Lista completa de Questões de Zootecnia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Você é o gerente de um frigorífico de bovinos e recebe uma encomenda de 5.000 kg do músculo Longíssimus dorsi para ser exportado para um determinado país. Qual o número de bovinos que deverão ser abatidos para que se possa atender este importador, considerando que:
Assinale a alternativa correta:
Sobre a conservação de forragens, considere as afirmativas a seguir.
I. A recomendação geral é que a planta de milho deva ser colhida nos intervalos de 30 a 35% de MS para confecção de silagens. Teores de MS abaixo de 30% estariam relacionados com menor produção de MS, perdas de matéria seca por lixiviação, baixa qualidade da silagem e redução no consumo por animais.
II. Os teores de 30 a 35% são obtidos nas plantas de milho no momento em que a consistência dos grãos estiver variando entre o estádio pastoso e o farináceo duro, o que corresponde à visualização da linha de leite entre 1/3 e 2/3.
III. Tradicionalmente o material mais utilizado para ensilagem é a planta de milho, devido a sua composição bromatológica preencher os requisitos para confecção de uma boa silagem como: teor de matéria seca (MS) entre 30% a 35%, e no máximo de 1,5% de carboidratos solúveis na matéria original, alto poder tampão e por proporcionar uma boa fermentação microbiana.
IV. Os teores de 40 a 45% são obtidos nas plantas de milho no momento em que a consistência dos grãos estiver variando entre o estádio pastoso e o farináceo duro, o que corresponde à visualização da linha de leite entre 1/4 e 1/2.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Uma ração concentrada com 16% de proteína bruta composta de milho triturado, sorgo triturado, farelo de soja, farelo de girassol, fosfato bicálcico, calcário, premix mineral, premix vitamínico e sal comum e, sabendo-se que: o sorgo substitui 25% do milho e que a fórmula final da ração deve conter 10% de farelo de girassol, 0,35% de fosfato bicálcico, 0,65% de calcário, 0,01% de premix mineral, 0,05%% de vitamínico e 0,35% de sal comum. A partir da composição química em proteína bruta de 9,3%, 11,0%, 45,0% e 49,5%, respectivamente para o milho, sorgo, farelo de soja e farelo de girassol, sendo que os demais não têm proteína, a fórmula final deverá ter, respectivamente, de milho, sorgo e farelo de soja:
Considere as afirmativas a seguir:
I. O gossipol é um composto fenólico encontrado no caroço de algodão.
II. Os caroços de algodão podem substituir totalmente os grãos de soja na alimentação de aves em postura, pois apresentam qualidades energéticas e protéicas semelhantes.
III. O farelo de algodão pode ser fornecido para animais monogástricos sem restrições dietéticas.
IV. O farelo ou os caroços de algodão podem ser fornecidos para os animais ruminantes, porque estes animais são tolerantes ao gossipol.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Analise as afirmativas seguintes sobre o uso da uréia na alimentação animal.
I. A economia de proteína verdadeira e a minimização do custo de um sistema produtivo são os principais fatores que levam à utilização do nitrogênio-não-protéico na alimentação dos animais ruminantes.
II. Para que os microrganismos utilizem o nitrogênio-não-protéico na síntese de proteína bruta microbiana, há necessidade de disponibilidade de cetoácidos que são provenientes, em sua maior parte, da fermentação dos polissacarídeos presentes nas dietas dos animais ruminantes.
III. Bezerros com sete meses de idade, desmamados precocemente, não podem receber uréia em suas dietas porque exigem maiores quantidades de proteína verdadeira para síntese de músculos e apresentam menores eficiências de digestão e de absorção.
IV. A biodisponibilidade de enxofre e sua relação com nitrogênio total da dieta não tem influência sobre a utilização do nitrogênio-não-protéico.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Pela composição química do caroço de algodão, da soja e do trigo em grãos e de seus co-derivados para uso na alimentação animal, pode-se afirmar que:
I. O uso de grãos de soja nas rações de ruminantes deve ser limitado pelas altas concentrações de óleo, pois, este, em altos níveis, provoca liberação excessiva de energia para os microrganismos de rúmen, o que reduz a digestão da celulose.
II. Baixa atividade ureática nos grãos de soja ou no farelo de soja indica que os mesmos foram adequadamente tostados apresentando, conseqüentemente, baixas concentrações de fatores antitrípticos.
III. O fator antitríptico da soja e o gossipol no caroço de algodão são os principais fatores limitantes para os animais monogástricos.
IV. Nas rações com alta energia, deve-se usar maiores quantidades possíveis de farelo de trigo, porque este é um alimento com altos teores de proteína bruta e baixos teores de fibra bruta.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Apesar dos esforços da vigilância sanitária, a "raiva", uma das mais graves zoonoses, continua levando muitos seres humanos ao óbito. Os cães e os gatos são os principais reservatórios dessa grave zoonose, no entanto em algumas regiões do nosso país, o "morcego hematófago" tem surgido como a principal fonte de infecção para os seres humanos, incluindo as crianças, levando ao óbito algumas dezenas de pessoas.
Quais os motivos que levam essa espécie de animal a ocupar tão importante papel na transmissão da raiva humana?
Desequilíbrio nos ecossistemas onde vivem os morcegos hematófagos, desmatamento, retirada de animais silvestres e domésticos.
Crescimento desordenado das colônias de morcegos hematófagos.
Migração dos morcegos hematófagos para as cidades, da mesma forma que os não hematófagos.
Contato humano com colônias de morcegos hematófagos, turismo ecológico em ambientes silvestres que tenham colônias de morcegos hematófagos.
Desequilíbrio ecológico com crescimento desordenada das colônias.
Considere as seguintes afirmações sobre as variações dos preços de alimentos no mercado interno brasileiro, após a implementação do Plano Real.
I. Entre os anos de 1995 e 1998 os preços dos alimentos experimentaram significativas taxas de queda, em relação aos demais segmentos de varejo.
II. Uma interpretação corrente entre os economistas explicou a estabilização dos preços agrícolas ocorrida no período pós Plano Real como efeito da "âncora verde", isto é, dos ganhos internos de produtividade da atividade agrícola, que possibilitaram aumentar a oferta de alimentos no mercado interno e, conseqüentemente, reduzir os preços.
III. Outra interpretação recusou validade à hipótese da "âncora verde", afirmando que a redução de preços dos alimentos aos consumidores encontrava-se relacionada ao acirramento da concorrência no segmento de varejo, uma vez que estes últimos subiram menos relativamente à evolução dos preços dos alimentos em nível de produtor e da própria indústria de alimentos.
IV. Para os autores dessa última corrente, os fatores que condicionaram a queda de preços dos alimentos em nível de consumidor podem ser sintetizados em três aspectos: 1) ajustes endógenos no interior das empresas; 2) inovações nas formas de coordenação entre firmas; e 3) mudanças estruturais no ambiente do setor varejista.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Para selecionar conjuntos de células não adjacentes no Microsoft Excel 2000, enquanto se efetua a seleção, deve-se manter pressionada a tecla (ou combinação de teclas):
A figura seguinte representa o botão de atalho da tela do programa Word 2000, e corresponde a:
Inserir tabela.
Inserir planilha do Microsoft Excel.
Autoformatação de tabela.
Dividir células.
Mesclar células.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...