Questões de Administração

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Em entrevista para uma revista de negócios, o diretor de uma grande empresa afirmou que as vendas são a ponta do iceberg do marketing. Ele continuou explicando que o objetivo do marketing é

  • A. conhecer o cliente tão bem a ponto de o esforço de venda se tornar supérfluo.
  • B. criar peças de divulgação a fim de comunicar um valor superior para os consumidores.
  • C. fornecer um padrão de vida mais alto para os clientes e a sociedade como um todo.
  • D. promover a livre troca de produtos e serviços de qualidade com os clientes.
  • E. selecionar mercados-alvo e vender em maior quantidade do que os concorrentes.

São métodos tradicionais de avaliação do desempenho, exceto:

  • A.

    método das escalas gráficas.

  • B.

    método da escolha forçada.

  • C.

    método da pesquisa de campo.

  • D.

    método da entrevista amostral.

  • E.

    método dos incidentes críticos.

Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.

Ao coletar as informações para definir as novas formas de controle, Paulo privilegiou o fluxo comunicativo circular.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de pessoas nas organizações compete a um subsistema organizacional que tem propósitos específicos, mas que se inter-relaciona com outros subsistemas organizacionais. No que concerne à gestão de pessoas nas organizações, julgue os próximos itens.

A área de gestão de pessoas, em organizações públicas, desempenha papel preponderante na preparação dos servidores para a implementação de mudanças decorrentes da adoção de novas tecnologias.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização no trabalho não se limita a procedimentos, uso correto de agenda e treinamento adequado. Ela abrange, sobretudo, a integração perfeita do profissional com a função que ocupa. Em referência às prioridades e à organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O gestor que orienta os profissionais sob sua gerência possibilita a prospecção de oportunidades e de novas formas de atuação, bem como o fortalecimento de relacionamentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma consultoria de marketing é contratada para elaborar um relatório de análise do mercado e do consumidor nos dias de hoje e, ao final do trabalho, destaca os seguintes fatores:

I – os entraves burocráticos e os problemas na tecnologia de comunicação dificultaram às empresas fazer negócios em outros países e, aos consumidores, comprar produtos estrangeiros.

II – muitos países regulamentaram alguns setores e taxaram determinadas atividades para aumentar a concorrência e as oportunidades de crescimento, oferecendo mais alternativas para os consumidores.

III – clientes esperam mais qualidade e serviços, têm cada vez menos tempo para gastar, querem mais conveniência, percebem menos diferenças reais entre os produtos e mostram menos fidelidade à marca.

O departamento de marketing da empresa contratante deve levar em consideração o(s) fator(es)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A Avaliação 360º é um método

  • A.

    que se baseia no fato de que, no comportamento humano, existem certas características extremas capazes de levar a resultados positivos (sucesso) ou negativos (fracasso).

  • B.

    que consiste na utilização de retornos que incluem diversas fontes que tentam captar o maior número de canais e direções.

  • C.

    que enfatiza o desempenho futuro, ou melhor, as potencialidades ou as características do avaliado as quais facilitarão que amanhã este assuma tarefas e atividades que lhe serão atribuídas por vários canais e direções.

  • D.

    que se baseia na comparação periódica entre os resultados fixados (ou esperados) para cada funcionário e os resultados efetivamente alcançados.

  • E.

    desenvolvido com base em entrevistas com o superior hierárquico. É amplo e permite, além de um diagnóstico do desempenho do empregado, a possibilidade de planejar juntamente com o supervisor seu desenvolvimento.

Paulo, novo diretor de uma organização pública, pretende desenvolver um sistema de controle capaz de apontar erros cometidos durante a execução dos serviços. Para a consecução de seu objetivo, definiu novas formas de controle com base em informações que coletou pessoalmente, ao interagir com colaboradores de todos os setores da instituição, sem se restringir aos métodos tradicionais de obtenção de dados.

Considerando essa situação hipotética, julgue os seguintes itens, que dizem respeito ao processo organizacional.

O sistema que Paulo pretende desenvolver apresenta uma das principais características de um sistema de controle efetivo: a instantaneidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à abordagem sistêmica das organizações, julgue os itens de 97 a 106.

A eficácia do modelo de gestão por resultados depende da definição de metas factíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

No processo de formação de políticas de gestão de pessoas nas organizações, a análise de cargos é considerada ação de importância secundária.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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