Questões de Administração

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No que se refere à gestão por competências, julgue o item abaixo.

Quanto à relevância no contexto organizacional, as competências classificam-se em emergentes, estáveis, declinantes ou transitórias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração pública, julgue os itens seguintes.

O paradigma que apresenta o cliente como foco da qualidade depara-se com a subjetividade de conceitos, como os da rapidez, confiabilidade, precisão e validade, além das peculiaridades desses conceitos quando entendidos sob a ótica de cada indivíduo. Assim, o encantamento do cliente — que no setor privado já é um desafio árduo e contínuo se compreendido no contexto financeiro — muito mais complexo vem a ser quando se dá no contexto do lucro social, foco das organizações do setor público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A organização no trabalho não se limita a procedimentos, uso correto de agenda e treinamento adequado. Ela abrange, sobretudo, a integração perfeita do profissional com a função que ocupa. Em referência às prioridades e à organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O ato de interromper o trabalho com frequência para atender os outros, o de levar para casa trabalho que poderia ser feito no dia seguinte e o de demonstrar hiperatividade social no trabalho são indícios de dificuldades de priorização no contexto de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

O cenário de atuação mercadológica conduz as empresas à adoção de novas crenças e práticas de marketing. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a direção de uma empresa deveria

  • A. buscar inovações constantes em sintonia com as necessidades dos clientes.
  • B. concentrar as atividades de marketing em um departamento especializado.
  • C. desenvolver parcerias com fornecedores de matériaprima e serviços.
  • D. empreender esforços para atender mercados-alvo bem definidos.
  • E. equilibrar o lucro proporcionado aos acionistas com todos os interessados.

Em relação aos métodos de avaliação do desempenho, segundo Chiavenato (1989), é considerada uma vantagem do Método de Pesquisa de Campo:

  • A.

    permitir aos avaliadores um instrumento de avaliação de fácil entendimento e aplicação simples.

  • B.

    proporcionar pouco trabalho ao avaliador no registro de avaliação, simplificando-o enormemente.

  • C.

    ser um método fundamentalmente comparativo e discriminativo.

  • D.

    proporcionar resultados mais confiáveis e isentos de influências subjetivas e pessoais, pois elimina o efeito da estereotipação.

  • E.

    ser o método mais completo de avaliação.

A qualidade de uma organização é determinada em grande parte pela competência das pessoas que ela emprega. Assim sendo, diante das novas demandas por recursos humanos advindas da automação dos negócios, a gestão de pessoas deve

  • A.

    focar as rotinas de manutenção de um contrato de trabalho: recrutamento, seleção, remuneração, planos de cargos e salários, benefícios, entre outros.

  • B.

    transformar as rotinas de pessoal na parte mais importante da relação contratual indivíduo-organização, para contribuir com o processo de confiança e credibilidade da empresa.

  • C.

    ser vista como a gestão de uma relação com pessoas com as quais não se mantém mera relação contratual, e sim, uma parceria, um processo contínuo de compartilhamento de responsabilidades.

  • D.

    ser a única responsável pela aquisição e manutenção dos recursos da força de trabalho, sendo preciso, para tanto, reforçar a visão da gestão fortemente baseada na divisão funcional e na concepção dos empregados como recursos.

  • E.

    atribuir ao gerente de cada equipe, como um líder autêntico, a missão de ajudar a construir a competência e a motivação de seu grupo, fazendo, com que o Departamento de Recursos Humanos perca a sua finalidade e a sua posição na organização.

No que concerne a características das políticas de gestão de pessoas, julgue os seguintes itens.

A descrição das competências de determinada função é feita a partir da análise do trabalho e das características da pessoa que desempenha essa função.

  • C. Certo
  • E. Errado

A eficácia do processo seletivo se encontra no fato de conseguir trazer talentos para a empresa, tornando- a cada dia melhor com as novas aquisições e/ou movimentações internas. No entanto, algumas organizações preferem utilizar o quociente de seleção para mediar a eficácia dos processos seletivos. À medida que o quociente de seleção diminui,

  • A.

    obtêm-se dados sobre a satisfação dos candidatos quanto ao processo seletivo aplicado.

  • B.

    diminui a eficiência do processo.

  • C.

    estabiliza-se a eficiência do processo.

  • D.

    aumenta a eficiência do processo.

  • E.

    mantém-se a eficácia do processo.

A organização no trabalho não se limita a procedimentos, uso correto de agenda e treinamento adequado. Ela abrange, sobretudo, a integração perfeita do profissional com a função que ocupa. Em referência às prioridades e à organização do trabalho, julgue os itens a seguir.

O desperdício de tempo com atividades menos importantes é reduzido com a definição de prioridades e a especificação de metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma companhia petrolífera define sua atividade sob a ótica do mercado estratégico. A partir dessa ótica, seus funcionários devem saber que o negócio da empresa

  • A. abastecer automóveis.
  • B. explorar petróleo.
  • C. fornecer energia.
  • D. produzir combustíveis.
  • E. vender gasolina.
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