Questões sobre Geral

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Em 2004 foi iniciada a elaboração do Plano Aquarela, cujos objetivos foram:

  • A.

    identificar e divulgar as linhas de financiamento existentes ou a capacidade de investimentos públicos e privados para o setor do turismo no Brasil.

  • B.

    levantar e sistematizar informações, estudos, projetos e inventários referentes à oferta e à demanda turística no Brasil.

  • C.

    impulsionar o turismo internacional no Brasil, incrementando o número de turistas estrangeiros no país e a consequente ampliação da entrada de divisas.

  • D.

    identificar e capacitar os atores que vão tomar parte no processo de regionalização, independentemente de mudanças políticas e governamentais.

O Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil propõe diretrizes políticas e operacionais para orientar o processo do desenvolvimento turístico, com foco na regionalização. Conforme descrito no Módulo Operacional 7, os objetivos gerais da roteirização são:

  • A.

    estruturar, ordenar, qualificar e ampliar a oferta de roteiros turísticos de forma integrada e organizada.

  • B.

    organizar e coordenar os diversos atores para trabalhar com o foco centrado na região turística, de modo a considerar as especificidades de cada município.

  • C.

    realizar o planejamento, o acompanhamento, a monitoria e a avaliação das estratégias operacionais do Programa no âmbito regional.

  • D.

    avaliar e apoiar os projetos elaborados pelos diversos agentes do processo de consolidação da região turística, quando necessário.

No que se refere especificamente à promoção de eventos, é preciso atentar para as diferenças de abordagem que podem ser utilizadas em cada etapa: geração, captação, promoção e realização. A respeito das etapas da promoção de eventos, analise as afirmações a seguir:

I - Entende-se por geração a iniciativa para a realização de um evento de alguma organização, corporação (empresa), órgão governamental ou até pessoa física.

II - Entende-se por captação de um evento todas as atividades relacionadas à atração de um evento realizado de forma regular e habitualmente itinerante para uma localidade.

III - Durante a fase de promoção do evento, a informação e a divulgação dos serviços e atrativos da cidade são essenciais e menos onerosas. Recomenda-se o estímulo ao consumo de atividades e serviços turísticos que estejam ao alcance do participante e se enquadrem em sua disponibilidade de tempo.

IV - A realização tem como prioridade a sensibilização dos participantes potenciais, para motivar seu interesse e incentivar o prolongamento de sua estadia. Entre as estratégias para tal, está a oferta de pacotes turísticos no pré e pós-evento.

O correto está somente em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    II, III e IV.

Dada a importância do segmento na geração de benefícios para os destinos e comunidades, as diferentes esferas de governo podem contribuir para o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos. São várias as formas possíveis de participação, EXCETO:

  • A.

    Investimento na promoção e no apoio à comercialização dos eventos e do destino, incentivando e viabilizando a participação do setor privado: produção de material promocional, feiras profissionais, viagens de familiarização, seminários de vendas, campanhas de publicidade e outros.

  • B.

    Desenvolvimento e manutenção de infraestrutura de apoio ao turismo – transporte público, segurança, estradas e acessos, sinalização, comunicação e vários outros.

  • C.

    Direcionamento de recursos oriundos do setor público direcionados para o segmento, por meio de entidades representativas, tais como Convention Bureaux, e outras associações de classe.

  • D.

    Prestação remunerada de serviços que, por sua natureza e especialização técnica, destinam-se exclusivamente ou predominantemente à realização de eventos.

A Lei nº 11.771, de 17 de Setembro de 2008, dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, no desenvolvimento e no estímulo ao setor turístico. Para os fins desta Lei, considera-se turismo as atividades realizadas:

  • A.

    por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 6 (seis) meses, apenas com finalidade de lazer.

  • B.

    por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, apenas com finalidade de lazer.

  • C.

    por pessoas jurídicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 6 (seis) meses, com finalidade de lazer, negócios ou outras.

  • D.

    por pessoas físicas durante viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período inferior a 1 (um) ano, com finalidade de lazer, negócios ou outras.

É um tipo de roteiro turístico que é personalizado e elaborado especialmente para o cliente:

  • A.

    City tour.

  • B.

    Forfait.

  • C.

    Panorâmico.

  • D.

    Fantour.

  • E.

    Monumental.

Acerca de roteiro turístico, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    O roteiro turístico é um programa de visitas a diversos pontos turísticos, com o objetivo de apresentar ao turista uma cidade ou região.

  • B.

    Os roteiros turísticos oferecem um conjunto de serviços destinados a recepcionar o viajante ou turista em um local ou cidade.

  • C.

    Roteiro turístico é um percurso continuado e delimitado cuja identidade é reforçada ou atribuída pela utilização turística;

  • D.

    O programa sigthseeing é um passeio a determinado ponto turístico em ônibus ou outro veículo, prevendo parada com desembarque para visitação;

  • E.

    Roteiro turístico é um itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização de destinos.

“Em relação a cidade como atrativo turístico, podemos dizer que apresentam um núcleo urbano razoável, é possível se pensar numa atividade turística voltada para esse espaço de organização do território” (DIAS, 2003). Das alternativas abaixo, marque a INCORRETA:

  • A.

    Para viagens de curta duração (em torno de três dias), as cidades são importantes atrativos, pela variedade de produtos que somente os centros urbanos têm condições de oferecer, como: centros de compras, centros históricos, museus, parques, encontros profissionais.

  • B.

    O planejamento de uma cidade voltada para o turismo deve ser essencialmente diferente do realizado em cidades voltadas para o desenvolvimento da atividade industrial, isolados das cidades;

  • C.

    Para uma cidade, é necessária uma adequada estratégia de posicionamento e determinante para a definição de uma presença singular da localidade no mercado turístico no que diz respeito às cidades, ao turismo urbano;

  • D.

    Compreender a cidade como um bloco compacto e único.

  • E.

    Todas as alternativas são incorretas.

O planejamento estratégico é um instrumento central para a orientação do desenvolvimento compartilhado das atividades turísticas de uma região. Assim, tal planejamento tem como objetivos:

I Evitar que ações desarticuladas ou ações paralelas ocorram dentro de uma mesma região turística.

II Autorizar e favorecer apenas atividades complementares aquelas da cadeia produtiva do turismo, a fim de possibilitar a inclusão social e econômica, com o consequente desenvolvimento sustentável desejável.

III Orientar o desenvolvimento compartilhado do turismo regional.

Está(ão) correto(s):

  • A.

    Apenas os itens I e III

  • B.

    Apenas o item III

  • C.

    Apenas o item II

  • D.

    Apenas os itens II e III

  • E.

    Todas as alternativas.

“Não tecer, quando no exercício da atividade, comentários políticos partidários, não emitir qualquer comentário desfavorável quanto à locais e pessoas, e nem fazer qualquer tipo de discriminação quanto à raça, credo, religião, sexo ou costumes”. A citação anterior refere-se ao seguinte documento abaixo:

  • A.

    Código de Ética dos Consumidores do Parque Nacional Serra da Capivara.

  • B.

    Código de Ética do Bacharel em Turismo.

  • C.

    Código de Ética do Agente de Viagens.

  • D.

    Código de Ética do Guia de Turismo.

  • E.

    Código Mundial de Ética do Turismo.

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