Questões de Turismo do ano 2007

Lista completa de Questões de Turismo do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Haroldo Leitão Camargo, o desenvolvimento de uma política de proteção do patrimônio histórico cultural e das políticas para o turismo no Brasil remonta ao governo de Getúlio Vargas. A respeito da preservação do patrimônio, bens culturais e turismo cultural, em uma perspectiva histórica, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) foi criado em 1938, e, nesse primeiro momento, foram privilegiadas as construções arquitetônicas do barroco colonial de origem luso-brasileira. Os primeiros conjuntos preservados são pontos de atração turística até hoje.

  • B.

    Nas décadas de 80 e 90 do século passado, foram ampliados os marcos de referência da preservação do patrimônio nacional para diferentes estilos arquitetônicos, expressões culturais e ambientes naturais. Essa transformação é relevante para o turismo contemporâneo.

  • C.

    Nas últimas décadas do século XX, desconsiderou-se a integração entre patrimônio material (cultural e natural) e imaterial. Essa dissociação não se refletiu no desenvolvimento do turismo.

  • D.

    A valorização das manifestações da identidade nacional em uma perspectiva mais abrangente (patrimônio material e imaterial) é de relevante interesse para o desenvolvimento do turismo. Essas premissas estão expressas na Carta do Turismo Cultural.

A conservação e o uso sustentável da biodiversidade da Amazônia são desafios que se apresentam para as gerações atuais e futuras. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A expansão das atividades agrícolas e pecuárias mecanizadas (soja e gado) devem ser priorizadas, por causa da ampla geração de emprego e renda que ela proporciona para toda a população envolvida.

  • B.

    As soluções técnicas para a conservação ambiental são de ordem tecnológica, portanto, devem ser provenientes exclusivamente dos centros de pesquisa científica.

  • C.

    Os problemas ecológicos estão desvinculados dos conflitos gerados pelo uso da terra, sendo possível separar a sustentabilidade ambiental da social.

  • D.

    A conservação da biodiversidade não pode ser separada dos esforços para salvaguardar ou resgatar a diversidade cultural dos povos da floresta e dos seus direitos reafirmados na Constituição de 1988.

Atualmente, há um interesse expressivo para o desenvolvimento do turismo em áreas naturais, como as que existem na região da Amazônia brasileira. Nesse caso, é correto afirmar que

  • A.

    todas as intervenções do turismo para instalar infra-estruturas básicas e turísticas destroem os recursos naturais existentes no meio ambiente.

  • B.

    o turismo é o principal responsável por todos os fatores negativos e agressões à natureza dessa região.

  • C.

    o turismo é uma das atividades que apresenta relevante potencial para compatibilizar desenvolvimento e conservação do meio ambiente.

  • D.

    o turismo é uma das atividades que menos impactos negativos traz ao meio ambiente.

O lazer e o turismo são atividades que, em muitas ocasiões, desrespeitam os valores da comunidade receptora como um reflexo do sistema social vigente. Jost Krippendorf ofereceu, no âmbito teórico da sociologia, as bases conceituais para o desenvolvimento harmonioso do turismo, partindo do pressuposto da conciliação das necessidades e interesses da população local e dos turistas. Entre essas medidas de conciliação, destacam-se

  • A.

    o respeito aos valores da comunidade receptora, os programas de estímulo para a inclusão social por meio da educação e capacitação para o trabalho técnico, administrativo e gerencial e os estímulos para o desenvolvimento de empresas locais.

  • B.

    o respeito aos valores da comunidade e capacitação de mãode- obra apenas para as atividades de base, os estímulos para os investimentos de grandes empresas internacionais e nacionais com padrões de qualidade e a importação de mão-de-obra especializada.

  • C.

    a criação de locais específicos para as atividades de lazer dos nativos e a criação de áreas restritas aos turistas, atendidas por mão-de-obra capacitada por programas de treinamento bilíngües.

  • D.

    a criação de parques temáticos destinados unicamente ao turismo e que reproduzam miniaturas dos espaços naturais e culturais da localidade e a utilização de mão-de-obra capacitada por programas destinados ao atendimento de turistas com alto poder aquisitivo.

O desenvolvimento da atividade turística foi marcado, nos séculos XVIII e XIX, pela realização de viagens denominadas por grand tour ou viagem de estudos. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    A programação das viagens de estudo era denominada turística para expressar viagens em diversas regiões e países, e assumia o valor de um diploma que conferia status social aos jovens aristocratas ingleses na época.

  • B.

    As viagens de estudo eram realizadas por diplomatas norteamericanos, principalmente no século XVIII, em diversas regiões e países, ou volta ao mundo, para aprimorar sua formação profissional.

  • C.

    A viagem de trem na Inglaterra para um congresso antitabagismo para diplomatas ingleses é considerada a primeira viagem de estudo, a qual foi promovida por Tomas Cook.

  • D.

    O primeiro grand tour foi realizado na Europa por Tomas Cook, e constituiu uma viagem de ônibus para um encontro antialcoolismo.

O desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte, comunicação e hospedagem revolucionou os hábitos da sociedade global no decorrer do século XX. O turismo, além de ter gerado e impulsionado a atividade econômica, ampliou os diálogos entre culturas diferentes, promovendo impactos positivos e negativos. De acordo com os atuais conceitos de planejamento sustentável, o impacto positivo é aquele que

  • A.

    cria a oportunidade de integração do país em um grande sistema turístico gerador de riquezas; melhora as possibilidades de divulgação do Brasil e dos seus recursos naturais como algo inesgotável; promove o desenvolvimento da infra-estrutura local, privilegiando a ocupação dos espaços públicos pelos visitantes; melhora a qualidade de vida, demarcando áreas isoladas para os usos da comunidade local e dos turistas.

  • B.

    promove o desenvolvimento da infra-estrutura local e a melhoria da qualidade de vida; favorece o convívio sociocultural entre turistas e nativos, a manutenção das tradições locais, o emprego e renda para a comunidade receptora e divisas para a localidade.

  • C.

    promove o desenvolvimento da infra-estrutura local, privilegiando a ocupação dos espaços públicos pelos visitantes; melhora a qualidade de vida, demarcando áreas isoladas para os usos da comunidade local e dos turistas.

  • D.

    promove a ampliação dos níveis econômicos da localidade e consolida espaços sociais para pessoas de alto poder aquisitivo, estimulando o turismo internacional.

Com relação aos conceitos de turista e excursionista, assinale a opção correta.

  • A.

    Excursionistas são visitantes temporários que permanecem mais de 24 horas, e turistas permanecem menos de 24 horas na localidade visitada, independentemente do meio de transporte utilizado.

  • B.

    Turistas são visitantes temporários que permanecem mais de 24 horas na localidade visitada, e excursionistas são visitantes temporários que permanecem menos de 24 horas na localidade visitada.

  • C.

    Excursionista é definido como o visitante temporário que se utiliza de ônibus de excursão para o seu deslocamento.

  • D.

    Turistas são visitantes temporários que permanecem menos de 24 horas no local visitado, mas se utiliza de avião como meio de transporte.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...