Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por ser uma doença de notificação compulsória, todo caso suspeito e/ou con-firmado de dengue deve ser comunicado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica. A coleta e o fluxo dos dados devem permitir o acompanhamento da curva endêmica, com vistas ao desencadeamento e avaliação das medidas de controle.
Considere a curva endêmica do dengue em série histórica de cinco anos, no município de Belo Horizonte. Avalie o comportamento da doença no ano de 2002, quando foram registrados 201, 918, 1.082, 975, 680 e 193 casos da do-ença nos primeiros seis meses do ano, respectivamente. Pelo exposto, é CORRETO afirmar:
Considerando as bases históricas e conceituais da "vigilância epidemiológica", é CORRETO afirmar:
A Leishmaniose Visceral, uma zoonose que afeta outros animais além do ho-mem, tornou-se, nos últimos anos, um grave problema de saúde pública no Brasil, dada a sua expansão para os centros urbanos de médio e grande porte. Na área urbana, o cão (Canis familiaris) é a principal fonte de infecção. Pode-mos afirmar sobre a Leishmaniose Visceral, EXCETO:
No ciclo urbano da raiva (encefalite viral aguda), as principais fontes de infec-ção são o cão e o gato. O vírus da raiva pode ser transmitido pelo cão, na se-guinte situação:
A intervenção, sem planejamento, para o controle de roedores em áreas infes-tadas pode causar efeitos desastrosos, determinando situações de difícil reso-lução técnica e de alto custo. O aumento do número de roedores infestantes de uma determinada área, depois de alguns meses de um trabalho de desratização, pode ser atribuído, EXCETO à:
Notificação é a comunicação da ocorrência de determinada doença ou agravo à saúde feita à autoridade sanitária por profissionais de saúde ou qualquer cidadão, para fins de adoção de medidas de intervenção pertinentes. Os seguintes aspectos devem ser considerados na notificação de doenças e agravos, EXCETO:
Sobre os indicadores epidemiológicos, assinale a alternativa correta.
Letalidade é medida pelo percentual representado pela divisão do número de casos da doença pelo número de óbitos causados pela doença.
Infectividade é a capacidade de produzir infecção, sendo representado pelo percentual resultante da divisão do número total de indivíduos expostos (ou suscetíveis) pelo número de indivíduos infectados.
Virulência é a capacidade de produzir manifestações clínicas provocadas somente por vírus.
Patogenicidade é a capacidade de produzir doença, medida pelo percentual resultante da divisão do número de indivíduos que apresentem manifestações clínicas e o número de infectados.
Na fase adulta do parasito, o único hospedeiro definitivo da Taenia solium e Taenia saginata é o bovino.
É uma clostridiose não entérica, causada pelo C. haemolyticum que coloniza o baço, manifestando-se patologicamente em animais que apresentam lesão esplênica.
É uma clostridiose não entérica, causada pelo C. haemolyticum que coloniza o rim, manifestando-se patologicamente em animais que apresentam lesão renal.
É uma clostridiose entérica, causada pelo C. haemolyticum que coloniza o intestino, manifestando-se patologicamente em animais que apresentam lesão da mucosa intestinal.
É uma clostridiose não entérica, causada pelo C. haemolyticum que coloniza o fígado, manifestando-se patologicamente em animais que apresentam lesão hepática.
A importância do complexo teníase-cisticercose para a saúde pública. Assinale a alternativa correta.
Na inspeção veterinária de carnes ocorre a liberação da carcaça quando ocorre presença leve de cisticercos.
Na inspeção veterinária de carnes consta de exames de visualização, palpação e cortes de músculos da cabeça, língua, músculos do pescoço e intercostais.
Na fase adulta do parasito, o único hospedeiro definitivo da Taenia solium e Taenia saginata é o bovino.
Doença de Aujeski. Assinale a alternativa correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...