Questões de Administração

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O método de avaliação de desempenho mais adequado para assegurar o ajustamento de funcionário às demandas que ele recebe do ambiente interno e externo à organização é a advinda da

  • A.

    comissão de avaliação de desempenho.

  • B.

    avaliação para cima.

  • C.

    avaliação 360°.

  • D.

    autoavaliação.

  • E.

    avaliação gerencial.

O estilo de administração de conflitos que habilita ambas as partes a ganhar, enquanto utiliza a negociação e o intercâmbio para reduzir diferenças, denomina-se estilo

  • A.

    de evitação.

  • B.

    de acomodação.

  • C.

    competitivo.

  • D.

    de solução de problemas.

  • E.

    de compromisso

Em artigo denominado Cultura e Competência Organizacional, Fischer, Fleury e Urban abordam o conceito de competência no contexto coletivo e concluem, entre outros aspectos, que a cultura exerce papel essencial para que a competência individual possa emergir. De forma análoga, o clima organizacional é fundamental para que indivíduos coloquem suas competências à disposição da empresa. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.

Cultura organizacional pode ser definida como um conjunto de elementos simbólicos capazes de ordenar, atribuir significações e construir a identidade de uma coletividade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a estrutura das empresas pode-se afirmar:

  • A.

    Tanto a estrutura formal, quanto a informal, são planejadas e surgem da interação social dos profissionais de uma empresa.

  • B.

    A estrutura formal é aquela deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma.

  • C.

    A estrutura informal dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades.

  • D.

    A estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que é estabelecida ou requerida pela estrutura formal.

Considerando o processo grupal nas organizações, julgue os próximos itens.

O líder que fomenta a participação dos funcionários nas decisões que ele toma está alinhado com os fundamentos do modelo de QVT proposto por Nadler e Lawler.

  • C. Certo
  • E. Errado

Habilidades são destrezas específicas para transformar conhecimento em ação, que resulte no desempenho desejado para alcance dos objetivos. Nesse sentido, as habilidades do Administrador são as técnicas, humanas e conceituais. Marque a afirmativa que NÃO caracteriza as habilidades conceituais.

  • A. Relacionam-se à capacidade de ver a empresa como um todo.
  • B. Consistem na capacidade de compreender as complexidades da organização.
  • C. Promovem o ajustamento do comportamento dos participantes.
  • D. Consistem no conhecimento, no trabalho especializado e nos equipamentos para a realização de tarefas.
  • E. Permitem obter, analisar e interpretar informações de várias fontes para tomar decisões.

Julgue os itens seguintes quanto ao enquadramento na evolução do conhecimento administrativo e à adequação conceitual ante as respectivas escolas, abordagens e teorias que orientam as questões administrativas.

Pesquisa operacional, indicadores de desempenho e análise de risco são instrumentos característicos da teoria de sistemas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em artigo denominado Cultura e Competência Organizacional, Fischer, Fleury e Urban abordam o conceito de competência no contexto coletivo e concluem, entre outros aspectos, que a cultura exerce papel essencial para que a competência individual possa emergir. De forma análoga, o clima organizacional é fundamental para que indivíduos coloquem suas competências à disposição da empresa. Nesse contexto, julgue os itens subsequentes.

O nível de análise da variável clima organizacional vinculase às percepções individualizadas de cada profissional a respeito dos atos e dos fatos institucionais e às consequências destes para seu desempenho, independentemente da percepção coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para o estabelecimento de uma estrutura organizacional considera-se, dentre outros aspectos, a análise de seus componentes, condicionantes, níveis de influencia e níveis de abrangência. Os componentes da estrutura organizacional são:

  • A.

    Hierárquico, tático, operacional.

  • B.

    Hierarquia, corporação e unidade estratégica de negócios (UEN).

  • C.

    Setor de tecnológica, região de abrangência da empresa, departamento administrativo.

  • D.

    Sistema de responsabilidade, sistema das autoridades, sistema de comunicações, sistema de decisão.

Considerando o processo grupal nas organizações, julgue os próximos itens.

O modelo de QVT de Walton propõe que as lideranças devem ser enfatizadas no que tange à hierarquia, criando uma aura de inspiração e gerando motivação aos colaboradores da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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