Questões de Administração

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Acerca das teorias da motivação, no que diz respeito ao comportamento organizacional, julgue os itens subsequentes.

A ativação, um aspecto relacionado ao conceito de motivação, refere-se ao objeto ou alvo da ação humana.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento organizacional refere-se às ações de indivíduos e grupos de uma organização. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma equipe de um posto de vacinação decidiu promover uma reformulação em seu processo de atendimento aos usuários. Criou-se, então, na maior parte dos seus integrantes, uma expectativa decorrente do desempenho a ser alcançado por essa reformulação.

Nessa situação, é correto afirmar que a satisfação esperada por um indivíduo, associada a cada produto resultante do desempenho, é denominada valência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma das definições atribuídas à departamentalização é:

  • A.

    O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos – humanos, financeiros, tecnológicos, materiais e equipamentos – em unidades organizacionais.

  • B.

    O modelo de gestão que, a partir da otimização das interações entre acionistas ou cotistas, conselho, auditorias e diretoria executiva, proporciona a adequada sustentação para o aumento da atratividade da empresa no mercado, incrementando o valor da empresa ao longo do tempo.

  • C.

    A técnica que consiste em construir, graficamente, um modelo lógico para o sistema de informações gerenciais, o qual permite que usuários e analistas de sistemas, organização e métodos encontrem a melhor solução, de modo que esta transmita as reais necessidades da empresa.

  • D.

    A representação do conjunto de cargos da empresa com o mesmo nível de autoridade.

Em relação ao plano como instrumento do planejamento, considere:

I. É um evento intermediário entre o processo de planejamento e o de implementação do planejamento.

II. Possibilita o controle da mudança, para que ela ocorra de modo ordenado e seja eficaz.

III. Representa o ponto final do planejamento.

IV. Expressa intenções que levam ao cumprimento da missão da organização.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Peter Drucker, considerado um dos pais da moderna Administração, diz que os “executivos ― aqueles que administram organizações ― dão direção às mesmas, lideram-nas e decidem como empregar os recursos organizacionais para atingirem os objetivos desejados”. Assim, a Administração pode ser definida como sendo

  • A. o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira, eficaz e efetiva, por meio do planejamento operacional, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
  • B. o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
  • C. o processo de consecução dos recursos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
  • D. o processo de consecução dos recursos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da coordenação, da liderança e do controle dos recursos organizacionais.
  • E. o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento estratégico e tático, da organização e do controle.

Uma organização pode ser definida como um processador, no qual os insumos — pessoas, informação, conhecimento, espaço, tempo, dinheiro e instalações — são geridos de modo a atingir, da melhor forma possível, os objetivos que lhe são próprios. E, mediante o alcance desses objetivos, os fornecedores daqueles insumos são remunerados, o que os faz fornecer, novamente, os insumos para a transformação social. Dentro desse contexto de organizações, julgue os itens seguintes.

Dentro dessa visão sistêmica, a expressão stakeholder designa as pessoas interessadas na continuidade das organizações, como os funcionários, clientes e fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do tema noções de administração de materiais, julgue os itens subsequentes.

Há relação diretamente proporcional entre o custo de armazenagem e a quantidade de produtos existente em estoque. No entanto, quando o estoque estiver zerado, ainda assim haverá um mínimo de custo de armazenagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

A centralização ocorre, normalmente, nas seguintes situações básicas, EXCETO:

  • A.

    Para encorajar o processo decisório dos executivos alocados na média e baixa administração.

  • B.

    Para manter uniformidade de decisões e ações.

  • C.

    Para aumentar o nível de controle das atividades da empresa.

  • D.

    Para manter o nível de integração das atividades da empresa.

A abordagem da administração que se caracteriza por seu enfoque prescritivo e normativo, descrevendo os elementos de administração e os princípios gerais que o Administrador deve adotar em sua atividade, denomina-se abordagem

  • A. Contingencial.
  • B. Comportamental.
  • C. Clássica.
  • D. Sistêmica.
  • E. Estruturalista.

Para o modelo racional de tomada de decisão é correto afirmar que

  • A. o tomador de decisões tem informações perfeitas (relevantes e acuradas), tem uma lista exaustiva de alternativas entre as quais pode escolher, o tomador de decisões é racional, e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
  • B. o tomador de decisões tem informações quase sempre relevantes, tem uma lista de alternativas as quais pode escolher uma, o tomador de decisões é racional, e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
  • C. o tomador de decisões tem informações acuradas, tem uma lista de alternativas, o tomador de decisões é emocional, e ele sempre tem em mente os melhores interesses da organização.
  • D. o tomador de decisões tem informações imperfeitas (incompletas e possivelmente imprecisas), não tem um conjunto completo de alternativas ou não entende plenamente aquelas que tem à disposição, tem uma racionalidade definida e se restringe a valores, experiências e hábitos etc.
  • E. o tomador de decisões tem uma lista exaustiva de alternativas entre as quais pode escolher, o tomador de decisões é racional, e ele tem em mente os melhores interesses da organização.
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