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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A partir de 1841 Thomas Cook organiza o turismo como atividade de negócio. Desde então, vários organismos internacionais são criados para regular o setor, dentre esses, a Organização Mundial de Turismo - OMT. Nesta perspectiva, o turismo é estruturado segundo suas dimensões e práticas de mercado para atender a clientela e suas motivações. Dessa maneira, é correto afirmar que o turismo é trabalhado em diferentes formas e categorias, como:
Doméstico, Interno e Externo.
Regional, Local e Intercontinental.
Receptivo e Emissivo.
Global e Emissivo.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A Organização Mundial de Turismo ? OMT, o maior órgão intergovernamental a tratar de turismo, foi pioneiro no estabelecimento de um conjunto de definições para uso geral. Em 1991, a OMT e o governo do Canadá organizaram a International Conference of Travel and Tourism Estatistics, realizada em Ottawa, que adotou uma série de resoluções e recomendações referentes a conceitos, definições e classificações em turismo (OMT, 2003).
Considerando o enunciado acima, analise as afirmações a seguir:
I. Turismo é a atividade de pessoas que viajam e permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual, por não mais de um ano consecutivo, para lazer, negócios ou outros objetivos.
II. Turista é a pessoa que se desloca entre dois ou mais lugares por vinte e quatro horas.
III. Turista é a pessoa que desfruta de, pelo menos, um pernoite em alojamento coletivo, ou particular, no lugar visitado.
IV. Turismo é a atividade de deslocamento de pessoas que permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual por não menos do que três meses.
O correto está somente em:
I e II.
II e IV.
I e III.
III.
Assinale a opção correta acerca do planejamento para o turismo.
É importante, porém, pouco eficiente, na medida em que não se aplica a alguns segmentos do turismo.
Permite a criação de cenário desejável, evita situações indesejáveis e possibilita a adaptação ao inesperado.
Permite a adaptação a novas situações, possibilita a criação de situações desejáveis e de situações inesperadas.
É pouco importante, pois o turismo é uma atividade extremamente dinâmica em que nenhum tipo de planejamento pode funcionar.
A Organização Mundial do Turismo define que o desenvolvimento sustentável do turismo atende às necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras. Portanto, se o potencial turístico de uma região começar a ser amplamente divulgado, sem que ela possua infra-estrutura e serviços turísticos, ocorrem inúmeros impactos negativos. Nesse contexto, a seqüência correta de um processo de planejamento turístico consiste de
Para que uma cidade esteja preparada para abrigar diversificados tipos de eventos, ela deve atender a uma gama variada de exigências que irão torná-la mais ou menos competitiva em relação a outros destinos. Com relação a isso, qual dos itens abaixo apresenta, de forma mais completa, tais exigências.
vias de acesso para transporte aéreo e rodoviário; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos.
boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas reduzidas; equipamentos e serviços turísticos.
boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos e turísticos apropriados; profissionais especializados e treinados para atuarem em eventos.
boas vias de acesso para transporte rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, principalmente com qualidade; diversidade de estabelecimentos comerciais e serviços turísticos especializados.
A gestão cultural e turística de uma localidade é beneficiada por alguns equipamentos, atrativos e programações que revelam aspectos materiais e imateriais do desenvolvimento daquela sociedade. A atividade turística pode ser uma aliada da cultura local e auxiliar na ampliação sustentável das manifestações. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.
A integração de placas de sinalização indicativas e interpretativas oferece ao nativo e ao visitante uma oportunidade democrática para visitação do local, enriquecendo a experiência cultural.
As vivências em espaços urbanos, como mercados populares, feiras e praças são representativas da cultura local, porque revelam os hábitos e costumes da população receptora, de modo informal.
Em Belém, capital do estado do Pará, as exposições de utensílios arqueológicos em locais públicos, a criação de produtos artesanais e a divulgação das lendas estão presentes em vários pontos da cidade, agregando valor ao turismo.
As festas populares e oficinas de técnicas tradicionais não oferecem vitalidade para o lugar. Ao contrário, demonstram o provincianismo da localidade, a incapacidade de se ajustar aos padrões da cultura global e a incapacidade de se tornar um destino turístico.
Os equipamentos culturais de determinada localidade com vocação turística, em plano ideal, cumprem a função de atender às necessidades e interesses da comunidade local e dos turistas. A integração desses usuários nativos e visitantes oferece oportunidades mais autênticas de intercâmbios culturais. Para que essas premissas de integração se realizem, é necessário que
os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais assumam um modelo de gestão participativa e que os custos sejam acessíveis ao padrão de consumo local.
as atividades de expressão da cultura local ocupem o máximo de 15% dos espaços de apresentações públicas nos equipamentos culturais, sendo as 85% restantes destinadas a apresentações de caráter global capazes de agradar aos visitantes que desconhecem as tradições locais.
os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais centralizem as decisões no âmbito dos técnicos da secretaria de cultura.
a autenticidade das manifestações culturais seja sempre adaptada aos modelos globais, eliminando qualquer tipo de exotismo que possa constranger os visitantes.
Em um evento como uma feira, por exemplo, o treinamento da equipe que recepciona o público de visitantes é uma etapa importante para o sucesso do evento. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta informações mais corretas acerca do que deve ser repassado a uma equipe de recepcionistas que estejam sendo treinados para atuar em uma feira em turismo.
Identificar os profissionais da empresa organizadora da feira e se possível os expositores, informar datas e horários de chegada e saída, estabelecer rodízios da equipe para as refeições. Se houver um congresso associado, identificar locais, horários e assuntos das palestras.
Identificar os profissionais da empresa contratante que fizeram o treinamento e se possível os expositores; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que sirvam as refeições. Se houver um congresso associado, identificar os assuntos das palestras.
Identificar os diretores da empresa organizadora da feira; fornecer diariamente a lista dos participantes; ter a lista de produtos e serviços expostos; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que realizem a limpeza diária dos estandes. Se houver um congresso associado, é necessário informar os horários das palestras.
Identificar diretores e funcionários das empresas na feira para apresentá-los aos expositores; fornecer a relação dos participantes com antecedência mínima de duas horas previamente ao início do evento; fornecer a lista de produtos expostos; informar datas e horários de chegada e saída.
As festas populares, eventos locais que desencadeiam fluxos migratórios temporários, são espaços privilegiados para a
promoção de atrativos que dispensam qualquer tipo de organização prévia para oferecer aos visitantes momentos descontraídos.
geração de renda, que deve ser integralmente revertida para o evento para garantir sua manutenção visando o melhor atendimento ao público externo.
divulgação e expressão da identidade, valores socioculturais e simbólicos e para a geração de renda, bem como para a manutenção da tradição local e para a revitalização dos costumes populares dos nativos.
divulgação da cultura local para visitantes da mesma região que não possuem recursos para se deslocar para outras regiões, não necessitando assim de planejamento prévio.
A estratégia de marketing mais adequada para o desenvolvimento do turismo em âmbito nacional e internacional consiste na adaptação sistêmica e coordenada das políticas das empresas
privadas de turismo, no plano regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros.
públicas de turismo, no plano local, regional e nacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.
públicas e privadas de turismo, no plano local, regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.
públicas e privadas de turismo, apenas no plano nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar o máximo de lucro.
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