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Administração - Administração de Sistemas de Informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de modernas formas de gerenciamento, julgue os próximos itens.
Redes de integração e alianças entre empresas dependem, exclusivamente, do uso da tecnologia da informação.
O mecanismo de gestão denominado gerenciamento pelas diretrizes
é um sistema administrativo desenvolvido para ser utilizado apenas junto ao nível hierárquico mais baixo de uma organização, pois se percebeu que neste nível o planejamento estratégico não era compreendido.
define as diretrizes tecnológicas em um planejamento estratégico e que é dividida em três dimensões: o grau de automação das atividades, a escala de utilização e o grau de integração tecnológica na organização.
é constituído pelo sistema de gerenciamento interfuncional, que cuida da solução de problemas rotineiros da linha de produção por meio da análise de metas e controle vertical, não necessitando de suporte da alta administração.
estabelece a ideologia central da organização, que é constituída pelos seus princípios, valores e objetivos missionários.
é constituído pelo sistema de gerenciamento funcional, ou gerenciamento da rotina do dia-a-dia, que cuida da manutenção e melhoria contínua das operações do dia-a-dia de uma instituição.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
Considerando os modelos teóricos de Administração Pública, é incorreto afi rmar que, em nosso país:
o maior trunfo do gerencialismo foi fazer com que o modelo burocrático incorporasse valores de efi ciência, efi cácia e competitividade.
o patrimonialismo pré-burocrático ainda sobrevive, por meio das evidências de nepotismo, gerontocracia e designações para cargos públicos baseadas na lealdade política.
a abordagem gerencial foi claramente inspirada na teoria administrativa moderna, trazendo, para os administradores públicos, a linguagem e as ferramentas da administração privada.
no Núcleo Estratégico do Estado, a prevalência do modelo burocrático se justifica pela segurança que ele proporciona.
tal como acontece com o modelo burocrático, o modelo gerencial adotado também se preocupa com a função controle.
Administração - Abordagem Humanística da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, acerca do tema atendimento.
No processo de satisfação às necessidades dos clientes, as organizações precisam conhecer em que nível de necessidades eles se encontram. Se for utilizada a pirâmide da hierarquia das necessidades humanas de Maslow, é possível afirmar que, para quem comercializa chocolates, por exemplo, o perfil de consumo de quem paga R$ 10,00 por uma barra de chocolate de 150 gramas, sem lactose e 100% orgânico, encontra-se certamente no nível das necessidades fisiológicas, pois tal produto é categorizado como um alimento.
Administração - Consultoria Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A gestão com o livro aberto (open-book management) é a estratégia por meio da qual uma organização aprende com outras organizações o que elas fazem de melhor e porque o fazem tão bem.
A contratação de especialistas e consultores é considerada um processo de aquisição externa de conhecimentos por vários teóricos da área.
Administração - Ética e responsabilidade Social - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à atuação social das empresas:
A responsabilidade social pode ser definida como as obrigações da empresa para com a sociedade. Pagar em dia os valores compactuados com funcionários e fornecedores são exemplos patentes das empresas que seguem o modelo socialmente responsável.
O mundo globalizado dos negócios passou a exercer pressões para que as empresas tivessem comprometimento acrescido com o ambiente em que estão inseridas. As empresas, hoje, podem ser agentes de promoção social que favorecem o estabelecimento de melhores relações com a sociedade.
Muitas empresas têm atribuído uma dimensão estratégica para o compromisso social, mesmo que essa mudança de mentalidade não expresse nada mais do que uma mera visão mercadológica.
Responsabilidade social traduz-se na maneira como uma instituição conduz suas atividades a fim de tornar-se co-responsável pelo desenvolvimento da sociedade. Quando realmente aplicada, permeia a pesquisa científica, a gestão responsável e também a extensão, sendo muito mais que a pura filantropia.
Nos últimos anos, outros conceitos também ganharam força, como o desenvolvimento sustentável, o envolvimento comunitário, a empresa-cidadã e o marketing social.
Julgue os itens a seguir, com relação à etiqueta empresarial.
A pessoa que atende ao telefone da empresa deve perguntar o nome de quem ligou antes de dizer o próprio nome.
Administração - Abordagem Estruturalista da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2009
O estudo das experiências de reformas administrativas havidas em nosso país permite concluir, acertadamente, que:
a retórica da reforma dos anos 1930 avançou do ponto de vista dos princípios políticos que a orientaram, a saber: participação, accountability e controle social.
a tentativa de modernização do aparelho de Estado, especialmente a da década de 1960, teve como consequência o fortalecimento da administração direta, em detrimento da administração indireta.
no sentido weberiano do termo, o Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia pública consolidada.
ao contrário de outros países, o modelo de nova gestão pública, adotado a partir dos anos 1990, possuiu inspiração autóctone e em nada se valeu das experiências britânica e estadunidense.
a partir da década de 1990, caminhamos rumo a uma nova administração pública, de caráter gerencialista, visando consolidar o ideário keynesiano e o estado do bem-estar social.
Julgue os itens a seguir, com relação à etiqueta empresarial.
A pontualidade é pressuposto básico da etiqueta empresarial. Ao respeitar o horário, a pessoa deve levar em conta que, assim como chegar atrasada, chegar muito mais cedo também pode causar transtornos.
Julgue os itens subsequentes relativamente a motivação e a satisfação no trabalho. Na teoria dos dois fatores de Herzberg, a satisfação no trabalho é função do conteúdo do trabalho ou de atividades desafiadoras e estimulantes inerentes ao trabalho. Esses fatores são denominados fatores higiênicos.
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