracterizada como uma atividade econômica multi-produto com potencialidade para gerar economias de escopo. Em geral, isso ocorre porque:

  • A. há geração de economias de escala na produção de cada um dos serviços considerados;
  • B. a taxa de substituição dos serviços considerados é elevada;
  • C. custos fixos de produção podem ser compartilhados por dois ou mais tipos de serviço;
  • D. as funções de custo de produção dos distintos produtos, tomadas em separado, são minimizadas para as mesmas quantidades de produto;
  • E. é possível transferir receita auferida no serviço de maior elasticidade-preço da demanda para os demais.

A definição clássica dos instrumentos de regulação econômica em mercados de transporte aponta para três variáveis de controle fundamentais, quais sejam:

  • A. preços, qualidade do produto, segurança;
  • B. preços, quantidade produzida, entrada e saída de firmas no mercado;
  • C. quantidade produzida, qualidade do produto, relações capital-trabalho;
  • D. entrada e saída de firmas no mercado, segurança, preços;
  • E. qualidade do produto, quantidade produzida, segurança.

O Agente de Operação desempenha diversos papéis no procedimento da operação e fiscalização. Analise os itens a seguir: Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:

Os itens que correspondem aos papéis de Agente de Operação são somente:

  • A.

    I; II; III;

  • B.

    I; IV; V;

  • C.

    I; II; III; IV;

  • D.

    I; II; III; IV; V;

  • E.

    III; IV; V.

Contagens classificatórias de tráfego são:

  • A.

    aquelas que discriminam dois ou mais tipos de veículos que trafegam sobre a via;

  • B.

    contagens horárias para fins de classificação das rodovias;

  • C.

    contagens veiculares que classificam os períodos dos dias para determinação dos picos da manhã e da tarde;

  • D.

    procedimentos contábeis para fins de levantamento de receitas de pedágio por classe de veículo;

  • E.

    levantamentos volumétricos ponderados pelos fatores de equivalência veiculares.

O grau de curva indica:

  • A. o ângulo de interseção das tangentes;
  • B. o ângulo correspondente a uma corda;
  • C. a superlargura da curva;
  • D. a superelevação da curva;
  • E. o inverso do raio da curva.

O transporte de pessoas diversas daquelas constantes da lista de transporte de passageiros acarreta à empresa transportadora a penalidade de:

  • A. multa;
  • B. multa e retenção do veículo;
  • C. multa e apreensão do veículo;
  • D. multa e declaração de inidoneidade;
  • E. multa, declaração de inidoneidade e cassação do registro cadastral.

No primeiro trimestre de 2005, a movimentação de bens no transporte terrestre no Brasil registrou os quantitativos médios mensais mostrados na tabela a seguir.

A partir destes dados, pode-se afirmar para o período considerado que:

  • A. praticamente não houve diferença entre os modos na quantidade de toneladas movimentadas em um quilômetro de operação;
  • B. a repartição modal no transporte de bens por modos terrestres foi favorável às ferrovias;
  • C. o modo rodoviário deteve a hegemonia no transporte terrestre de bens a longa distância;
  • D. a distância média de transporte foi maior para o modo ferroviário que para o rodoviário;
  • E. a ferrovia brasileira segue a tendência mundial de ampliar sua participação no mercado de transporte de bens a curta e média distância.

Na discretização segundo intervalos de tempo, das receitas e custos de um fluxo de caixa:

  • A. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no início do intervalo em questão;
  • B. receitas são consideradas no início e despesas no final do intervalo em questão;
  • C. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no meio do intervalo em questão;
  • D. receitas são consideradas no final e despesas no início do intervalo em questão;
  • E. receitas e despesas são consideradas simultaneamente no final do intervalo em questão.
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