Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A vigilância epidemiológica é uma atividade permanente e sistemática, indispensável aos programas sanitários. A obtenção contínua de informações pela vigilância, acerca dos componentes envolvidos com a ocorrência de enfermidades, visa ao oferecimento de elementos de apoio aos programas de prevenção, controle e erradicação. A informação obtida de maneira sistemática, ou em inquéritos e levantamentos específicos, é a matéria prima a ser processada e analisada pelos serviços de vigilância epidemiológica. Considerando que essas informações devem apresentar vinculações de caráter espacial ou geotemporal ou cronológico, assinale a alternativa correta:
Os coeficientes de morbidade expressam a freqüência de uma enfermidade em uma população de uma região, independente do tempo, mas refletem o risco ou a probabilidade que apresenta um indivíduo dessa população de adoecer;
O coeficiente de mortalidade revela o risco de morte de um indivíduo de uma dada população, em uma região definida, durante determinado período de tempo;
O coeficiente de morbidade incidente, ou incidência, reflete a freqüência relativa de todos os casos existentes em uma população, novos e antigos, sendo mais utilizado no estudo das enfermidades de natureza crônica;
O coeficiente de morbidade prevalente, ou prevalência, expressa a freqüência relativa de casos novos na população animal, em uma dada região, durante um determinado período de tempo.
Considere que alguns bovinos vieram a óbito com suspeita de enfermidade do sistema nervoso central. Nessa situação, assinale a opção incorreta quanto a recomendações para coleta de encéfalo de bovinos para exame laboratorial.
Deve-se coletar informações sobre a data e a hora da morte, o tempo decorrido entre a morte e a necropsia e sobre qualquer demora entre a coleta e fixação do material.
Doenças que oferecem risco para a saúde humana, como a raiva e a listeriose, devem ser consideradas antes da realização dos exames, e os cuidados necessários, como o uso de luvas de borracha e de um visor (óculos) durante a abertura do crânio, são recomendados.
Se o material for destinado ao exame histológico, é importante que o manuseio do tecido nervoso, ainda não fixado, seja o mais completo possível para auxiliar o exame macroscópico.
Não é recomendável misturar tecidos de animais diferentes, mesmo que representem casos de uma mesma doença.
Tecidos de cada animal devem ser identificados claramente.
Uma cadela adulta com distensão abdominal evidente à inspeção visual foi apresentada para avaliação. O exame físico indicou que ela apresenta ascite. Com relação a essa situação, julgue os itens subseqüentes.
O teste de ondulação auxilia na diferenciação entre ascite e organomegalia abdominal.
No que concerne à presença da Salmonella spp. (salmonelas) nos alimentos de origem animal e sua relação com as boas práticas de fabricação, julgue os itens que se seguem.
Como a disseminação das salmonelas em superfícies de madeira é baixa, pode-se utilizar tábuas de madeira para o corte de carnes, desde que sejam devidamente lavadas e higienizadas.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. Nos casos de tétano, a base da resposta imune está focada nos mioblastos responsáveis pela fagocitose das bactérias.
Com respeito à adoção de políticas e estratégias para a defesa sanitária animal, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.
[ ] O intercâmbio comercial dos produtos de origem animal deve ser proibido entre regiões com diferentes estados sanitários de febre aftosa, em razão do risco de disseminação da enfermidade entre essas regiões, por vetor mecânico.
[ ] As restrições brasileiras à importação de ruminantes, seus produtos e alimentos para animais, de países onde ocorreu a encefalopatia espongiforme bovina, têm por finalidade prevenir a introdução da enfermidade no País.
[ ] Devido às ocorrência de enfermidades virais em camarões marinhos em cultivo, nos países maiores produtores mundiais, o Ministério da Agricultura proibiu desde 1999 a introdução de crustáceos no Brasil.
[ ] Uma alternativa segura para a transferência de material genético bovino, de países onde ocorre o vírus da febre aftosa exótico para o Brasil, é a importação de embriões submetidos a tratamento específico para a eliminação do agente patogênico.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
V – F – F – V;
F – V – V – V;
F – F – V – V;
V – F – V– F.
Acerca da criação de animais em zona urbana, assinale a opção incorreta, segundo o Código Sanitário Municipal de Vitória – ES.
A exibição de toda e qualquer espécie de animal bravio ou selvagem é permitida em vias e logradouros públicos ou locais de livre acesso ao público.
É de responsabilidade dos proprietários dos animais a perfeita condição de alojamento, alimentação, saúde e bem- estar, bem como as providências pertinentes à remoção dos dejetos por eles deixados nas vias públicas.
É proibido abandonar animais em qualquer área pública ou privada.
Os animais indesejados deverão ser encaminhados pelo proprietário ao Serviço de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde.
Todo proprietário de animal é obrigado a mantê-lo permanentemente imunizado contra a raiva, de acordo com a legislação sanitária.
Um cão trazido para avaliação clínica apresentava, principalmente, prurido intenso, principalmente nas orelhas, flancos e região dorsal, com presença de crostas e descamação. Acerca da abordagem diagnóstica e terapêutica desse caso, julgue os seguintes itens.
Havendo lesões úmidas, é esperado que o prurido melhore com tratamento à base de antibióticos sistêmicos.
No que concerne à presença da Salmonella spp. (salmonelas) nos alimentos de origem animal e sua relação com as boas práticas de fabricação, julgue os itens que se seguem.
É possível evitar a contaminação dos alimentos cárneos derivados de aves por salmonelas, promovendo-se o descongelamento desses alimentos em temperaturas de aproximadamente 25 ºC a 30 ºC. Isso se dá porque o descongelamento acontece mais rapidamente, evitando que essa bactéria cresça.
Com relação ao tétano, doença caracterizada por hiperexcitabilidade reflexa, contrações musculares tônicoclônicas de grupos musculares ou generalizadas, o que, geralmente, acarreta a morte do animal, julgue os itens subseqüentes. O processo de liofilização das vacinas e dos soros antitetânicos tem por finalidade aumentar o grau de pureza desses produtos, diminuindo o risco de ocorrer hipersensibilidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...