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Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O novo diretor de determinado órgão público, objetivando apagar da memória dos servidores a máxima manda quem quer, obedece quem tem juízo, instituída na cultura da organização pelo antigo diretor, que permanecera no cargo durante trinta anos, anunciou a realização de certame para a escolha de uma canção comemorativa dos quarenta anos de existência do órgão, por meio da qual seriam enaltecidos valores e princípios positivos que norteiam o órgão. O anúncio foi feito durante a tradicional reunião de prestação de contas mensal, em que são comunicadas notícias internas, como promoções, exonerações e apresentação de novos colaboradores.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, a respeito de clima e cultura organizacional.
A referida reunião mensal corresponde a um rito da cultura organizacional.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação ao processo organizacional, julgue os seguintes itens.
A ordem é um exemplo típico de comunicação colateral no processo organizacional.
Em programas de estagiários e trainees, o tutor é responsável pelo monitoramento, acompanhamento e aconselhamento do estagiário/trainee no dia a dia de sua participação no programa. A contribuição do tutor é abrangente e decisiva. Entre as manifestações mais evidentes de seu papel, marque a única incorreta.
Servem de apoio, quando surgem barreiras e dificuldades.
Estimulam a visão crítica e um sadio inconformismo.
São exemplos vivos, do tipo faça o que eu faço: não desperdiçam seu próprio talento.
Ajudam-no a criar uma auto-imagem positiva, não sendo destrutivos.
Ajudam na manutenção financeira e no equilíbrio emocional do jovem.
Assinale a alternativa incorreta:
os ativos intangíveis, de cada empresa, configuramSe como importante fonte de vantagem competitiva ao traduzirem para o universo da práxis, os conceitos de competência e da gestão por competências.
um modelo articuiado por competências presta-se como fundamental no atual contexto empresarial, pois as empresas enfrentam um ambiente mais turbulento e competitivo.
a gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perñs profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio. identificando pontos de carência e pontos de excelência.
para o Sucesso da implementação da gestão por competências, é necessário que as empresas tenham processos bem delineados, os quais facilitam a identificação das atividades e respectivos responsáveis.
empresas com estruturas organizacionais matriciais ou horizontalizadas tendem a dificultar a implantação deste tipo de modelo de gestão
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As pessoas constituem o mais importante ativo das organizações, devendo ser selecionadas com a maior competência possível. Com relação ao recrutamento e à seleção de pessoas, julgue os itens subsequentes.
Os critérios de seleção de pessoas devem considerar as características individuais, as características do trabalho e as necessidades da organização.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A respeito da dinâmica das organizações, julgue os itens que se seguem.
A teoria de Maslow cita as necessidades humanas como uma pirâmide, fazendo um paralelo com uma hierarquia. Na base dessa pirâmide, encontram-se as necessidades básicas ou fisiológicas e o pressuposto é: uma necessidade, em qualquer ponto da hierarquia, precisa ser atendida antes que a necessidade do nível seguinte se manifeste.
Na figura acima, o preço de um produto pode variar entre os preços 1 e 2. Com relação às estruturas básicas de funcionamento do mercado, afirma-se que
Qx. significa excesso de oferta.
Qx. significa excesso de demanda.
Qy. significa excesso de produção.
Qy. significa excesso de consumo.
Qx.e Qy significam excesso de produção.
Julgue os itens subsecutivos, referentes a estratégias de melhoria das atividades e produtos.
Desenvolver e introduzir produtos para atender às necessidades do consumidor é um dos processos tratados pela abordagem ECR (efficient consumer response).
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2010
O paradigma da empresa flexível (Atkinson e Meager, 1986, p. 2-11), incorpora diversos tipos de flexibilidade no que se refere à gestão dos recursos humanos, com exceção:
da flexibilidade numérica.
da flexibilidade funcional.
do distanciamento.
da flexibilidade profissional.
da flexibilidade salarial.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O novo diretor de determinado órgão público, objetivando apagar da memória dos servidores a máxima manda quem quer, obedece quem tem juízo, instituída na cultura da organização pelo antigo diretor, que permanecera no cargo durante trinta anos, anunciou a realização de certame para a escolha de uma canção comemorativa dos quarenta anos de existência do órgão, por meio da qual seriam enaltecidos valores e princípios positivos que norteiam o órgão. O anúncio foi feito durante a tradicional reunião de prestação de contas mensal, em que são comunicadas notícias internas, como promoções, exonerações e apresentação de novos colaboradores.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, a respeito de clima e cultura organizacional.
Infere-se da situação apresentada que o objetivo do novo diretor do órgão está voltado para a mudança da cultura organizacional, que, envolvendo aspectos mais superficiais, reflete o clima organizacional, relacionado a aspectos mais enraizados na organização.
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