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Administração - Abordagens da Administração - Coordenadoria de Concurso e Exames Vestibulares (CEV / UFMT) - 2009
Douglas McGregor (1906-1964) desenvolveu, na década de 50 do século XX, dois conjuntos de proposições a respeito do comportamento humano nas organizações, aos quais denominou Teoria X e Teoria Y. Em relação à Teoria Y, analise as características.
I - O homem é o ser humano médio e avesso, por natureza, ao trabalho.
II - As pessoas são esforçadas, gostam de trabalhar e de ter responsabilidade.
III - As pessoas podem ser automotivas e autodirigidas.
IV - As pessoas são ingênuas, sem iniciativa e coagidas ao trabalho.
V - O homem tem presteza em dirigir o comportamento para metas da organização.
São características da Teoria Y:
Administração - Gerenciamento de Recursos Humanos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à gestão de recursos humanos, julgue os próximos itens.
A avaliação de desempenho circular ou 360º aplicada ao profissional avaliado em uma organização limita os avaliadores aos superiores e, quando houver, aos subordinados.
Os seres humanos são a chave do sucesso ou do fracasso das estratégias inovadoras de uma organização. Se os processos e a tecnologia são necessários para transformar uma empresa, é importante também lembrar que são as pessoas que dão vida a esses aspectos. A respeito das tendências, dos conceitos e das funções da gestão de recursos humanos, julgue os itens a seguir.
A evolução do conceito de administração de recursos humanos envolve a crescente necessidade de orientação para o planejamento e de intervenções gradativas com a orientação estratégica, visando à mudança do modelo de comprometimento para o modelo de controle.
A respeito de poder, liderança e equipes de trabalho, julgue os itens subsequentes.
Segundo a teoria da contingência de Fiedler, a liderança está atrelada à pessoa do líder e à situação.
Uma estratégia, na fase de implementação, desdobra-se em outros planos e meios, nos quais os projetos ganham grande importância. Acerca da conceituação dos projetos, julgue os itens a seguir.
O planejamento organizacional deve ser flexível a ponto de poder retroalimentar o sistema, com vista ao seu ajustamento, ainda que no seu transcurso.
Administração - Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando o foco de ações de caráter ergonômico como a situação de trabalho inserida em um contexto que inclui o desenho de processos e máquinas, o leiaute dos espaços de trabalho e o controle do espaço físico, julgue os itens de 66 a 70.
Na prática, a análise das condicionantes ergonômicas depende da singularidade de situações de trabalho frente à diversidade dos profissionais e suas capacidades de trabalho.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Com relação à movimentação e captação de pessoal, julgue os itens que se seguem.
O uso de sítios da Internet especializados em assessoria de recursos humanos dificulta os processos de recrutamento externo de pessoas, uma vez que disponibilizam quantidade excessiva de currículos de profissionais de diferentes áreas de atuação.
A liderança é diferente da autoridade formal, que é uma das bases das organizações e um dos atributos de cargos gerenciais. Marque a afirmativa que retrata um preceito da autoridade formal.
Administração - Administração empreendedora - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão empresarial empreendedora.
I O entrepreneurship (espírito empreendedor) é evidente em pequenas empresas, pois seus gestores são inovadores, aventureiros e audaciosos, características fundamentais para a sobrevivência no mercado competitivo.
II O espírito empreendedor é um processo pelo qual os indivíduos procuram oportunidades, e satisfazem suas necessidades e desejos, via inovação e criação de empresas geralmente de pequeno porte.
III Um empreendedor pode acumular habilidades, experiências e conhecimentos durante anos e desenvolver-se, aplicando plano de negócios, de modo a obter sucesso. Portanto, é um mito afirmar que os empreendedores nascem feitos, ou seja, não podem ser criados.
IV Os gerentes tradicionais diferenciam-se dos gerentes empreendedores, pois estes buscam ativamente a mudança, de modo a explorar as oportunidades, ao passo que aqueles tendem a ser conservadores, dada a aversão ao risco e fracasso.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Com relação à importância do feedback no processo de comunicação interpessoal nas organizações, considere as afirmativas abaixo.
I. Para ser efetivo o feedback dever ser descritivo ao contrário de ser um processo de avaliação.
II. O feedback é mais útil quando solicitado e oportuno, isto é, quando feito no momento do comportamento ou do fato em questão.
III. Deve ser compatível com as motivações e objetivos do emissor, mesmo que seja expresso na forma de um desabafo.
IV. Deve ser direcionado às características pessoais, idiossincrasias, limitações de raciocínio e outras manifestações individuais que podem ser apontadas como falhas.
V. Deve ser específico ao contrário de verbalizar uma generalização.
Está correto o que se afirma APENAS em
II e V.
I, III e V.
I, II e V.
III, IV e V.
II, III, IV e V.
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