Lista completa de Questões de Veterinária do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um veterinário atendeu um cão com histórico de emagrecimento progressivo, descamação na pele, áreas de alopecia e onicogrifose. O animal estava vacinado e vermifugado. Ao realizar exame citológico de material proveniente de uma punção do linfonodo poplíteo do referido animal, foram encontrados parasitos no citoplasma de macrófagos. Esses parasitos apresentavam morfologia arredondada, com núcleo e cinetoplastos bastante visíveis e flagelo indistinguível. Provavelmente, trata-se de um caso de
leishmaniose.
demodicose.
demodicose.
erliquiose.
Os ratos e os camundongos pertencem à subordem Sciurognathi, família Muridae, subfamília Murinae; são considerados sinantrópicos, por associarem-se ao homem em virtude de terem seus ambientes prejudicados pela ação do próprio homem. Sobre estes animais, é correto afirmar que
o camundongo é uma espécie de hábito fossorial, seu abrigo preferencial fica abaixo do nível do solo. São encontrados facilmente em galerias de esgotos e águas pluviais, caixas subterrâneas de telefone, eletricidade etc. Podem, também, construir ninhos no interior de estruturas, em locais pouco movimentados, próximos às fontes de água e alimentos.
os ratos de telhado são animais de pequeno porte que raramente ultrapassam 25g de peso e 18cm de comprimento (incluindo a cauda). Desta forma, são transportados passivamente para o interior das residências, tornando-se importantes pragas intradomiciliares. Uma vez em seu interior, podem permanecer por longo período sem serem notados, sendo sua existência detectada quando a infestação já estiver estabelecida.
a ratazana tem o hábito de viver usualmente nas superfícies altas das construções, em forros, telhados e sótãos onde constroem seus ninhos, descendo ao solo em busca de alimento e água. Vivem em colônias de indivíduos com laços parentais, cujo tamanho depende dos recursos existentes no ambiente. Seu raio de ação tende a ser grande devido à sua habilidade em escalar superfícies verticais e à facilidade com que anda sobre fios, cabos e galhos de árvores.
As leishmanioses são doenças que estão entre as endemias prioritárias pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Grande parte dos casos de leishmaniose relatados no mundo acontece no Brasil, e observase um aumento no número de casos da doença em seres humanos e animais no País. Sobre estas importantes zoonoses, é correto afirmar que
gatos são refratários à infecção por Leishmania chagasi.
a maioria dos cães infectados apresenta sinais clínicos evidentes da infecção por Leishmania chagasi.
os principais vetores das leishmanioses são os carrapatos conhecidos como carrapatos vermelhos do cão.
mesmo as espécies de Leishmania sendo morfologicamente muito semelhantes, elas causam doenças com característica epidemiológicas e clínicas bastante diversas em seres humanos.
A doença de Lyme, também conhecida como borreliose de Lyme, foi identificada inicialmente em 1975 após a investigação de uma grande quantidade de casos de artrite em crianças nos Estados Unidos. Atualmente, já se conhece bem mais sobre essa doença. Em relação a este assunto, assinale a alternativa incorreta.
A doença de Lyme já foi relatada em humanos, cães, equinos e bovinos.
Os sinais clínicos em humanos incluem erupções de pele no local de ligação do carrapato, seguidas por artrite, dor muscular e anormalidades cardíacas ou neurológicas.
Cães não apresentam sinais clínicos da infecção.
A doença de Lyme aguda normalmente responde ao tratamento com amoxicilina e oxitetraciclina.
Os europeus trouxeram o pombo doméstico para o Brasil no século XVI. Este animal adaptou-se muito bem aos grandes centros urbanos, devido à facilidade de obtenção de alimento e abrigo. Em liberdade, os pombos domésticos permanecem próximos de habitações humanas, onde podem causar diversos problemas quando presentes em número excessivo. As fezes ácidas dos pombos, além de sujar, podem provocar danos à pintura de veículos e ao patrimônio histórico e artístico. Em relação aos pombos, é correto afirmar que
os métodos de controle letais são os métodos mais eficazes a médio e longo prazo.
como são pragas urbanas, qualquer pessoa pode atuar no controle dos pombos urbanos, mesmo que isso cause a morte, danos físicos ou sofrimento ao animal.
impedir o acesso das aves ao alimento não é uma medida eficaz, pois esses animais sempre conseguem alimento na natureza.
impedir o acesso desses animais aos locais de abrigo e reprodução faz parte de um conjunto de medidas eficazes no controle de pombos domésticos.
Todos os morcegos, independente do seu hábito alimentar, podem morder se forem indevidamente manipulados ou perturbados. A raiva é uma doença nervosa típica dos mamíferos, que afeta o sistema nervoso central e não tem cura. Entre outros grupos de mamíferos, os morcegos se destacam pela possibilidade de transmissão, principalmente pelo vampiro-comum. Contudo, outras espécies têm potencialidade para transmitir, quando indivíduos doentes são manipulados por pessoas não capacitadas. Em relação aos quirópteros, assinale a alternativa incorreta.
Presença de morcegos em edificações, principalmente de insetívoros, pode ocasionar acúmulo de fezes, causando odores desagradáveis e característicos, além de poder causar doenças como a histoplasmose.
Em caso de mordida ou mesmo um arranhado por morcegos, o ideal é procurar imediatamente orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima e/ou unidades que realizam tratamento antirrábico humano.
Entre os benefícios diretos que os morcegos podem trazer para o homem, destaca-se a sua contribuição para importantes descobertas na área médica.
Ao localizar uma colônia de morcegos, recomenda-se o extermínio da colônia o mais rápido possível.
Um cão macho, com 3 anos de idade, foi encaminhado ao veterinário por apresentar histórico de tosse crônica e intolerância ao exercício. No exame clínico, foi possível constatar a presença de taquicardia, dispneia e ascite. O exame laboratorial constatou a presença de microfilárias sem bainha no sangue. Sobre este quadro clínico, é correto afirmar que
trata-se de um quadro clínico causado pela leishmaniose visceral canina, confirmado pela presença do parasito no sangue.
pela descrição do quadro clínico e histórico do animal, provavelmente é um caso de dirofilariose canina, enfermidade causada por um protozoário transmitido por carrapatos.
a presença de microfilárias no sangue é característico da erliquiose canina, um hemoparasita que causa anemia grave em cães domésticos.
provavelmente o cão está infectado por Dirofilaria immitis, um verme transmitido por mosquitos dos gêneros Aedes, Anopheles e Culex.
O Aedes aegypti é o principal transmissor do vírus da dengue. Observações recentes comprovaram que fêmeas infectadas com o vírus podem transmitir via ovário (transmissão transovariana) o vírus para seus ovos, que darão origem a mosquitos infectados. Sobre este mosquito, é correto afirmar que
realiza seu ciclo evolutivo na matéria orgânica em decomposição, com muita umidade.
é um mosquito com uma coloração azul metálica, quase negra, apresentando uma faixa prateada central no tórax.
é transmissor da febre amarela em ambientes urbanos.
machos e fêmeas deste mosquito realizam a hematofagia, preferencialmente em seres humanos.
A Anemia Infecciosa Equina é uma doença causada por um lentivírus, da família Retroviridae. A maioria dos equinos infectados mostra sinais moderados que podem não ser detectados e permanecem como portadores assintomáticos por toda a vida. Sobre esta doença, é incorreto afirmar que
o tratamento da doença não é utilizado por ter um custo elevado. Entretanto, é bastante efetivo.
dípteros hematófagos desempenham papel importante na cadeia epidemiológica da doença, atuando como vetores mecânicos.
afeta equídeos e é uma barreira ao comércio desses animais entre países, pois alguns exigem o atestado de que o animal está livre da doença para importação.
uma prática para o controle da doença é a detecção e remoção de animais soropositivos.
A dinâmica de uma doença infecciosa em um grupo de animais varia de acordo com a dinâmica da população de hospedeiros. Os animais podem ser mantidos em grupos por diversas razões e as populações podem ser estáveis ou transitórias. Algumas populações apresentam características mistas (estável e transitória), como os abrigos de animais que adotam políticas contrárias à eutanásia e às populações selvagens. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta uma doença de grande importância em ambiente coletivo.
A transmissão do vírus da Peritonite Infecciosa Felina ocorre principalmente pela via orofecal. Após a infecção oronasal, o vírus inicia a sua replicação nas células do epitélio da faringe, respiratório ou intestinal.
A tosse dos canis é uma síndrome comum entre os caninos, caracterizada pela elevada morbidade e baixa mortalidade. Alguns dos principais agentes envolvidos são: Bordetella bronchiseptica, vírus da parainfluenza canina e adenovírus canino.
A Chlamydophila felis é um patógeno predominantemente associado a quadros persistentes de conjuntivite em gatos.
As bactérias responsáveis por alterações na pele de animais alojados em abrigos coletivo são: Microsporum canis e Microsporum gypseum.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...