Lista completa de Questões de Veterinária para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A qualidade e segurança de um alimento de origem animal, desde sua produção até o ponto de venda, são fiscalizadas por diferentes órgãos e seguem legislações específicas, dependendo da amplitude da comercialização. Quando este alimento é registrado e comercializado apenas dentro do Estado onde é produzido, é de responsabilidade dos seguintes órgãos, quanto à indústria e o comércio, respectivamente:
Secretarias Estaduais de Saúde, por meio da Inspeção Estadual e da Vigilância Sanitária do Estado, onde o alimento é comercializado.
Secretarias Municipais de Agricultura, por meio da Inspeção Municipal e Secretarias Municipais de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária de cada município que recebe o alimento.
Ministério da Agricultura, por meio da Inspeção Federal e Ministério da Saúde, por meio da ANVISA.
Secretarias Estaduais da Agricultura, por meio da Inspeção Estadual e Secretarias Estaduais de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária do Estado, onde o alimento é comercializado.
Secretarias Municipais de Saúde, por meio da Inspeção Municipal e Vigilância Sanitária de cada município que recebe o alimento.
Relacione os Programas sanitários implantados no Brasil com as suas respectivas legislações:
Assinalar a alternativa que contém a seqüência numérica correta.
Acerca de algumas enfermidade de aves e de suínos, julgue os itens a seguir.
As brigas entre os suínos indicam exclusivamente domínio hierárquico.
A suinocultura, devido a sua capacidade de produzir grande quantidade de proteína em reduzido espaço físico e curto espaço de tempo, quando comparada à de outras espécies animais de grande e médio porte, representa uma alternativa para os agricultores familiares. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na suinocultura, o grande entrave na multiplicação do plantel tem sido a dificuldade de reprodução, pois o uso da técnica de inseminação artificial nos suínos tem apresentado resultados insatisfatórios.
O leite é um alimento cujos constituintes apresentam alto valor nutritivo e permitem a produção de derivados, igualmente importantes. O queijo, o iogurte e o creme de leite são derivados obtidos a partir do leite, respectivamente por processos de:
Maturação, acidificação e batedura.
Coagulação, fermentação e desnate.
Cura, acidificação e centrifugação.
Maturação, coagulação e centrifugação.
Filagem, coagulação e batedura.
Com relação ao diagnóstico da LVC (Leishmaniose visceral canina), é INCORRETO afirmar:
Acerca de algumas enfermidade de aves e de suínos, julgue os itens a seguir.
Na criação de suínos, o vício de morder a cauda uns dos outros é indicativo de um quadro denominado canibalismo, que pode ser causado por problemas nutricionais (alimentação errada), por falta de conforto no ambiente onde eles se encontram, por alguma enfermidade ou por manejo inadequado.
A suinocultura, devido a sua capacidade de produzir grande quantidade de proteína em reduzido espaço físico e curto espaço de tempo, quando comparada à de outras espécies animais de grande e médio porte, representa uma alternativa para os agricultores familiares. Em relação a esse assunto, julgue os próximos itens. Na fase de crescimento e terminação, os problemas sanitários mais importantes são as doenças respiratórias (rinite atrófica e pneumonias) e as infecções por estreptococos.
Resíduos de medicamentos utilizados em animais, sobretudo antibióticos, são eliminados em diversas secreções do animal, por tempos que variam com o princípio ativo, e podem resultar em resíduos nos alimentos de origem animal como o leite. Estes resíduos podem trazer problemas aos seus consumidores, como alergias ou resistência bacteriana. Para evitar estes resíduos nos alimentos apresentados ao consumo, deve-se:
Observar e utilizar corretamente a via de aplicação indicada na bula de cada medicamento, pois apenas a aplicação pela via incorreta resulta em resíduos.
Observar e aplicar o medicamento somente para as espécies animais recomendadas na bula, evitando problemas com a metabolização do produto que geram resíduos.
Observar e respeitar o prazo de carência de cada medicamento indicado na bula, período em que o alimento obtido do animal não deve ser enviado ao consumo.
Observar a procedência do medicamento, pois somente medicamentos clandestinos resultam em resíduos, por não terem controle de qualidade.
Observar a validade do medicamento, pois somente medicamentos vencidos podem deixar resíduos por não serem completamente metabolizados.
Com relação a água para o consumo da população recomenda-se que no sistema de distribuição o pH da água seja mantido na faixa de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...