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São consideradas, segundo a literatura, classificações para a forma de manifestação de poder nas organizações, COM EXCEÇÃO DE:
poder de natureza.
poder de referência.
poder de recompensa.
poder de competência.
A habilidade para criar e utilizar conhecimento é uma importante fonte de sustentabilidade de vantagens competitivas para as organizações. O problema é como tornar as organizações capazes de produzir e utilizar tais recursos. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é
a Autopoiesi, que se desdobra em Extroversão, Sistematização e Socialização.
a Conversão de Conhecimento, através do qual o conhecimento tácito e explícito é expandido qualitativa e quantitativamente.
a Geração de Conhecimento, que compreende a circulação, a apropriação e o compartilhamento.
o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment.
a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalização, Cristalização e Conversão.
Administração - Abordagens Clássicas da Administração - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
Um dos precursores do período da Administração Científica, Frederick Taylor, adotou o conceito de homo economicus. Assinale a alternativa que define corretamente o conceito de homo economicus:
O homem que sabe economizar.
O homem que não sabe economizar.
O homem que não trabalha motivado pelo fator econômico.
O homem que trabalha motivado pelo fator econômico.
O homem que trabalha no setor econômico da empresa.
As assertivas abaixo dizem respeito ao tema poder nas organizações. Analise-as se falsas (F) ou verdadeiras (V) e depois escolha a opção CORRETA:
I. O poder pode ser considerado como uma capacidade ou potencial de uma pessoa. ( )
II. O poder é um meio de facilitar as realizações das metas. ( )
III. A leitura do organograma de uma empresa determina inequivocamente onde está o poder. ( )
IV. Um caminho natural para ganhar influência é tornar-se um detentor do poder. ( )
I – F; II – V; III – F; IV – F.
I – F; II – F; III – V; IV – F.
I – V; II – V; III – F; IV – V.
I – V; II – F; III – F; IV – V.
Leia o texto a seguir.
"Erguemos a sobrancelha por incredulidade. Esfregamos o nariz por atrapalhação. Cruzamos os braços para nos proteger. Encolhemos os ombros por indiferença, piscamos os olhos por intimidade, batemos os dedos por impaciência, batemos na testa por esquecimento". (Julius Fast).
Com base no texto e no processo de comunicação, é correto afirmar que:
A atividade corporal visível não exerce qualquer influência sobre os interlocutores.
Os comportamentos, de modo geral, encerram significados incompreensíveis ao receptor.
A expressão corporal deve ser evitada na comunicação, a fim de não prejudicar o processo.
Todo movimento ou expressão corporal possui significado no contexto em que se apresenta.
Os interlocutores devem se conhecer bem e serem observadores para efetuarem uma boa comunicação.
Constantemente, o controle de processos e produtos em unidades de informação ocorre sob o paradigma taylorista, ou seja, pressupondo que o sistema é ótimo e qualquer falha para satisfazer os seus objetivos deve ser atribuída a forças fora dele. Nesse caso, costuma-se identificar os eventuais problemas com
A utilização do poder por gerentes nas empresas se dá envolvendo situações organizacionais diversas que exigem diferentes táticas de lidar com os problemas. Tomando como base a obra de Robbins (1998), correlacione a primeira com a segunda coluna e escolha a alternativa que represente a seqüência CORRETA, de cima para baixo:
II; III; V; IV; I.
III; V; IV; I; II.
IV; I; II; III; V.
V; IV; I; II; III.
Em relação ao Planejamento Estratégico, avalie as afirmativas:
I – É o mecanismo pelo qual a empresa organiza seus recursos e ações para alcançar seus objetivos.
II – É um processo formal e informal.
III –Missão e visão se confundem.
somente as afirmações I e II estão corretas;
somente as afirmações I e III estão corretas;
somente as afirmações II e III estão corretas;
somente a afirmação I está correta;
somente a afirmação II está correta.
Para a compreensão das pessoas é indispensável observar o comportamento delas, dar-lhes oportunidades de exporem seus pensamentos, sentimentos e ações, no relacionamento com seus semelhantes. Com base no texto acima, quais técnicas de Relacionamento Humano são necessárias para um bom entendimento na equipe de trabalho?
Saber ouvir e aplicar técnicas de relacionamento interpessoal, sempre que o caso merecer urgência.
Ser flexível em alguns momentos do relacionamento em equipe.
Equilíbrio emocional nas questões que envolvem o conhecimento de cada membro de equipe e de seus subordinados.
Compreender os outros como a si mesmo, priorizando as questões que envolvam as chefias e seus subordinados.
Saber ouvir, conhecimento de si mesmo, melhor compreensão dos outros, boa convivência grupal, desenvolvimento de aptidões para um relacionamento ameno com as pessoas e equilíbrio entre razão e emoção.
De acordo com um critério específico de homogeneidade, o agrupamento das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais é conhecido como
hierarquização.
centralização.
especialização horizontal.
departamentalização.
estruturação.
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