Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação à leptospirose, é INCORRETO afirmar:
Os roedores constituem os principais e mais importantes reservatórios dessa zoonose
Muitos animais silvestres, entre eles os roedores, estão perfeitamente adaptados às leptospiras e não manifestam sinais clínicos ou lesões ocasionadas pela doença
O aumento no índice pluviométrico, temperaturas elevadas e aumento na população de roedores são fatores que favorecem o aparecimento de surtos de leptospirose
Como medidas de controle e prevenção em Saúde Pública encontram-se as vacinações em massa tanto de seres humanos quanto de animais domésticos, sendo este protocolo já estabelecido há muitos anos
As principais medidas de controle contra a leptospirose incluem: higiene pessoal, uso de roupa protetora para trabalho rural, drenagem de terrenos baixos (pântanos e brejos), construções à prova de roedores, proteção de alimentos, destinação correta de resíduos (lixo), controle da infecção de animais domésticos, evitar contato em águas contaminadas e quimioprofilaxia de grupos ocupacionais expostos.
Acerca da utilização de mandioca na alimentação animal, julgue os itens a seguir.
A mandioca brava não apresenta restrição de uso na alimentação animal em razão de ser pobre em ácido cianídrico.
Considerando os programas nacionais de controle de doenças de animais, julgue os itens que se seguem.
O estado do Pará integra a zona livre de peste suína clássica, por estar protegido por barreiras naturais.
Em relação à tuberculose zoonótica, é correto afirmar
A tuberculose humana de origem animal tem como principal agente etiológico o Mycobacterium tuberculosis.
As micobactérias tuberculosas são bacilos álcool-ácido-resistentes, Gram-negativos e esporulados
As micobactérias tuberculosas são resistentes a muitos desinfetantes, a dessecação e a outros fatores ambientais adversos devido ao alto conteúdo de lipídeos em sua parede.
A prevalência da tuberculose humana de origem animal tem um aumento relativo em países que obrigaram a pasteurização do leite
Primatas não-humanos não são suscetíveis ao M. tuberculosis e ao M. bovis, não constituindo um risco à saúde pública.
Acerca da utilização de mandioca na alimentação animal, julgue os itens a seguir.
Quando a folhagem dessa espécie se destina à produção de feno para monogástricos (aves, suínos e cavalos), deve-se utilizar as partes mais tenras (hastes novas e folhas). No caso da alimentação de ruminantes (bovinos, caprinos e ovinos), essa seleção não precisa ser tão criteriosa, podendo-se utilizar também o caule.
Considerando os programas nacionais de controle de doenças de animais, julgue os itens que se seguem.
Para efeito de diagnóstico da AIE, a prova oficial utilizada é a soroaglutinação em placa de vidro. O eqüídeo cujo soro reagir positivamente a esta prova é considerado portador de AIE.
Acerca da utilização de mandioca na alimentação animal, julgue os itens a seguir.
As raízes de mandioca destacam-se como fonte de proteína, que é o componente quantitativamente mais importante das rações alimentícias para diferentes espécies animais.
Considerando os programas nacionais de controle de doenças de animais, julgue os itens que se seguem.
Para o programa de tuberculose, a tuberculinização cervical simples é a prova de triagem indicada devido a sua boa sensibilidade. A tuberculinização na prega anocaudal também é utilizada como prova de triagem, exclusivamente em gado de corte.
A pecuária orgânica representa grande potencial no país, sendo a região do lavrado de Roraima identificada como uma área adequada a esse tipo de pecuária. Com relação a esse sistema de pecuária, julgue os itens que se seguem.
O consórcio de pastagem de gramínea com leguminosa visa aumentar o consumo de matéria seca total e de proteína bruta e melhorar, dessa forma, o desempenho animal.Considerando os programas nacionais de controle de doenças de animais, julgue os itens que se seguem.
Independentemente do sexo, é obrigatória a vacinação de todos bovinos e bubalinos, entre 3 e 8 meses de idade, com amostra B19. Em propriedades certificadas, recomenda-se que as bezerras sejam vacinadas até 6 meses de idade, de forma a minimizar a possibilidade de reações vacinais nos testes de diagnóstico.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...