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O Regulamento Técnico para Inspeção Sanitária de Alimentos, as Diretrizes para o Estabelecimento de Boas Práticas de Fabricação de Produtos e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos e o Regulamento Técnico para o Estabelecimento de Padrão de Identidade e Qualidade (PIQs) para serviços e produtos na área de alimentos fazem parte do seguinte instrumento:
Lei nº 8.080/90 do MS.
Lei nº 1.283/50 do MA.
Resolução nº 23 da ANVS
Portaria nº 1.428/93 do MS
Portaria nº 326/97 do MS
A Resolução RDC nº 275 (D.O.U. de 23/10/2002) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) aplicados aos estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos e lista de verificação das Boas Práticas de Fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos. Nessa resolução, como requisitos gerais, os estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos devem desenvolver, implementar e manter POPs para vários itens relacionados, EXCETO:
Manutenção preventiva e calibração de equipamentos
Controle da potabilidade da água
Higiene e saúde dos manipuladores
Controle integrado de vetores e pragas urbanas
Formulação de produtos
A Resolução RDC nº 259 (D.O.U. de 23/09/2002) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), contempla a aprovação do regulamento técnico sobre:
Formulações de alimentos processados.
Processos tecnológicos a serem adotados pelas indústrias de alimentos
Rotulagem de alimentos embalados
Fiscalização de estabelecimentos de produtos de origem animal.
Armazenamento e transporte de produtos de origem animal
De acordo com o Regulamento do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Curitiba (Decreto Municipal nº 70/02 – D.O.M. de 07/03/02), nos estabelecimentos de produtos de origem animal a temperatura máxima de climatização das áreas de manipulação de alimentos refrigerados e a temperatura mínima dos esterilizadores para higienização de facas, ganchos, fuzis e chairas (onde estes são utilizados), são respectivamente:
10 °C e 100 °C
12 °C e 80 °C
15 °C e 75 °C
16 °C e 85 °C.
10 °C e 85 °C.
São competências do Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de Origem Animal de Curitiba (SIM), EXCETO:
Fiscalizar os estabelecimentos e produtos e promover a inspeção industrial e sanitária dos mesmos.
Conceder o alvará de registro e o certificado de registro dos estabelecimentos e produtos de origem animal produzidos e reembalados para comercialização exclusiva no município de Curitiba
Fornecer gratuitamente formulações para a produção de produtos de origem animal de forma a padronizar todos os produtos comercializados no município de Curitiba
Regulamentar e normatizar a implantação, construção, reforma, ampliação ou aparelhamento dos estabelecimentos
Regulamentar e normatizar o transporte de produtos de origem animal e a execução das atividades de fiscalização e inspeção industrial e sanitária dos produtos de origem animal
Segundo a Resolução nº 23 (D.O.U. de 16/03/00) são considerados alimentos dispensados da obrigatoriedade de registro:
Açúcares, doces, geléias (frutas), balas, bombons e similares
Água mineral, água natural, águas purificadas adicionadas de sais e gelo
Alimentos para dietas com restrição de nutrientes, alimentos para dietas com ingestão controlada de açúcares e alimentos para dietas enterais
Alimentos de origem animal (no caso de competência do Ministério da Saúde).
Sal, sal hipossódico / sucedâneos de sal.
O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo. A respeito da(s) competência(s) desse órgão, analise as seguintes afirmativas.
I. O Conselho Municipal de Saúde formula a política municipal de saúde.
II. O Conselho Municipal de Saúde aprova o Plano Municipal de Saúde e acompanha a sua execução.
III. O Conselho Municipal de Saúde aprova a proposta de diretrizes orçamentárias do estado, no que se refere à saúde, fiscaliza o repasse, avalia a aplicação dos recursos e aprecia relatórios de gestão do Fundo Estadual de Saúde.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira
Somente a afirmativa II é verdadeira
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
Somente as afirmativas II e III são verdadeiras
Todas as afirmativas são verdadeiras
De acordo com a Lei Municipal nº 9.000 (D.O.M. de 31/12/96 do Código de Saúde de Curitiba), analise as seguintes afirmativas.
I. A Conferência Municipal de Saúde não é considerada uma instância colegiada do Sistema Municipal de Saúde.
II. O Conselho Municipal de Saúde é a única instância colegiada do Sistema Municipal de Saúde.
III. Os Conselhos Regionais e Locais de Saúde são instâncias do Sistema Municipal de Saúde.
Com base nas afirmativas, assinale a alternativa correta.
Somente a afirmativa I é verdadeira
Somente a afirmativa II é verdadeira
Somente a afirmativa II é verdadeira
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras
Somente as afirmativas I e III são verdadeiras
O principal agente etiológico da Larva Migrans cutânea é:
Leishmania brasiliensis
Echinococcus granulosus
Schistosoma mansoni
Ancylostoma braziliense
Plasmodium brasilianum
As formas larvares do Toxocara canis e Toxocara cati são responsáveis por uma síndrome que acomete principalmente crianças entre 18 meses e 3 anos de idade conhecida como:
Pediculose
Erupção serpiginosa
Exantema súbito das crianças
Larva Migrans cutânea
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