Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a opção que apresenta apenas barreiras à mudança em uma instituição.

  • A. pouca ênfase nos custos, percepção dos benefícios, falta de coordenação e cooperação, temor da incerteza, temor de perdas
  • B. ênfase excessiva nos custos, não percepção dos benefícios, falta de coordenação e cooperação, temor da incerteza, temor de perdas
  • C. ênfase excessiva nos custos, percepção dos benefícios, coordenação e cooperação, ausência de temor da incerteza, ausência de temor de perdas
  • D. pouca ênfase nos custos, percepção dos benefícios, coordenação e cooperação, temor da incerteza, temor de perdas
  • E. ênfase excessiva nos custos, não percepção dos benefícios, falta de coordenação e cooperação, temor da incerteza, ausência de temor de perdas

Considerando o sistema de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.

O gerenciamento da qualidade total é um conceito de controle que atribui às pessoas — e não somente aos gerentes e dirigentes — o alcance de padrões de qualidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Estabelecimento de políticas, tomada de decisão e controle e avaliação constituem funções da administração que necessitam estar articuladas de forma sistêmica. Acerca dessas funções em bibliotecas, julgue os itens de 54 a 57.

A finalidade do controle é assegurar a interação eficiente de todos os elementos do sistema e estabelecer objetivos factíveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca do comportamento organizacional.

Ao considerar a teoria da equidade como forma de maximizar o desempenho dos colaboradores que lhe estão subordinados, o gestor público deve levar em conta que qualquer injustiça sentida em relação às recompensas pode motivar essas pessoas a agirem de forma a restaurar o senso de equidade percebida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta com relação às etapas de uma mudança radical em uma organização.

  • A. destruir infraestrutura, manter o equilíbrio, transformar toda a organização, criar nova estrutura e nova gerência, conservar a tecnologia antiga, manter os mesmos mercados
  • B. manter a infraestrutura, alcançar novo equilíbrio, afetar parte da organização, criar nova estrutura e nova gerência, implementar tecnologia inovadora, manter os mesmos mercados
  • C. destruir a infraestrutura, manter o equilíbrio, transformar toda a organização por meio da estrutura normal e dos processos gerenciais, conservar a tecnologia antiga, criar novos produtos para novos mercados
  • D. destruir infraestrutura, alcançar novo equilíbrio, transformar toda a organização, criar nova estrutura e nova gerência, implementar tecnologia inovadora, criar novos produtos para novos mercados
  • E. manter a infraestrutura, alcançar novo equilíbrio, transformar toda a organização, manter a estrutura e a gerência, implementar nova tecnologia, melhorar os produtos, manter os mesmos mercados

Considerando o sistema de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.

Entre os termos empregados na gestão da qualidade, processo significa a sequência a ser seguida ao se testarem as condições de trabalho de uma fábrica.

  • E. Errado
  • C. Certo

Com relação à gestão de material, julgue os próximos itens.

Na perspectiva atual do gerenciamento de recursos materiais, o foco deve-se concentrar na busca da integração do fluxo dos processos logísticos de suprimento: demanda do usuário, especificação de objetos e condições para sua aquisição, seleção de fornecedores, acompanhamento do processo de suprimento, recebimento dos objetos, atualização das diversas informações referentes ao objeto, entre outros aspectos do fluxo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os sistemas tradicionais de avaliação e controle dos resultados da organização têm a tendência de enfatizar o resultado financeiro final. As deficiências dos sistemas tradicionais e os desafios que as organizações passaram a enfrentar criaram a necessidade de sistemas de controle que pudessem dar uma visão de conjunto das diferentes dimensões do desempenho. Uma das ferramentas para isso é o chamado balanced scorecard, que focaliza quatro dimensões (perspectivas) importantes do desempenho da organização, que se desdobram em medidas específicas, que podem dividir-se em indicadores. Desse modo, a pergunta "em que processos precisamos ser eficientes?" corresponde à perspectiva

  • A.

    do cliente.

  • B.

    interna.

  • C.

    da inovação.

  • D.

    financeira.

No que concerne a administração financeira e orcamentária, julgue os próximos itens.

A taxa interna de retorno, ou payback, tem o objetivo de determinar qual o tempo que se gasta para recuperar o investimento de determinado projeto e é representado pela relação entre o valor do investimento e o fluxo de caixa do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

O desenho de cargos é tão antigo quanto o próprio trabalho humano. O modelo de desenho de cargos clássico ou tradicional tem como um de seus aspectos principais

  • A.

    contemplar a organização informal.

  • B.

    conferir ênfase na eficiência.

  • C.

    conceder recompensas sociais.

  • D.

    confiar no autocontrole das pessoas.

  • E.

    considerar a instabilidade dos objetivos organizacionais.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...