Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A raiva ainda é a zoonose que mais causa medo na população e desconforto nas autoridades sanitárias, por ocasionar mortalidade em 100% dos doentes. No entanto, é a única zoonose na qual pode ser utilizada a vacina como forma de tratamento dos infectados. Considerando que o cão é o principal reservatório da raiva em nosso país, assinale a alternativa que descreve as principais medidas para o controle e possível erradicação dessa zoonose:
Vacinação de cães e gatos, vigilância dos animais agressores, vigilância de pessoas agredidas e programas de educação para a população;
Vacinação bianual dos cães e dos seres humanos que residem em zonas urbanas de risco e sacrifício imediato dos animais agressores;
Sacrifício dos animais agressores e vacinação trienal para cães e gatos infectados;
Programas de educação à população, ensinando como tratar da doença em seus animais e vacinação dos cães.
Historicamente, a fixação do homem à terra, gerando excedentes alimentares a partir do advento da agricultura, e o desenvolvimento dos povoados, cidades até as megalópoles, criaram condições ideais à ligação comensal dos roedores com o homem, originando um processo de sinantropia. Esta sinantropia dos roedores e a precariedade dos processos de urbanização, com problemas crescentes de disposição de resíduos sólidos, drenagem adequada de águas pluviais e de construção e tratamento de esgotos, exigem a integração das ações da municipalidade e da comunidade como mecanismo básico para a implantação de um programa de controle de roedores capaz de resultados consistentes.
Os principais roedores sinantrópicos comensais, de que trata o texto acima, são
Rattus rattus, Rhipidomys spp. e Trinomys spp.
Rattus rattus, Bolomys spp. e Akodon spp.
Akodon spp., Bolomys spp. e Cavia spp.
Rattus rattus, Rattus norvegicus e Bolomys spp.
Rattus rattus, Rattus norvegicus e Mus musculus.
Considerando o caso de um cão pastor alemão de 8 anos de idade com sinais de claudicação dos membros pélvicos e tenesmo defecatório, julgue os itens a seguir.
A hiperplasia prostática, que pode causar o tenesmo defecatório, deve ser tratada cirurgicamente com a realização de uma prostatectomia, imediatamente seguida de castração.
Os alimentos quando mal manipulados podem transmitir vários microrganismos e(ou) substâncias químicas prejudiciais à saúde do homem. Em relação às noções de boas práticas de industrialização de alimentos de origem animal, julgue os itens a seguir.
Sanitizante é a mistura de vários tipos de detergentes.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A vacina B19, para brucelose, é produzida com amostra viva (que possui maior capacidade em ativar macrófagos) da Brucella abortus estirpe B19, seguindo normas internacionais. Essa vacina é estável e causa mínimas reações locais e sistêmicas após a inoculação.
A leishmaniose viceral é uma grave zoonose endêmica no Nordeste do Brasil, e tem os cães como seu principal reservatório. Como depende de um vetor (Lutzomyia longipalpis) para sua transmissão, está se propagando rapidamente por vários estados do país. Dentre as opções abaixo, qual a principal medida para conter a propagação dessa zoonose para uma região livre?
Bloqueio de fronteiras para conter a propagação dos vetores;
Estudo epidemiológico periódico nos reservatórios, para avaliar a dispersão do agente;
Vigilância dos vetores e do reservatório através de busca ativa;
Eutanásia dos cães para diminuir os reservatórios não havendo necessidade do combate ao vetor.
Com relação às doenças transmissíveis por alimentos, é correto afirmar que:
São caracterizadas por sintomas restritos ao trato intestinal.
Caracterizam-se por longo período de incubação e curso.
Estão relacionadas à ingestão de alimentos contaminados por microrganismos termolábeis.
São classificadas como intoxicação, quando a toxina é produzida no hospedeiro.
Falhas de manipulação e do tratamento térmico são os principais fatores envolvidos.
Considerando o caso de um cão pastor alemão de 8 anos de idade com sinais de claudicação dos membros pélvicos e tenesmo defecatório, julgue os itens a seguir.
O tenesmo defecatório pode ser causado por fístulas perianais, que são comuns nessa raça de cão.
Os alimentos quando mal manipulados podem transmitir vários microrganismos e(ou) substâncias químicas prejudiciais à saúde do homem. Em relação às noções de boas práticas de industrialização de alimentos de origem animal, julgue os itens a seguir.
A intoxicação alimentar, que pode durar vários dias, é uma doença bastante incômoda, causada pela ingestão de alimentos contaminados.
Julgue os próximos itens em relação aos princípios de imunoprofilaxia e considerando o Programa Nacional de Erradicação da Aftosa (PNEFA) e o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É obrigatória a vacinação com amostra B19 de todos os animais machos com idade entre 3 e 8 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...