Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A matriz desenvolvida pela empresa norte-americana de consultoria BCG (Boston Consulting Group) é uma ferramenta que ajuda a selecionar estratégias de crescimento de acordo com a participação dos produtos e serviços no mercado. Com relação a essa ferramenta, assinale a opção correta.
As organizações não devem investir em produtos do tipo vaca leiteira, pois esses produtos requerem alto investimento, mas apresentam baixa perspectiva de retorno.
Produtos do tipo vaca leiteira possuem pequena participação no mercado, mas possuem grande potencial de crescimento.
Em mercados estabilizados, produtos do tipo estrela possuem grande participação, mas pequenas taxas de crescimento.
Produtos do tipo vira-latas ou abacaxi possuem grande participação no mercado, mas não apresentam potencial de crescimento.
Produtos do tipo ponto de interrogação possuem grande potencial de crescimento, mas ainda apresentam pequena participação no mercado.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, acerca de administração de recursos materiais.
O custo do estoque de segurança deve ser calculado usando-se os juros correspondentes à imobilização de capital necessário para mantê-lo, sendo, nesse caso, desnecessário considerar custos de armazenagem, seguro, depreciação.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2010
Assinale a alternativa que define a cessão de um material pertencente do patrimônio de uma instituição.
Ocorre quando materiais são entregues na organização com a transferência gratuita de posse e direito de uso.
Ocorre quando os materiais são produzidos no próprio órgão.
Cessão é a troca de materiais ocorrida entre organizações e que tenham o mesmo valor comum.
Cessão é a mesma coisa que aquisição remunerada de material com a utilização de recursos orçamentários disponíveis na organização.
O poder é a capacidade de influenciar subordinados e colegas por meio do controle dos recursos organizacionais, o que distingue a posição de liderança. Dos tipos de poder organizacional, aquele que está baseado nos talentos e nas habilidades, que deriva dos talentos especiais, do conhecimento e da experiência anterior de um gerente, é o poder
carismático.
de referência.
de informação.
de especialização.
coercitivo.
Sobre a cultura e o clima organizacional, assinale a única opção falsa.
A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre as pessoas.
O clima pode ser tocado e visualizado. Pode também ser percebido psicologicamente.
A cultura organizacional condiciona e determina as normas de comportamento das pessoas dentro de cada empresa.
São elementos de avaliação do clima organizacional: processos de liderança, forças motivacionais, comunicações, processos de interação/influência, tomada de decisões, formulação de objetivos e controles.
O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, referentes à dinâmica das organizações.
Na construção de cultura organizacional, os heróis figuras cujo comportamento serve de modelo para seus seguidores e possuem características altamente valorizadas em uma cultura podem ser tanto personagens reais quanto imaginários.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos.
A gestão organizacional com base em processos pressupõe a estruturação da organização em torno do modo de realização do trabalho, com a preocupação voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior.
Nas entidades em geral, as atividades relacionadas com o ponto de vista do tempo em que deverão ser feitas, e que estabelece a ligação entre os grandes objetivos e diretrizes e os procedimentos do planejamento em um prazo mais restrito são chamados de planejamento
em longo prazo.
de temporalidade.
em médio prazo.
sazonal.
em curto prazo.
O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se
modelo participativo de gestão.
inovação informacional.
governança corporativa.
ética comportamental.
probidade administrativa.
Administração - Administração de Estoques - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens a seguir, acerca de administração de recursos materiais.
Para otimizar o uso dos recursos financeiros e orçamentários, é possível desenvolver e usar modelos matemáticos ou estatísticos que reduzam a necessidade de estoque, preservando-se, contudo, os interesses e as capacidades operativas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...