Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional financeiro, material e humano é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Para que haja uma boa disseminação da informação, é necessário que os gestores da organização criem espaços adequados para estimular a apropriação da informação pelos colaboradores, ou seja, criar tempo e locais para a transferência do conhecimento, como: feiras, salas de batepapo, relatos de conferências, entre outros.
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A higiene do trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de bem estar das pessoas. Um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições ambientais que:
Atuem positivamente sobre os órgãos dos sentidos humanos como visão, audição, tato, olfato e paladar.
Atuem positivamente sobre o clima organizacional dos diversos órgãos que integram a estrutura da empresa.
Atuem positivamente sobre o comportamento mental das pessoas evitando impactos emocionais como o estresse.
Atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas por meio da existência de um ambiente livre de bactérias e infecções.
Um exemplo de indicador de produtividade é
o número de solicitações de reparos pelo número total de unidades entregues.
a porcentagem de funcionários com formação de nível superior, em relação ao total.
a porcentagem de clientes que reclamaram, ou não, quando da entrega do produto.
o índice de retrabalho em relação ao total produzido em um determinado processo industrial.
o número de homens/hora para uma unidade de serviço executado.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o sistema de gestão da qualidade, julgue os itens que se seguem.
Os princípios do sistema de gestão da qualidade incluem: foco no cliente, liderança, envolvimento de pessoas, abordagem de processo, abordagem sistêmica para a gestão, melhoria contínua, abordagem factual para tomada de decisões e benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à gestão de material, julgue os próximos itens.
A visão tradicional da gestão de materiais contribui para que essa gestão ocorra de modo integrado no contexto da organização com foco no nível de serviço a ser oferecido a seus clientes internos.
Administração - Comunicação Empresarial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Segundo Bergeron, há um reconhecimento crescente de que a informação, como qualquer outro recurso organizacional financeiro, material e humano é um recurso que necessita ser gerenciado para ajudar as organizações a melhorar sua produtividade, competitividade e desempenho geral. No que diz respeito à distribuição da informação nas organizações, julgue os itens subsequentes.
Comunicação descendente é aquela em que os superiores se dirigem aos subordinados não somente para ditar ordens, como também para fazer com que o empregado obtenha uma compreensão de sua função e de seu papel na empresa.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 86 a 90.
Os clientes externos, que fazem parte do contexto organizacional, formam a equipe de trabalho e, por isso, devem conhecer os objetivos e metas da organização.
Instruções: Cada uma das questões de números 64 a 68 contém cinco afirmativas. Para respondê-las considere o assunto especificado na questão e a chave abaixo.
Em relação à prática da gestão participativa.
I. A principal vantagem da gestão participativa é que as decisões tomadas de forma compartilhada aumentam o comprometimento de toda a equipe com a solução encontrada.
II. Deve-se cuidar para que as informações necessárias para a melhoria de processos e indicadores sejam disseminados apenas por pessoas selecionadas pela direção, evitando que dados e visões pessoais negativas circulem livremente.
III. Quando adequadamente implementada, tende a substituir a hierarquia de autoridade pela hierarquia de competências, em que o que conta é a capacidade técnica e a motivação das equipes.
IV. Na gestão participativa, o grau de participação tornase o principal fator de avaliação e progressão na carreira, tendo prioridade sobre a avaliação das capacidades técnicas.
V. O sucesso da gestão participativa depende da definição clara de metas de mudança, assim como o consenso de todos os colaboradores em torno dos valores e resultados que se pretende alcançar.
Estão corretas APENAS as afirmativas I e II.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, II e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas I, III e V.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III e IV.
Estão corretas APENAS as afirmativas II, III, IV e V.
Os princípios do Just In Time (JIT) produziram mudanças radicais em relação à prática tradicional da gestão da produção utilizada até as décadas de 60/70 do século XX. Dentre as características e fatores adotados no JIT, podem- se citar:
I - produção antecipada, considerada como desperdício;
II - melhor eficiência da mão de obra dedicando um trabalhador por máquina;
III - sistema empurrado de controle da produção;
IV - utilização de lotes de produção reduzidos.
Estão corretos os itens
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão de processos de acreditação de organismos de avaliação de conformidade, julgue os próximos itens.
A acreditação de um laboratório de calibração é concedida por especialidade da metrologia para determinada relação de serviços, incluindo faixas e melhores capacidades de medição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...