Questões de Turismo do ano 2007

Lista completa de Questões de Turismo do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A atividade turística é um complexo resultado de relações entre diferentes fatores que devem ser considerados conjuntamente como um sistema, e que evoluem de forma dinâmica. Concretamente, quais são os elementos básicos que fazem parte do mercado turístico, entre as opções apresentadas a seguir?

  • A.

    A diferença entre entrada e saída de divisas originárias do turismo; a demanda, a oferta, a tipologia de turismo utilizada na região objeto de análise, e os operadores do mercado.

  • B.

    A demanda, a oferta, o espaço geográfico e os operadores de mercado.

  • C.

    A demanda, a oferta, o espaço geográfico, os operadores de mercado e o montante financeiro gerado pelo turismo.

  • D.

    A demanda e a oferta, os operadores de mercado, a tipologia de turismo utilizada na região objeto de análise e o montante financeiro gerado pelo turismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A identificação da capacidade carga do meio ambiente refere-se à quantidade máxima que um determinado atrativo pode suportar por dia/mês/ano sem que ocorram alterações no meio ambiente físico e social, tampouco na satisfação do turista. Michael Raymond, citado por Ruschmann (1994), afirma tratar-se de uma questão perceptual pois, enquanto moradores de uma localidade acham que o número de turistas é excessivo, os economistas esperam um número muito maior de visitantes para viabilizar financeiramente os equipamentos e a infra-estrutura básica instalada. Recomenda-se, então, a consideração de algumas variáveis para que não ocorram divisões acentuadas na delimitação da capacidade de carga. Dentre as alternativas apresentadas a seguir, indique quais são estas variáveis:

  • A.

    A duração da estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, as características do local visitado, as características dos turistas e a época do ano em que ocorre a visita.

  • B.

    A duração da estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, as características do local visitado, a previsão de gastos dos turistas e a época do ano em que a visita ocorre.

  • C.

    O tempo máximo previsto para estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, a quantidade real de dinheiro a ser gasto pelos turistas e a época do ano em que a visita ocorre.

  • D.

    O tempo mínimo previsto para estada dos visitantes, a dispersão e a distribuição dos turistas dentro da área, a quantidade de oferta de atrativos existente na área visitada, a previsão de gastos dos turistas e a época do ano em que ocorre a visita.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para fins de classificação do turismo rural brasileiro, sugere-se dois grandes grupos relacionados basicamente ao patrimônio cultural, sendo um de cunho histórico e outro de cunho contemporâneo. Qual das alternativas a seguir indica corretamente tais agrupamentos?

  • A.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de origem agrícola, hotéisfazenda e pousadas rurais; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos de colonização européia, campings rurais e pousadas simples.

  • B.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de origem agrícola, hotéisfazenda e pousadas rurais e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos de colonização européia, campings rurais e a segunda residência campestre.

  • C.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de origem agrícola e de colonização européia; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por hotéis-fazenda, pousadas rurais, segunda residência campestre e campings rurais.

  • D.

    Turismo Rural Tradicional, representado por empreendimentos de colonização européia e campings rurais; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos de origem agrícola e pousadas simples; e o Turismo Rural Contemporâneo, representado por empreendimentos como hotéis-fazenda, pousadas rurais e segunda residência campestre.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O patrocínio é a principal fonte de renda da maioria dos eventos culturais, sejam novos ou já existentes. Os gerentes de eventos muitas vezes se engajam ativamente em tarefas, tais como: identificar patrocinadores, preparar propostas para estes patrocinadores e atendê-los. O patrocínio, antes uma tarefa nebulosa do marketing, é hoje aceito como parte do mix promocional de muitas organizações. Qual das alternativas a seguir define corretamente, patrocínio?

  • A.

    É um investimento em atividades as mais diversas (esportivas, culturais, artísticas, públicas, etc.), numa causa ou num indivíduo que ofereça retorno comercial para o patrocinador. O investimento pode ser de natureza financeira, material e humana.

  • B.

    É um investimento válido, desde que seja em um evento de grande porte, desenvolvido principalmente para ampliar a conscientização, o apelo e a lucratividade de seu patrocinador a curto prazo.

  • C.

    É um investimento que tem importância pequena em eventos de marca, uma vez que já são conhecidos e pouco altera a estrutura temporal na qual o investimento ocorre.

  • D.

    É um investimento que sempre deve ser feito, ao se levar em consideração a facilidade em acompanhar as atividades, o conteúdo do programa e a infra-estrutura de apoio turístico, independente de ser um evento de marca.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A porção visível do espaço geográfico que desempenha importante papel na constituição dos lugares turísticos e no direcionamento do fluxo turístico é a (o):

  • A.

    Geografia turística.

  • B.

    Paisagem turística

  • C.

    Atrativo turístico

  • D.

    Lugar turístico

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Qual o significado de Turismo de Massa?

  • A.

    É a técnica utilizada pelas agências de viagens para fornecer pacotes de viagens à grande massa da população, com agenciamento e transporte, sem a preocupação com a hospedagem, permitindo que grande número de pessoas viaje.

  • B.

    É uma expressão que sugere tratar-se de uma modalidade de turismo que mobiliza grande contingente de viajantes, permitindo interligação direta entre agência e o hotel, sem a preocupação com o transporte.

  • C.

    É uma forma de organização do turismo que envolve o agenciamento da atividade, bem como a interligação entre agenciamento, transporte e hospedagem, de modo a proporcionar o barateamento dos custos da viagem e permitir, conseqüentemente, que um maior número de pessoas viaje.

  • D.

    É uma forma de organização do turismo que não envolve o agenciamento da atividade, como também a não interligação entre a agência, o transporte e a hospedagem, de modo que o barateamento do custo da viagem deixe de existir pelo número de pessoas que vão viajar.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O fenômeno turístico explica alguns aspectos da economia nacional e demonstra que transcende o Produto Nacional Bruto (PNB). A determinação da influência do fenômeno turístico no PNB é obtida pela diferença entre a:

  • A.

    oferta turística total e as exportações do turismo.

  • B.

    demanda total e as exportações do turismo.

  • C.

    demanda turística total e as importações do turismo.

  • D.

    oferta turística total e as importações do turismo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Os museus podem ser classificados como:

  • A.

    Exteriores, ao Ar Livre e Museus-Jardim.

  • B.

    Interiores, ao Ar Livre e Museus-Parque.

  • C.

    Exteriores, Museus-Parque e Museus-Jardim.

  • D.

    Interiores, ao Ar Livre e Museus-Jardim.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A demanda turística pode ser entendida, em termos econômicos, como a quantidade de bens e serviços consumidos pelos turistas. Dentre os diversos tipos de demandas existentes, pode-se citar a excessiva, que é maior do que a empresa pode ou deseja ter. Nesse caso, a empresa deve utilizar a ferramenta de marketing chamada DEMARKETING. Qual o objetivo do uso desta ferramenta?

  • A.

    Reduzir a demanda por meio de ações, como: elevação de preços e redução de promoções e serviços.

  • B.

    Alavancar a demanda por meio de ações, como: redução de preços e aumento de promoções e serviços.

  • C.

    Manter a demanda por meio de ações, como: manutenção de preços e de promoções e serviços.

  • D.

    Diversificar a demanda por meio de inovações estratégicas, como: alterações de preços, produtos e serviços.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre as Deliberações Normativas expedidas pelo Instituto Brasileiro do Turismo - EMBRATUR que regulam as atividades do turismo no Brasil, em qual delas as agências de viagens e turismo, registradas na EMBRATUR, se baseiam, para formatação dos contratos de seus programas de excursão?

  • A.

    DN 161

  • B.

    DN 616

  • C.

    DN 515

  • D.

    DN 618

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...