Questões de Turismo do ano 2007

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A partir de 1841 Thomas Cook organiza o turismo como atividade de negócio. Desde então, vários organismos internacionais são criados para regular o setor, dentre esses, a Organização Mundial de Turismo - OMT. Nesta perspectiva, o turismo é estruturado segundo suas dimensões e práticas de mercado para atender a clientela e suas motivações. Dessa maneira, é correto afirmar que o turismo é trabalhado em diferentes formas e categorias, como:

  • A.

    Doméstico, Interno e Externo.

  • B.

    Regional, Local e Intercontinental.

  • C.

    Receptivo e Emissivo.

  • D.

    Global e Emissivo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Organização Mundial de Turismo ? OMT, o maior órgão intergovernamental a tratar de turismo, foi pioneiro no estabelecimento de um conjunto de definições para uso geral. Em 1991, a OMT e o governo do Canadá organizaram a International Conference of Travel and Tourism Estatistics, realizada em Ottawa, que adotou uma série de resoluções e recomendações referentes a conceitos, definições e classificações em turismo (OMT, 2003).

Considerando o enunciado acima, analise as afirmações a seguir:

I. Turismo é a atividade de pessoas que viajam e permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual, por não mais de um ano consecutivo, para lazer, negócios ou outros objetivos.

II. Turista é a pessoa que se desloca entre dois ou mais lugares por vinte e quatro horas.

III. Turista é a pessoa que desfruta de, pelo menos, um pernoite em alojamento coletivo, ou particular, no lugar visitado.

IV. Turismo é a atividade de deslocamento de pessoas que permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual por não menos do que três meses.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I e III.

  • D.

    III.

Assinale a opção correta acerca do planejamento para o turismo.

  • A.

    É importante, porém, pouco eficiente, na medida em que não se aplica a alguns segmentos do turismo.

  • B.

    Permite a criação de cenário desejável, evita situações indesejáveis e possibilita a adaptação ao inesperado.

  • C.

    Permite a adaptação a novas situações, possibilita a criação de situações desejáveis e de situações inesperadas.

  • D.

    É pouco importante, pois o turismo é uma atividade extremamente dinâmica em que nenhum tipo de planejamento pode funcionar.

A Organização Mundial do Turismo define que o desenvolvimento sustentável do turismo atende às necessidades dos turistas atuais, sem comprometer a possibilidade do usufruto dos recursos pelas gerações futuras. Portanto, se o potencial turístico de uma região começar a ser amplamente divulgado, sem que ela possua infra-estrutura e serviços turísticos, ocorrem inúmeros impactos negativos. Nesse contexto, a seqüência correta de um processo de planejamento turístico consiste de

  • A. inventário, diagnóstico e prognóstico.
  • B. prognóstico, inventário e diagnóstico.
  • C. inventário, prognóstico e diagnóstico turístico.
  • D. diagnóstico, prognóstico e inventário.

Para que uma cidade esteja preparada para abrigar diversificados tipos de eventos, ela deve atender a uma gama variada de exigências que irão torná-la mais ou menos competitiva em relação a outros destinos. Com relação a isso, qual dos itens abaixo apresenta, de forma mais completa, tais exigências.

  • A.

    vias de acesso para transporte aéreo e rodoviário; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos.

  • B.

    boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas reduzidas; equipamentos e serviços turísticos.

  • C.

    boas vias de acesso para transporte aéreo, rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, em quantidade e qualidade, com taxas competitivas; equipamentos e serviços básicos e turísticos apropriados; profissionais especializados e treinados para atuarem em eventos.

  • D.

    boas vias de acesso para transporte rodoviário e fluvial; parque hoteleiro, principalmente com qualidade; diversidade de estabelecimentos comerciais e serviços turísticos especializados.

A gestão cultural e turística de uma localidade é beneficiada por alguns equipamentos, atrativos e programações que revelam aspectos materiais e imateriais do desenvolvimento daquela sociedade. A atividade turística pode ser uma aliada da cultura local e auxiliar na ampliação sustentável das manifestações. A partir dessas informações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A integração de placas de sinalização indicativas e interpretativas oferece ao nativo e ao visitante uma oportunidade democrática para visitação do local, enriquecendo a experiência cultural.

  • B.

    As vivências em espaços urbanos, como mercados populares, feiras e praças são representativas da cultura local, porque revelam os hábitos e costumes da população receptora, de modo informal.

  • C.

    Em Belém, capital do estado do Pará, as exposições de utensílios arqueológicos em locais públicos, a criação de produtos artesanais e a divulgação das lendas estão presentes em vários pontos da cidade, agregando valor ao turismo.

  • D.

    As festas populares e oficinas de técnicas tradicionais não oferecem vitalidade para o lugar. Ao contrário, demonstram o provincianismo da localidade, a incapacidade de se ajustar aos padrões da cultura global e a incapacidade de se tornar um destino turístico.

Os equipamentos culturais de determinada localidade com vocação turística, em plano ideal, cumprem a função de atender às necessidades e interesses da comunidade local e dos turistas. A integração desses usuários nativos e visitantes oferece oportunidades mais autênticas de intercâmbios culturais. Para que essas premissas de integração se realizem, é necessário que

  • A.

    os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais assumam um modelo de gestão participativa e que os custos sejam acessíveis ao padrão de consumo local.

  • B.

    as atividades de expressão da cultura local ocupem o máximo de 15% dos espaços de apresentações públicas nos equipamentos culturais, sendo as 85% restantes destinadas a apresentações de caráter global capazes de agradar aos visitantes que desconhecem as tradições locais.

  • C.

    os responsáveis pelo planejamento da estrutura e funcionamento dos equipamentos culturais centralizem as decisões no âmbito dos técnicos da secretaria de cultura.

  • D.

    a autenticidade das manifestações culturais seja sempre adaptada aos modelos globais, eliminando qualquer tipo de exotismo que possa constranger os visitantes.

Em um evento como uma feira, por exemplo, o treinamento da equipe que recepciona o público de visitantes é uma etapa importante para o sucesso do evento. Nesse contexto, assinale a opção que apresenta informações mais corretas acerca do que deve ser repassado a uma equipe de recepcionistas que estejam sendo treinados para atuar em uma feira em turismo.

  • A.

    Identificar os profissionais da empresa organizadora da feira e se possível os expositores, informar datas e horários de chegada e saída, estabelecer rodízios da equipe para as refeições. Se houver um congresso associado, identificar locais, horários e assuntos das palestras.

  • B.

    Identificar os profissionais da empresa contratante que fizeram o treinamento e se possível os expositores; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que sirvam as refeições. Se houver um congresso associado, identificar os assuntos das palestras.

  • C.

    Identificar os diretores da empresa organizadora da feira; fornecer diariamente a lista dos participantes; ter a lista de produtos e serviços expostos; informar datas e horários de chegada e saída; solicitar que realizem a limpeza diária dos estandes. Se houver um congresso associado, é necessário informar os horários das palestras.

  • D.

    Identificar diretores e funcionários das empresas na feira para apresentá-los aos expositores; fornecer a relação dos participantes com antecedência mínima de duas horas previamente ao início do evento; fornecer a lista de produtos expostos; informar datas e horários de chegada e saída.

As festas populares, eventos locais que desencadeiam fluxos migratórios temporários, são espaços privilegiados para a

  • A.

    promoção de atrativos que dispensam qualquer tipo de organização prévia para oferecer aos visitantes momentos descontraídos.

  • B.

    geração de renda, que deve ser integralmente revertida para o evento para garantir sua manutenção visando o melhor atendimento ao público externo.

  • C.

    divulgação e expressão da identidade, valores socioculturais e simbólicos e para a geração de renda, bem como para a manutenção da tradição local e para a revitalização dos costumes populares dos nativos.

  • D.

    divulgação da cultura local para visitantes da mesma região que não possuem recursos para se deslocar para outras regiões, não necessitando assim de planejamento prévio.

A estratégia de marketing mais adequada para o desenvolvimento do turismo em âmbito nacional e internacional consiste na adaptação sistêmica e coordenada das políticas das empresas

  • A.

    privadas de turismo, no plano regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros.

  • B.

    públicas de turismo, no plano local, regional e nacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.

  • C.

    públicas e privadas de turismo, no plano local, regional, nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar lucros adequados.

  • D.

    públicas e privadas de turismo, apenas no plano nacional e internacional, para satisfazer às necessidades dos consumidores e gerar o máximo de lucro.

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