Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A tecnologia, se bem usada, sempre será uma aliada poderosa no atendimento a clientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quanto à elaboração, análise e avaliação de projetos e suas etapas, julgue os itens que se seguem.

O planejamento de escopo permite gerenciar o trabalho a ser realizado e o produto a ser entregue.

  • C. Certo
  • E. Errado

"Gestão do Conhecimento significa organizar as principais políticas, processos e ferramentas gerenciais e tecnológicos à luz de uma melhor compreensão dos processos de geração, identificação, validação, disseminação, compartilhamento, proteção e uso dos conhecimentos estratégicos para gerar resultados (econômicos) para a empresa e benefícios para os colaboradores internos e externos (stakeholders)." (TERRA, 2005, p. 8). Selecione a opção incorreta.

  • A.

    O processo de gerenciamento do conhecimento consiste em um ciclo de geração, codificação e coordenação e disseminação do conhecimento.

  • B.

    A disseminação do conhecimento consiste na prática da transferência do conhecimento, podendo ser pela contratação de pessoas, pelas conversas informais e não programadas, ou por reuniões e ações estruturadas que possibilitam a mobilidade do conhecimento pela organização.

  • C.

    Na disseminação da informação, o conhecimento explícito é formalmente capturado e compartilhado por meio da tecnologia da informação, enquanto o tácito não.

  • D.

    A disseminação da informação é uma ação global organizacional: todo o conhecimento deve ser transmitido para toda a organização independentemente da absorção de cada um.

  • E.

    A amplitude da disseminação deve estar em acordo com a estratégia organizacional, com as políticas de pessoas, com o modelo de estrutura da empresa e com a tecnologia existente.

           Carlos, ao verificar que os resultados obtidos por diversos órgãos públicos que ele auditou estavam abaixo dos referenciais comparativos de outras organizações públicas, passou a defender que as organizações públicas deveriam mudar a cultura organizacional vigente, alinhando-se a um paradigma de gestão similar ao da iniciativa privada. A intenção de Carlos ao defender a mudança é instituir o paradigma do cliente na gestão pública.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens de 91 a 93, a respeito da cultura organizacional, das convergências e divergências entre a gestão pública e a gestão privada.

Para instituir o paradigma do cliente na gestão pública, devese avaliar o desempenho da gestão pública e, para tanto, devem ser utilizados os mesmos indicadores de eficiência e eficácia utilizados pela gestão privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue os itens de 106 a 110.

"Hiatos nas habilidades e conhecimentos necessários para atuação no setor elétrico" refere-se ao tipo de análise de necessidades de treinamento e desenvolvimento realizado pela empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das sete ferramentas da qualidade são as Cartas de Controle. Tais Cartas se caracteri-zam por serem:

  • A. tabelas ou planilhas utilizadas para facilitar a coleta e a análise de dados, economizando tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos.
  • B. um tipo de diagrama que é uma represen-tação esquemática de um processo utilizado para simplificar a transição de informações entre os elementos que o compõem.
  • C. gráfico que permite a visualização da rela-ção entre duas variáveis quantitativas, forne-cendo a relação causa/efeito.
  • D. um tipo de gráfico geralmente utilizado para o acompanhamento durante o processo e determina uma faixa de tolerância limitada pela linha superior, uma linha inferior e uma linha média do processo estatisticamente determina-das.
  • E. representação gráfica de distribuição de frequências de uma massa de medições, nor-malmente um gráfico de barras verticais.

Assinale a alternativa que apresenta a técnica de seleção mais freqüentemente utilizada.

  • A. Dinâmica de grupo.
  • B. Entrevista.
  • C. Técnicas de simulação.
  • D. Testes de personalidade.
  • E. Provas de conhecimento.

Segundo a UNESCO, a organização contemporânea baseada na informação necessita ser flexível e aumentar sua capacidade de aprender devido a estruturas complexas e a um panorama econômico dependente de inovações propiciadas por tecnologias da informação distintas e mutáveis e dos efeitos da globalização. Em relação à gestão da informação no ambiente organizacional, julgue os itens a seguir.

Uma vez que as informações encontram-se normalmente dispersas e em formatos e mídias diferentes, os ambientes informacional, organizacional e externo devem ser modelados para, em conjunto, caracterizar os diversos tipos de informação e as mudanças evolutivas que exigem flexibilidade das estruturas organizacionais e dos sistemas de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Expressões impessoais ajudam a neutralizar a insatisfação do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O clima organizacional mostra-se positivo quando

  • A.

    frustra as expectativas de ganho imediato em troca de ganhos de longo prazo.

  • B.

    atende às expectativas imediatas de ganho salarial dos funcionários.

  • C.

    incentiva conflitos de expectativas, gerando comportamentos competitivos.

  • D.

    provoca diferentes tipos de motivação para o trabalho nos funcionários.

  • E.

    produz expectativas de acomodação aos padrões de eficiência estabelecidos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...