Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A pecuária de corte brasileira, que vinha almejando, timidamente, desde o início da década de 1990, o aumento da eficiência produtiva, passou a ter, nos últimos anos, essa demanda exacerbada, especialmente como resultado das pressões impostas pela globalização da economia. A exposição dos mercados dos diversos países a essa competitividade globalizada, que se observa nos últimos anos, fez que a produção eficiente e eficaz se tornasse, em muitos casos, sinônimo de sobrevivência ou permanência no negócio. Na tentativa de atender a essa demanda, os diversos setores da economia têm procurado se ajustar, estabelecendo novos paradigmas, inovando e aprendendo a utilizar a visão holística em qualquer atividade.
MTC, Banco da Amazônia S.A. e ABIPTI.
Plataformas tecnológicas para a Amazônia legal. Brasília, ago./2001, p. 35. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Apesar da existência de tecnologia genética de última geração, como inseminação artificial, fertilização in vitro e transferência de embriões, faltam ainda investimentos em recuperação de pastagens degradadas, manejo rotacional e suplementação mineral na bovinocultura de corte.Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. Nos casos de tétano, a base da resposta imune está focada nos mioblastos responsáveis pela fagocitose das bactérias.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. O processo de liofilização das vacinas e dos soros antitetânicos tem por finalidade aumentar o grau de pureza desses produtos, diminuindo o risco de ocorrer hipersensibilidade.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. Contra o tétano existem o soro e a vacina. A diferença entre esses dois produtos está no fato de que o soro já contém os anticorpos necessários para combater a doença, enquanto a vacina contém agentes infecciosos incapazes de provocar a doença, mas que induzem o sistema imunológico do animal a produzir anticorpos, evitando que ele contraia a doença.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. Os eqüinos, por serem imunorrefratários e pouco sensíveis a essa enfermidade, ficam dispensados da vacinação.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. A neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium tetani é responsável pelas manifestações clínicas da doença.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O teste do antígeno acidificado tamponado (TAAT) tem sido recomendado como prova de triagem para brucelose.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacina B19, para brucelose, é produzida com amostra viva (que possui maior capacidade em ativar macrófagos) da Brucella abortus estirpe B19, seguindo normas internacionais. Essa vacina é estável e causa mínimas reações locais e sistêmicas após a inoculação.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É obrigatória a vacinação com amostra B19 de todos os animais machos com idade entre 3 e 8 meses.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Para o estado do Amazonas, recomenda-se a vacinação dos animais nos meses de maio e setembro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...