Questões de Turismo do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No Brasil, a teorometria foi introduzida na década de 1980, mas teve pequena repercussão como área de pesquisa na comunidade acadêmica brasileira. Ainda hoje, são relativamente poucos os estudos teorométricos encontrados no país. A teorometria é considerada uma modalidade da econometria, disciplina desenvolvida no âmbito das Ciências Econômicas. Econometria, segundo sua etimologia, significa "medida econômica". Entretanto, na atualidade, a econometria tem sido considerada algo mais abrangente do que a simples medida. (GUJARATI, 2000, p. XXVI apud SANTOS, 2006).

Com base no texto é correto afirmar:

  • A.

    A utilização de modelos estatísticos no estudo do turismo tem sido denominada teorometria.

  • B.

    A teorometria é utilizada no turismo para explicar as médias aritméticas e geométricas dos gastos dos turistas.

  • C.

    Os modelos teorométricos são divididos em três categorias principais: modelos de séries temporais, modelos causais e modelos assimétricos.

  • D.

    A utilização de modelos estatísticos, no estudo do turismo, tem sido denominada economia.

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As dimensões continentais do Brasil, as especificidades regionais, a diversidade cultural em bens materiais e imateriais, a miscigenação do povo, contribuiu para que a formação cultural brasileira seja uma das mais ricas do mundo. Neste sentido, atualmente, percebe-se uma gama de manifestações culturais sendo realizadas, como: festivais de cinema, dança, música, poesia, teatro, gastronômico, entre outros. A celebração destes eventos culturais constitui, portanto, uma estratégia efetiva de diversificação da oferta turística, de modo a captar novos segmentos da procura e/ou renovar o interesse de visitantes já habituais, justificando investimentos públicos e privados, quer na vertente turística quer na vertente cultural. Portanto, é correto afirmar:

I. A organização e planejamento de eventos culturais são insignificantes na diversificação da oferta turística;

II. Para o planejamento e organização de eventos culturais são necessárias alternativas de financiamentos público e privado;

III. Os festivais culturais não são elementos importantes para a organização de eventos culturais;

IV. Para o sucesso destas iniciativas revela-se fundamental a coordenação e colaboração entre os agentes envolvidos, quer públicos, quer privados, sem esquecer o papel dos residentes.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III

  • D.

    II e III.

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O Centro de Convenções e Eventos HANGAR DA AMAZÔNIA será inaugurado em 2007, na cidade de Belém, com a realização do Congresso Brasileiro de Turismo - CBTUR, com a presença das principais autoridades do país, entre elas o Presidente da República, a Governadora do Estado do Pará, Ministro do Turismo, Prefeito de Belém, Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo/ABBTUR - Nacional, Presidente da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo/ABBTUR - Seção Pará e Presidente da Companhia Paraense de Turismo – PARATUR. Considerando tal acontecimento, o serviço de relações pública e cerimonial do evento deverá organizar a mesa de abertura oficial, na qual estarão sentadas todas as autoridades citadas. Seguindo o protocolo do cerimonial do evento, escolha a opção correta quanto à ordem de chamada das autoridades para compor a mesa de abertura:

  • A.

    Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da República; Prefeito de Belém; Governadora do Estado do Pará; Ministro do Turismo; Presidente da ABBTUR/Nacional e Presidente da PARATUR

  • B.

    Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Governadora do Estado do Pará; Ministro do Turismo e Presidente da República.

  • C.

    Presidente da ABBTUR/Pará; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Ministro do Turismo; Governadora do Estado do Pará e Presidente da República.

  • D.

    Presidente da PARATUR; Prefeito de Belém; Presidente da ABBTUR/Nacional; Presidente da ABBTUR/Seção Pará; Governadora do Estado do Pará; Presidente da República; Ministro do Turismo.

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O Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará foi criado em 2001 pela Companhia Paraense de Turismo – PARATUR, com objetivo de ordenar as ações de planejamento turístico no estado, considerando as dimensões territoriais do Pará. Assim, seguindo o conceito de pólo turístico, o Pará foi dividido, de acordo com as peculiaridades das microrregiões, em cinco pólos turísticos, que são:

  • A.

    Amazônia, Xingu, Tapajós, Belém e Salgado.

  • B.

    Belém-Costa Atlântica, Pará, Marajó, Xingu e Amazônia.

  • C.

    Belém-Costa Atlântica, Araguaia-Tocantins, Marajó, Xingu e Tapajós.

  • D.

    Mojú, Xingu, Pará, Amazônia e Tapajós.

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O conhecimento das realidades regionais naturais e culturais das diversas destinações turísticas, do ponto de vista sazonal, combinado com o conhecimento do provável comportamento anual da demanda nas áreas emissoras, é uma das chaves da produção e diversificação da oferta dos serviços turísticos. E a ciência que auxilia na explicação das mudanças provocadas pelo turismo nos contextos regionais e locais é a geografia do turismo. Portanto, é correto afirmar:

  • A.

    A observação das áreas emissoras de turistas (áreas de demanda), prescinde do conhecimento detalhado das estruturas e tendências das variáveis demográficas, para o sucesso e sustentabilidade do empreendimento turístico.

  • B.

    Estudando a Amazônia, para o desenvolvimento do turismo, a Geografia pode enfocar as características e tendências demográficas da população visitante (turistas) ou da população residente (local), ou de ambas. Pode, ainda, desenvolver estudos sobre as características e tendências demográficas das regiões emissoras daqueles fluxos turísticos.

  • C.

    Os índices demográfico-geográficos são elementos supérfluos na análise e planejamento do turismo, e para avaliação da capacidade de suporte de um espaço turístico.

  • D.

    A geografia do turismo deixa de lado o estudo das relações entre os assentamentos turísticos e o meio ambiente; as formas, as dinâmicas e as diferenciações das paisagens que se criam pela difusão e desenvolvimento do turismo, assim como as representações que se fazem das paisagens turísticas.

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A função da publicidade dentro do marketing é fazer com que se conheçam os produtos e serviços turísticos, difundir uma imagem de marca ou a imagem da empresa, diferenciando-a dos da concorrência para que o receptor da mensagem possa identificá-los. (MONTEJANO, 2001). Com base na figura e no texto, é correto afirmar:

I- A comunicação, enquanto técnica publicitária, é uma informação com características persuasivas.

II- A comunicação publicitária turística está baseada no esquema denominado atenção (A), interesse (I), desejo (D) e ação (A).

III- Os meios de comunicação de massa têm uma considerável importância social, pois recebem e transmitem os valores dominantes.

IV- A comunicação, enquanto técnica publicitária, é uma informação com características dissuasivas.

V- A publicidade é a principal fonte de financiamento dos meios de comunicação de massas.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    I, II, III e V.

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A cultura tradicional e popular é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundada na tradição, expressadas por um grupo ou por indivíduos e que, reconhecidamente, respondem às expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social, as regras e os valores se transmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes. (UNESCO, 1989).

Nesse sentido, é correto afirmar que o trabalho das vendedoras de ervas do Ver-O-Peso é uma tradição que:

  • A.

    deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que seus antepassados não deixaram registrados seus saberes.

  • B.

    deixou de ser patrimônio imaterial, uma vez que os artefatos comercializados já estão registrados.

  • C.

    é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes ainda não foram registrados.

  • D.

    é patrimônio imaterial, uma vez que os saberes e fazeres expressam a essência da cultura do povo

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O marketing de turismo pode ser definido como um processo administrativo através do qual as empresas e organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda. (BENI, 1998). Em conformidade com o texto, é correto afirmar que o marketing do produto turístico compreende:

  • A.

    Pesquisa de mercado; planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.

  • B.

    Pesquisa de mercado; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.

  • C.

    Planejamento do produto; publicidade e promoção; canais de distribuição e preço.

  • D.

    Planejamento do produto; pesquisa de mercado; canais de veiculação; publicidade e promoção e preço

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A relação turismo e cultura é intrínseca. Desde os primeiros registros de deslocamentos tendo a cultura como motivação principal, em meados do século XVIII, nas viagens denominadas grand tours até a atualidade, as preferências e gostos dos turistas alteraram-se. Foram incorporadas novas formas de ocupação do tempo livre e, especialmente, de relacionamento com a cultura dos visitados, levando à caracterização do segmento denominado turismo cultural. (EMBRATUR, 2005). Sobre o turismo cultural, é correto afirmar:

  • A.

    compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

  • B.

    está ligado diretamente aos aspectos culturais dos habitantes dos núcleos receptores.

  • C.

    compreende as atividades turísticas relacionadas à valorização e promoção dos bens materiais e imateriais.

  • D.

    compreende as atividades turísticas que dependem de políticas governamentais voltadas à preservação da memória e cultura locais, e que estão voltadas à cultura do outro como maneira de respeitar e reconhecer as diferenças entre os povos.

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Hospitalidade é um importante elemento para a organização e para o planejamento das atividades turísticas. Leia o texto a seguir sobre este assunto:

A indústria da hospitalidade é um setor diversificado que abrange hotéis, restaurantes, bares credenciados, pousadas, empresas de catering (produção de refeições para consumo próprio ou para fornecimento a terceiros) dos setores público e privado: na verdade, qualquer organização que sirva alimentos e/ou bebidas e/ou ofereça hospedagem para pessoas que estão longe de casa. É uma indústria importante para a economia mundial (GUERRIER, 2000).

Com base no texto considere as afirmativas a seguir.

I. Hospitalidade refere-se a suprir as necessidades humanas básicas de comida, bebida e um lugar para dormir de pessoas que não são membros habituais da família.

II. Ao oferecer hospitalidade generosa aos hóspedes, os anfitriões são recompensados com o aumento de prestígio da comunidade.

III. Hospitalidade é uma troca para o benefício mútuo de anfitrião e hóspede.

O correto está em:

  • A.

    I, somente.

  • B.

    I e II, somente.

  • C.

    III, somente.

  • D.

    I, II e III.

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