Questões sobre Geral

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O planejamento do Marketing Turístico é iniciado a partir do produto estruturado, sendo considerado como tal o atrativo que já foi devidamente preparado para o mercado, que já se encontra organizado e disponível para comercialização e, ao ser promovido fora de sua localidade, se transforma em oferta. Desse modo, oferta pode ser definida como:

  • A.

    centralização da demanda efetiva em determinados períodos do ano pressiona a capacidade nominal instalada inflacionando os preços, desequilibrando aspectos operacionais.

  • B.

    atividade econômica que se permeia entre diversas outras atividades, mobilizando fatores macroeconômicos, socioculturais a interagirem na qualidade de vida e do enriquecimento do conhecimento das diversidades de uma nação.

  • C.

    realização por parte do público consumidor, das atividades propostas no produto: visitar, passear, comer, comprar, assistir, praticar esportes, etc.

  • D.

    um produto promovido mediante programas de atuações de comercialização, venda e comunicação, dirigidas tanto ao público profissional, o chamado “trade turístico”, como ao turista potencial, ou consumidor.

O desenvolvimento do turismo que se tem documentado na Ilha do Mel data do início do século XX. Sobre o desenvolvimento do turismo na Ilha do Mel, analise as afirmações a seguir:

I - Na primeira fase do turismo local, a Ilha era muito procurada por famílias da classe alta de Curitiba que iam lá veranear; pode ser considerado o primeiro recanto turístico do litoral do Paraná.

II - Na década de 1970, a abertura da estrada de acesso às praias prejudicou o desenvolvimento turístico e o estabelecimento dos balneários, como Matinhos e Guaratuba.

III - No final da década de 1980, o desenvolvimento do turismo também foi favorecido pelo estabelecimento da energia elétrica com a Usina a Diesel da COPEL, localizada na extremidade sul da Ilha.

IV - De 1997 a 2004, houve uma redução no número de casas de veranistas em 50% das residências. A queda do número de residências de veraneio não significa decréscimo de ocupação de imóveis destinados ao turismo, visto que muitas destas casas foram transformadas em estabelecimentos de uso predominantemente comercial ou misto.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV.

  • D.

    I e III.

  • A.

    O movimento de visitantes no parque é crescente desde 2006, quando o número total foi de 954.039 visitantes, e em 2010 alcançou o número de 1.265.765.

  • B.

    Os meses de janeiro e dezembro foram os de maior representatividade no fluxo de turistas de 2006 a 2010.

  • C.

    A variação do movimento de visitantes demonstrado indica que apenas o período de 2008/2009 obteve queda, de 7,3%, passando de 1.154.046 visitantes para 1.070.072.

  • D.

    O estudo serve de base para que se descubram as tendências que o turismo está seguindo, visando à criação de estratégias para o aperfeiçoamento da atividade, possibilitando atrair o maior número de visitantes esperado dentro da capacidade de carga física e psicológica do atrativo, para que não cause danos futuros.

“Conjunto de obras e instalações de estrutura física da base, que criam condições para o desenvolvimento de uma unidade turística, tais como: sistema de transportes, de comunicações, serviços urbanos”. A citação apresentada refere-se ao conceito de:

  • A.

    Demanda turística.

  • B.

    Mercado turístico.

  • C.

    Equipamentos e serviços turísticos.

  • D.

    Concentração espacial.

O crescimento global da oferta turística vem intensificando a diversificação das modalidades turísticas, chamada de segmentação, e, consequentemente, a busca/criação de novas destinações e de novos produtos turísticos nas últimas décadas. Sobre os segmentos existentes no turismo, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Turismo rural - compreendido como as atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais, valorizando e promovendo os bens materiais e imateriais da cultura.

  • B.

    Turismo de base comunitária - compreende o conjunto de atividades turísticas decorrentes dos encontros de interesse profissional, associativo, institucional, de caráter comercial, promocional, técnico, científico e social.

  • C.

    Turismo de aventura - compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.

  • D.

    Turismo náutico - segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.

A Lei nº 15.973, de 13 de Novembro de 2008, dispõe sobre a Política de Turismo do Paraná, que se constitui em um conjunto de estratégias e prioridades que orientam o desenvolvimento sustentável do turismo no Estado do Paraná. Nos termos da lei, a Política de Turismo do Paraná orienta-se pelos seguintes princípios:

  • A.

    Centralização – estimulando a criação e o fortalecimento de instrumentos que ampliem as possibilidades de organização, buscando a concentração das responsabilidades na gestão do desenvolvimento do turismo.

  • B.

    Municipalização – promovendo uma atuação pública de planejamento e coordenação para o desenvolvimento turístico regional, de forma concentrada nos municípios que integram as regiões turísticas do Estado.

  • C.

    Visão Sistêmica – para que o turismo se desenvolva num ambiente multidisciplinar, caracterizado pela confluência de inúmeros campos de estudo que o influenciam: história, geografia, economia e sociologia, entre outros, além da integração de toda a cadeia produtiva do turismo.

  • D.

    Sustentabilidade – buscando desigualdade social, concentração econômica, homogeneidade cultural, mercantilização e exploração do meio ambiente, que permita uma maior qualidade de vida aos investidores envolvidos na atividade, direta e indiretamente.

Constituem patrimônio cultural os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Os bens apresentados a seguir foram tombados individualmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN – na cidade de Paranaguá / PR, EXCETO:

  • A.

    Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas / Teatro da Ordem - Construída no século XVIII pela Ordem Terceira de São Francisco, era igreja da elite parnanguara. A torre, à esquerda, é construção posterior, datada de 1841.

  • B.

    Fonte Velha - Também chamada de “Fontinha” e “Fonte de Cima”, sua construção remota ao século XVII e até 1914 abasteceu a cidade com sua água, quando foi inaugurada a rede de água e esgoto.

  • C.

    Alfândega de Paranaguá - O prédio teve sua pedra fundamental lançada em 1903 e sua inauguração oficial foi em 1911. Desativada como Alfândega em 1975, atualmente retornou às funções originais aduaneiras.

  • D.

    Palácio São José (Prefeitura Municipal) - Antigo colégio dirigido por irmãs de caridade, instalou-se em Paranaguá no ano de 1903. Em 1978, o prédio foi adquirido pelo poder público e passou a ser sede da Prefeitura Municipal, inaugurado no dia do aniversário da cidade, 29 de julho de 1980.

O Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno objetiva o desenvolvimento de ações de integração dos Parques Nacionais com a cadeia produtiva do turismo do entorno dos mesmos, e a qualificação e estruturação desta para o desenvolvimento e fortalecimento da atividade turística nos destinos priorizados. Considerando a descrição dos atores da cadeia produtiva do turismo no entorno de Parques Nacionais, assinale a alternativa correta:

  • A.

    Atrativo Turístico Organizado - é o empreendimento ou estabelecimento destinado a prestar serviços de alojamento temporário, em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, bem como outros serviços de hospedagem, mediante instrumento contratual, tácito ou expresso, e cobrança de diária.

  • B.

    Condutor de Visitantes - é a pessoa capacitada para acompanhar visitantes dentro de áreas protegidas; chamado também de monitor local ou erroneamente por guia local; geralmente residente no local ou próximo do local visitado, pode participar de atividades de manejo, monitoramento e manutenção na Unidade de Conservação.

  • C.

    Operadores e Receptivos Turísticos - são empresas que tem por objeto social a prestação de serviços de transporte turístico de superfície, caracterizado pelo deslocamento de pessoas em veículos e embarcações por vias terrestres e aquáticas, compreendendo as seguintes modalidades: pacote de viagem, passeio local, traslado, especial.

  • D.

    Bares e Restaurantes - lugares que reúnem objetos e produtos de interesse para o turista, motivando deslocamentos para conhecê-los, ao mesmo tempo em que atendem expectativas e complementam as opções de atração do território.

Como instrumento base de planejamento e gestão da atividade turística, inventariar a oferta turística consiste em:

  • A.

    ampliar e atualizar a base de dados existente sobre o perfil da demanda turística e seu potencial ainda inexplorado, oferecendo informações que contribuam para o melhor conhecimento do mercado turístico brasileiro e também orientando os empresários a questões tão importantes quanto a melhoria dos seus produtos e serviços.

  • B.

    levantar, identificar e registrar os atrativos, serviços e equipamentos turísticos, as instâncias de governança e a infraestrutura de apoio ao turismo existente no país, como instrumento-base de informações para fins de planejamento e gestão da atividade turística.

  • C.

    dimensionar através do gasto médio diário individual, o fluxo, a permanência e a receita gerada pelo turismo e analisar o perfil dos turistas estrangeiros.

  • D.

    avaliar os serviços utilizados nos hotéis, restaurantes, pousadas, campings, albergues, agências de viagens e transportadoras turísticas; avaliar os atrativos naturais, culturais, de infraestrura urbana e turística.

O Caderno de Propostas Estratégicas de Organização Turística das Cidades-sede da Copa do Mundo – 2014, propõe que o Ministério do Turismo, em cooperação com estados, municípios e a iniciativa privada, trabalhará com os seguintes eixos de atuação:

I - Estruturação e preparação das cidades-sede, executando o aperfeiçoamento da infraestrutura básica necessária à atividade turística, como revitalização de áreas consideradas de alto potencial turístico, aperfeiçoamento da sinalização turística e viabilização do aproveitamento turístico do entorno.

II - Atratividade e satisfação do turista por meio da qualificação profissional de serviços como receptivos de aeroportos, estações, hotéis, funcionários de restaurantes, motoristas de táxi e outros serviços.

III - Promoção do país por meio do planejamento de marketing, gerando com isso o aumento da exposição internacional e nacional do destino Brasil.

IV - Crescimento sustentável de novos investimentos em diversas áreas, como a da atividade hoteleira, por meio da oferta de mecanismos de fomento.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e IV.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

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