Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Turismo Rural, segmento relativamente novo e em fase de expansão no Brasil, tem seu crescimento explicado por duas razões:
a ambição de realizar eventos de negócios para combater a sazonalidade, e a captação de investidores para os produtos e serviços relacionados ao agronegócio.
a necessidade de preservação e conservação dos recursos naturais, e o dever distribuir renda e possibilitar o desenvolvimento de consciência ambientalista.
a crise global da econômica em 2008, e a necessidade de promover eventos de maior expressão no interior como forma de fomentar investimentos do setor público nas pequenas e médias propriedades rurais.
a necessidade que o produtor rural tem de diversificar sua fonte de renda e de agregar valor aos seus produtos, e a vontade dos moradores urbanos de reencontrar suas raízes, de conviver com a natureza, com os modos de vida, tradições, costumes e com as formas de produção das populações do interior.
A identificação dos destinos indutores propostos no Plano Nacional do Turismo 2007-2010 foi realizada com base em critérios que consideraram primeiramente que:
I - Todas as unidades da Federação e suas capitais deveriam ser contempladas.
II - Cada unidade da Federação deveria ter no mínimo um e no máximo cinco destinos indutores de desenvolvimento turístico regional.
III - Os destinos indutores de desenvolvimento turístico regional deverão ser aqueles que possuem infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados, que se caracterizam como núcleo receptor e/ou distribuidor de fluxos turísticos.
O correto está somente em:
Apenas os itens I e II.
Apenas os itens II e III.
Apenas os itens I, II e III.
Apenas os itens I e III.
O turismo acarreta impactos positivos e negativos, dependendo de como as atividades são planejadas e gerenciadas. Em geral, os impactos aparecem de acordo com a incidência do turismo e as características do local. Considerando os impactos negativos relacionados ao desenvolvimento da atividade turística, assinale a alternativa correta:
A atividade turística auxilia na obtenção de recursos para a preservação, contribui para o aumento da consciência ambiental e para a geração de fontes de renda alternativas.
Os impactos negativos no ambiente não podem ser resultantes da infraestrutura, que é dispensável para a atividade; os resíduos gerados, ou mesmo, o grande número de visitantes presentes em áreas naturais não causam impacto.
A atividade turística contínua, e as mudanças que ocorrem a médio e longo prazo na economia e na ecologia local provocam uma série de consequências para todo o meio ambiente, através das construções e o desenvolvimento da infraestrutura, com o uso da terra de forma insustentável e o desflorestamento para as construções e instalações.
Os gastos que os turistas provenientes de outras regiões efetuam nestas zonas representam entradas de recursos na economia local.
A Copa do Mundo de Futebol será realizada no Brasil em 2014, e a cidade de Curitiba conquistou o direito a ser uma das 12 cidades que terá a oportunidade de sediar os jogos. Sediar megaeventos como a Copa o Mundo e as Olimpíadas representam muito mais do que eventos esportivos, e sim, uma grande oportunidade de negócios, que influenciam a socioeconomia dos lugares. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Além dos tradicionais turismo de negócios, lazer, religioso e aventura, o estado do Paraná quer aproveitar a Copa do Mundo da FIFA 2014 para atrair visitantes interessados em turismo náutico. A construção do Terminal Turístico do Porto de Paranaguá pode mudar o perfil econômico do litoral.
No âmbito municipal, estão previstas 15 obras em várias regiões, com a intenção de ampliar a quantidade de ciclovias, melhorar o tráfego em alguns setores e reformar ou revitalizar importantes pontos turísticos da cidade de Curitiba.
O plano para atender o turista não se concentra somente nas 12 cidades que devem sediar os jogos, mas sim nos principais pontos turísticos do Brasil. Em termos de qualificação profissional para atender o visitante, devem ser gastos cerca de R$ 440 milhões, com mais de 300 mil profissionais beneficiados.
A modernização do Porto de Paranaguá é um ponto irrelevante para os turistas que vêm para a Copa 2014, pois a expectativa é de que poucos virão via marítima. O projeto do Terminal Turístico não deve mudar o perfil econômico do litoral, tendo em vista que o foco continuará sendo a atividade portuária.
Os economistas definem demanda ou procura como uma relação entre a quantidade de qualquer produto ou serviço que as pessoas têm à disposição e as condições de compra por cada preço específico. Considerando a demanda turística, assinale a alternativa correta:
A demanda protelada refere-se àqueles que viajarão em alguma data futura.
A demanda potencial é formada por aquela parcela da população que não viaja por alguma razão.
A demanda reprimida é a demanda adiada por causa de um problema no âmbito da oferta.
A demanda real ou efetiva é o número real de participantes do turismo ou aqueles que estão viajando.
A diversidade de práticas de aventura que materializam o segmento do Turismo de Aventura varia sob diferentes aspectos, em função dos territórios em que são operadas, dos equipamentos, habilidades e técnicas exigidas em relação aos riscos que podem envolver e da contínua inovação tecnológica. A respeito da caracterização das diferentes práticas de aventura, assinale a alternativa correta:
Arvorismo técnica vertical de descida em corda. Por extensão, nomeiamse, também, as atividades de descida que utilizam essa técnica.
Tirolesa deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível, ligados por cabo ou corda.
Balonismo vôo de longa distância com o uso de aerofólio (semelhante a um pára-quedas) impulsionado pelo vento e aberto durante todo o percurso, a partir de determinado desnível.
Canionismo caminhada, escalada ou ambos, praticada em ambiente de montanha.
Na confirmação da reserva, o hóspede receberá o voucher com todos os dados negociados com o Departamento de Reservas. Nesse mesmo documento as regras de cobrança de no-show devem estar muito claras e objetivas, para que o mesmo não alegue que não teve acesso a essa informação. O no-show ocorre:
quando o hóspede que tinha reserva confirmada e não efetuou o cancelamento dentro do prazo estipulado não comparece.
quando o hóspede deixa o hotel sem realizar os trâmites do check-out na recepção, deixando pendente o pagamento das despesas efetuadas.
quando o hóspede chega ao hotel sem reserva prévia.
quando o hóspede pretende deixar o hotel após o horário estabelecido para a saída.
A segmentação traz enormes vantagens para as empresas turísticas que atuam dentro da economia de escala, aumentando a concorrência no mercado, criando políticas de preços e de propaganda especializada, além de promover maior número de pesquisas científicas sobre turismo. Sobre os segmentos existentes no turismo, assinale a alternativa correta:
Turismo de eventos - compreende as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.
Turismo Social - é a forma de conduzir e praticar a atividade turística promovendo a igualdade de oportunidades, a equidade, a solidariedade e o exercício da cidadania na perspectiva da inclusão.
Ecoturismo - compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
Turismo Cultural - constitui-se da movimentação turística gerada por atividades e programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional.
O Plano Nacional do Turismo 2007-2010 apresenta, de forma consolidada e sistemática, as diretrizes da Política Nacional de Turismo, constituindo um instrumento de planejamento, gestão e ação estratégica que orienta a atuação do governo no setor, de forma articulada com a iniciativa privada. Dentre seus objetivos:
desenvolver e implementar estratégias relacionadas à logística de transportes articulados, que viabilizem a integração de regiões e destinos turísticos e promovam a conexão soberana do país com o mundo.
estimular o desenvolvimento turístico nacional, a partir da descentralização das políticas públicas de turismo e do fortalecimento do planejamento turístico nos municípios.
define como um de seus objetivos estratégicos a descentralização a partir do fortalecimento das secretarias e órgãos municipais para a gestão do turismo, a transferência de responsabilidade para a gestão das atividades turísticas e a delegação de atividades a entidades privadas.
visa à conscientização, a sensibilização, o estímulo e a capacitação dos vários monitores municipais, para que despertem e reconheçam a importância e a dimensão do turismo como gerador de emprego e renda, e tendo como resultado a participação e a gestão da comunidade no Plano Municipal de Desenvolvimento do Turismo Sustentável.
A pesquisa realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES em conjunto com a Secretaria Estadual de Turismo do Paraná - SETUR/PR (2008) sobre a dinâmica da cadeia produtiva do turismo no litoral do Paraná deixa evidenciado, em termos estatísticos:
a superioridade de Paranaguá no que tange à infraestrutura e aos equipamentos urbanos de suporte ao turismo.
a infraestrutura de Paranaguá está voltada para atender essencialmente à demanda gerada pela atividade industrial.
a inferioridade de Paranaguá no que tange à infraestrutura e aos equipamentos urbanos de suporte ao turismo.
a infraestrutura de Paranaguá está voltada para atender essencialmente à demanda gerada pela atividade turística.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...