Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Três gestores, cumprindo o planejamento estratégico de sua organização, implantaram o mesmo projeto em três localidades diferentes. O primeiro realizou o planejado no tempo estipulado; o segundo, também cumpriu seu objetivo, mas o fez a um custo 30% menor que o primeiro. Finalmente, o terceiro consumiu os recursos previstos, mas alcançou um resultado superior ao do plano. Nesse caso,

  • A.

    apenas o primeiro foi eficaz, pois cumpriu estritamente o que foi solicitado no planejamento do projeto.

  • B.

    todos foram igualmente eficazes e eficientes, pois cumpriram a meta estabelecida no planejamento da organização.

  • C.

    o primeiro foi o mais eficiente, o segundo o mais efetivo e o terceiro o mais eficaz.

  • D.

    apenas o terceiro foi eficaz e eficiente, o primeiro foi ineficiente e o segundo, ineficaz.

  • E.

    o primeiro foi eficaz, o segundo foi o mais eficiente e o terceiro o mais efetivo.

A figura acima apresenta duas opções estratégicas para programação das tarefas X e Y. A opção 2 é denominada programação para

  • A. frente e tem como vantagem proporcionar um menor risco no caso de mudança das demandas.
  • B. frente e tem como vantagem criar folgas nos sistemas de produção.
  • C. trás e tem como vantagem alta taxa de utilização da mão de obra.
  • D. trás e tem como vantagem obter custos mais baixos com materiais.
  • E. trás e tem como vantagem criar folgas nos sistemas de produção.

Acerca da gestão de processos de acreditação de organismos de avaliação de conformidade, julgue os próximos itens.

A acreditação de organismos de certificação de sistemas de gestão é concedida com base nos códigos do IAF (International Accreditation Forum).

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as afirmativas abaixo com relação aos stakeholders de uma organização.

I. No mundo contemporâneo, o interesse dos stakeholders deixou ser uma opção e passou a ser um diferencial estratégico.

II. Os stakeholders secundários são aqueles indiretamente influenciados ou atingidos pelas ações empresariais, como por exemplo a mídia e os grupos de pressão.

III. O envolvimento dos stakeholders permite achar um equilíbrio de forças e minimizar riscos e impactos negativos na execução de um processo.

IV. Se a empresa não atender aos anseios de seus stakeholders primários, poderá ter problemas, como o enfraquecimento da imagem e a desvalorização e o boicote à marca e ao produto, entre outros.

V. Uma organização, para atender às necessidades de todas as suas partes interessadas, precisa gerar um benefício maior do que o seu custo total.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III, IV e V.

  • C.

    I e III, apenas.

  • D.

    II, III, IV e V, apenas.

  • E.

    II, IV e V, apenas.

Julgue os itens seguintes, acerca da gestão de materiais.

Na cronologia do desenvolvimento da gestão de materiais, superar a fragmentação de suas áreas de atuação depende unicamente da adoção de novas tecnologias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Mintzberg, a formação de gerentes está baseada no desenvolvimento de oito habilidades, dentre as quais está a de ser empreendedor, que envolve a

  • A. busca de problemas e oportunidades e a implementação controlada de mudanças organizacionais.
  • B. realização das tarefas de orientação, treinamento, motivação e uso da autoridade, envolvendo a equipe de subordinados.
  • C. construção de redes informais e o desenvolvimento de habilidades de comunicação
  • D. capacidade de reflexão e autoanálise para entender seu cargo e seu impacto sobre a organização.
  • E. capacidade de arbitrar conflitos interpessoais e de tomar decisões para cessar distúrbios.

Julgue os itens seguintes acerca de novas tecnologias gerenciais.

I Com o advento do conceito de qualidade total, os departamentos de controle de qualidade ganharam importância e tendem a aumentar de tamanho nas organizações.

II Cada etapa da produção, de acordo com o conceito de qualidade total, deve ser verificada com atenção, o que significa um aumento inevitável do ciclo de produção.

III Os departamentos tendem a desaparecer quando empregado o conceito de reengenharia, que direciona as características organizacionais para os processos.

IV De acordo com o método balance scorecard, as organizações devem dar atenção aos indicadores e medidas extraídos dos demonstrativos contábeis e financeiros.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item III está certo.

  • B.

    Apenas os itens I e IV estão certos

  • C.

    Apenas os itens II e IV estão certos.

  • D.

    Apenas os itens I, II e III estão certos.

É uma prática de gestão participativa que fortalece a criatividade e a eficácia das organizações:

  • A.

    realizar reuniões periódicas para acompanhamento das metas da organização.

  • B.

    dar feedback individual aos colaboradores, definindo com eles suas metas pessoais.

  • C.

    refazer periodicamente a análise SWOT para visualizar as oportunidades e as ameaças para o negócio.

  • D.

    compartilhar informações sobre a atuação da empresa, deixando as informações sobre objetivos, metas, evolução da empresa e projetos disponíveis a todos.

  • E.

    envolver os colaboradores em brainstormings, estimulando a circulação da informação disponível e o debate de ideias.

Macroestratégias são conjuntos de atitudes que traduzem a maneira pela qual a unidade de informação apreende os recursos de que dispõe para modificar ou estabilizar sua situação. Essas atitudes configuram-se como estratégias com implicações específicas, tais como o(a)

  • A. desenvolvimento de mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços disponíveis para o mesmo mercado
  • B. desenvolvimento de produtos, que consiste em ouvir o mercado e oferecer novos produtos e serviços
  • C. despistamento, que consiste na análise constante das turbulências do ambiente para evitar seus efeitos
  • D. diversificação, que consiste em oferecer produtos e serviços que surpreendam, sem relevar as expectativas do mercado.
  • E. penetração do mercado, que envolve a promoção de produtos e serviços existentes em novos mercados.

Com base na figura apresentada, que relaciona os conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação em organizações e trabalho, e acerca de treinamento e desenvolvimento para educação continuada, julgue os itens subsequentes.

Instrução refere-se à criação de eventos informais de aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...