Lista completa de Questões de Zootecnia do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O Brasil é o principal exportador mundial de carne de frangos, sendo que o Estado do Paraná é o principal produtor nacional. Como diretor de uma empresa exportadora de frangos, você recebe um pedido de um país asiático para exportar 20.000 kg de asa de frango. Em função disto, quantos frangos deverão ser abatidos, considerando que:
33.614 frangos de corte.
57.143 frangos de corte.
80.000 frangos de corte.
100.000 frangos de corte.
114.286 frangos de corte.
Você é o nutricionista de uma empresa e tem que formular um suplemento vitamínico-mineral para suínos em terminação, cuja exigência de vitamina A é 3.500 UI/kg de ração. Determinar a porcentagem de Vitamina A que deve ser adicionada no suplemento vitamínico-mineral, cuja inclusão é de 5 kg/tonelada de ração. Considerar que a vitamina A comercial apresenta 500.000 UI/g:
O Brasil, atualmente, é o maior exportador mundial de carne de frango de corte, porém, a partir de janeiro de 2006, o Mercado Comum Europeu proibiu a importação de carne de animais em que se utilizaram os promotores de crescimento antibióticos na sua criação. Assim, as grandes empresas brasileiras estão se adequando a este novo modelo de produção, visando manter os atuais índices produtivos. Para isto, estão utilizando outros aditivos nas rações. Entre estes aditivos tem-se dado grande destaque aos seguintes:
I. Prebiótico: são microrganismos que são fornecidos aos animais e que contribuem para o balanço microbiano do intestino, pois colonizam o trato digestório e atuam principalmente por exclusão competitiva com microrganismos enterapatogênicos, melhorando, desta forma, a eficiência alimentar e a sanidade animal.
II. Probiótico: são substâncias presentes nos ingredientes das rações e/ou adicionadas a elas, que não são digeridas no trato digestório por falta de enzimas específicas. Desta forma, serão substrato nutricional para uma ou mais cepas de bactérias benéficas, resultando em melhor equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo os processos de digestão, absorção e sanidade animal.
III. Ácidos orgânicos: são substâncias como o ácido fumárico, cítrico e lático que melhoram o equilíbrio da microbiota intestinal, favorecendo o hospedeiro, visto que a redução do pH elimina principalmente as bactérias enteropatogênicas, além de melhorar o processo de digestão e absorção de nutrientes (minerais e aminoácidos).
IV. Enzimas exógenas: são adicionadas às rações e visam remover ou promover a hidrólise de fatores antinutricionais e aumentar a digestibilidade dos nutrientes, principalmente aqueles que não são aproveitados pelos animais monogástricos.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
O mercado consumidor tornou-se mais exigente, procurando além de preços, produtos de qualidade. Assim, além de peso para o abate, os bovinos devem ter uma boa expressão de massa muscular e um mínimo de cobertura de gordura na carcaça (3 a 5 mm). Avaliando as diferentes raças ou mesmo uma determinada raça, existem animais com as mais diferentes características morfológicas, o que pode influenciar no custo de produção e qualidade do produto final. A escolha de animais geneticamente superiores, oriundos de seleção ou cruzamento de raças de corte específicas para a produção de carne, quando combinados com manejo e alimentação adequada, promoverão alto grau de rendimento e melhoria da qualidade da carcaça. De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
Observe as alternativas abaixo e assinale a incorreta:
Os prejuízos ambientais causados pela falta de tratamento e manejo inadequado dos resíduos da produção animal são incalculáveis. Esses resíduos orgânicos, quando manejados e reciclados adequadamente no solo, deixam de ser poluentes e passam a constituir valiosos insumos para a produção agrícola sustentável.
O esterco pode ser classificado de acordo com três consistências básicas: sólido (16% ou mais de sólidos), semi-sólido (12 a 16% de sólidos), e líquido (12% ou menos de sólidos).
As "camas de frango" devem ser consideradas uma boa fonte de proteína animal a ser utilizada na alimentação de bovinos.
A compostagem é um processo biológico de transformação da matéria orgânica crua, biodegradável, em substâncias húmicas.
A esterqueira para material líquido, também conhecida como chorumeira, pode ser utilizada em propriedades que disponham de água em abundância para lavagem dos currais e de carretas-tanque para transportar a água servida até as lavouras ou pastagens.
A inseminação artificial (IA) é uma técnica singular, desenvolvida para o melhoramento genético dos animais, já que poucos reprodutores selecionados produzem sêmen suficiente para inseminar milhares de fêmeas anualmente. Quando realizada adequadamente, apresenta poucas desvantagens em sua utilização. Em relação a este tema, pode-se afirmar que a IA:
Aumenta o risco de propagação de doenças sexualmente transmissíveis.
Não permite cruzamentos que modifiquem as características de produção.
Permite que machos jovens selecionados não necessitem ser avaliados após a puberdade.
Retarda a introdução de novos processos genéticos.
Possibilita a larga expansão de reprodutores superiores de alto valor genético em qualquer tipo de criação.
A fertilidade de um macho reprodutor está relacionada a vários fenômenos. Um reprodutor infértil é rapidamente identificado, porém aquele com fertilidade reduzida apresenta sérios problemas e ocasiona perdas econômicas para os criadores e para a indústria da inseminação artificial. Entre as várias causas para a infertilidade masculina, pode-se citar:
Ausência da fêmea em cio no recinto da coleta de sêmen.
Alta densidade populacional, levando a um extremo estresse.
Distúrbio ocasionado pela vacinação contra febre aftosa.
Condição de grupamento social antigo.
Fornecimento de concentrados protéicos ao animal em período de monta.
De acordo com a DNAGRO, dos produtos destinados à alimentação animal, estão isentos da inspeção e fiscalização obrigatória:
Fenos moídos.
Rações medicamentosas.
Sais mineralizados.
Sementes e grãos.
Probióticos.
Galinhas poedeiras leves na fase de produção, consumindo diariamente 100 gramas de ração, devem consumir quantidades adequadas de cálcio e de fósforo disponível, aproximadamente em uma relação:
1:1
2:1
11:1
4:1
6:1
A luz é um importante estímulo para a maximização da produção de ovos. As galinhas, na fase de produção, recebem o total diário de luz (natural mais artificial) de:
12 a 13 horas.
19 a 20 horas.
21 a 22 horas.
16 a 17 horas.
23 a 24 horas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...