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Três gestores, cumprindo o planejamento estratégico de sua organização, implantaram o mesmo projeto em três localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, também cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcançou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,
apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto.
todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organização.
o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz.
apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz.
o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.
A figura acima apresenta duas opções estratégicas para programação das tarefas X e Y. A opção 2 é denominada programação para
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da gestão de processos de acreditação de organismos de avaliação de conformidade, julgue os próximos itens.
A acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão é concedida com base nos códigos do IAF (International Accreditation Forum).
Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.
I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.
II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.
III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.
IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.
V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.
Está correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, II, III, IV e V.
I e III, apenas.
II, III, IV e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes, acerca da gestão de materiais.
Na cronologia do desenvolvimento da gestão de materiais, superar a fragmentação de suas áreas de atuação depende unicamente da adoção de novas tecnologias.
Para Mintzberg, a formação de gerentes está baseada no desenvolvimento de oito habilidades, dentre as quais está a de ser empreendedor, que envolve a
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens seguintes acerca de novas tecnologias gerenciais.
I Com o advento do conceito de qualidade total, os departamentos de controle de qualidade ganharam importância e tendem a aumentar de tamanho nas organizações.
II Cada etapa da produção, de acordo com o conceito de qualidade total, deve ser verificada com atenção, o que significa um aumento inevitável do ciclo de produção.
III Os departamentos tendem a desaparecer quando empregado o conceito de reengenharia, que direciona as características organizacionais para os processos.
IV De acordo com o método balance scorecard, as organizações devem dar atenção aos indicadores e medidas extraídos dos demonstrativos contábeis e financeiros.
Assinale a opção correta.
Apenas o item III está certo.
Apenas os itens I e IV estão certos
Apenas os itens II e IV estão certos.
Apenas os itens I, II e III estão certos.
É uma prática de gestão participativa que fortalece a criatividade e a eficácia das organizações:
realizar reuniões periódicas para acompanhamento das metas da organização.
dar feedback individual aos colaboradores, definindo com eles suas metas pessoais.
refazer periodicamente a análise SWOT para visualizar as oportunidades e as ameaças para o negócio.
compartilhar informações sobre a atuação da empresa, deixando as informações sobre objetivos, metas, evolução da empresa e projetos disponíveis a todos.
envolver os colaboradores em brainstormings, estimulando a circulação da informação disponível e o debate de ideias.
Macroestratégias são conjuntos de atitudes que traduzem a maneira pela qual a unidade de informação apreende os recursos de que dispõe para modificar ou estabilizar sua situação. Essas atitudes configuram-se como estratégias com implicações específicas, tais como o(a)
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com base na figura apresentada, que relaciona os conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho, e acerca de treinamento e desenvolvimento para educação continuada, julgue os itens subsequentes.
Instrução refere-se à criação de eventos informais de aprendizagem.
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