Questões de Administração

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No processo de treinamento e desenvolvimento de pessoas, a técnica utilizada para provocar a criatividade e a rapidez de raciocínio dos participantes que, estimulados pelo instrutor, expressam seu ponto de vista a respeito de um assunto em pauta é:

  • A. brainstorming
  • B. aula expositiva
  • C. dramatização
  • D. workshop
  • E. painel

Leia as afirmativas a seguir.

I. Uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão do trabalho, para alcançar um propósito comum.

II. As organizações são caracterizadas por um conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas para alcançar objetivos ou propósitos.

III. A organização é um sistema cooperativo que tem por base a racionalidade.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
  • B. Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
  • C. Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • D. Todas as afirmativas são verdadeiras.
  • E. Nenhuma afirmativa é verdadeira.

Uma organização que está em processo de planejamento estratégico definiu uma nova missão e necessita implantar um novo Plano de Cargos e Salários. Neste caso ela deve:

  • A.

    proceder a um levantamento do nível médio de remuneração total dos profissionais da organização.

  • B.

    realizar um processo de Job Enrichment junto aos principais clientes e concorrentes.

  • C.

    contratar uma pesquisa salarial entre empresas do seu setor de atividades.

  • D.

    realizar uma investigação do tipo Job Matching entre os principais fornecedores.

  • E.

    realizar Brainstormings entre os níveis gerenciais da organização para determinar os novos níveis salariais.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão da qualidade.

Um dos princípios da gestão da qualidade postula que toda ação desenvolvida no processo produtivo deve ter, como reflexo básico, o aumento da satisfação do cliente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Likert definiu que as variáveis que refletem o estado interno da organização e do seu pessoal e caracterizam a identificação dos recursos humanos com a organização são denominadas

  • A. estratégicas.
  • B. causais.
  • C. finais.
  • D. culturais.
  • E. intervenientes.

Segundo Ansoff, a direção de desenvolvimento estratégico da empresa é caracterizada pela estratégia de carteiras e estratégia competitiva. Um dos componentes da estratégia de carteiras é o vetor de crescimento que indica que, se o produto e o mercado são existentes, o crescimento da empresa tem como direção

  • A.

    a penetração do mercado.

  • B.

    o desenvolvimento de mercados.

  • C.

    o desenvolvimento de produtos.

  • D.

    a diversificação de mercados.

  • E.

    a penetração e a diversificação de produtos.

Os Tribunais de Contas utilizam, metaforicamente, princípios da Administração Científica ao proporem a aplicação de métodos que eliminem o desperdício e fiscalizem processos nos mais diversos departamentos.

Dentre os processos listados a seguir, indique o que NÃO representa uma característica da Administração Científica.

  • A. Organização racional do trabalho.
  • B. Análise do trabalho operário.
  • C. Avaliação da satisfação humana.
  • D. Estudos sobre a eliminação de desperdício.
  • E. Criação da especialização funcional.

Acerca dos estudos sobre qualidade e produtividade nas organizações, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O método de controle de processo que contempla planejamento, execução, verificação e atuação corretiva é denominado diagrama de árvore.

  • B.

    A correlação das causas com os efeitos de determinado problema é obtida por meio do diagrama de Ishikawa.

  • C.

    A análise quantitativa de uma série de itens que necessitam ser conferidos é obtida com a utilização do checklist.

  • D.

    A classificação e a priorização de problemas relacionados à qualidade são obtidas por meio da análise de Pareto.

Com relação a atendimento, especialmente no tocante à relevância de aspectos como direitos do consumidor, marketing, satisfação dos clientes, propaganda e promoção, venda, telemarketing e etiqueta empresarial para as empresas, julgue os itens seguintes.

O marketing direto permite que os clientes possam comprar diretamente de suas residências.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O modelo de estrutura organizacional em que diferentes atividades, vinculadas a um objetivo final determinado, são agrupadas em uma mesma unidade organizacional, a qual é constituída como uma organização independente, em que seu gestor deve dispor dos recursos necessários ao atendimento das responsabilidades que lhes forem atribuídas pela direção superior, é conhecido pelos administradores como estrutura:

  • A.

    linear.

  • B.

    funcional.

  • C.

    divisional.

  • D.

    matricial.

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