Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre eficiência, é correto afirmar que representa:
O uso do menor tempo possível no atendimento.
A melhor presteza no atendimento.
O uso do menor número de recursos.
O melhor uso possível dos recursos.
A maior simpatia no atendimento.
Administração - Abordagem Sistêmica da Administração - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
A Teoria Geral dos Sistemas fundamenta-se em três premissas básicas, EXCETO:
os sistemas são abertos.
os sistemas existem dentro de sistemas.
as funções de um sistema dependem de sua estrutura.
os sistemas formam um conjunto de elementos independentes.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, que tratam da gestão da qualidade e da competitividade.
O controle estatístico da qualidade representou uma evolução em relação ao controle de qualidade pela simples inspeção.
Administração - Administração de Marketing - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Foi solicitado a você que identificasse canais alternativos para distribuição dos produtos educacionais de uma faculdade para alunos que só podem estudar em horários da madrugada e em outras cidades fora da faculdade. A faculdade não deseja investir na compra ou no aluguel de instalações em novas cidades, nem, na contratação de novos professores. Qual é a alternativa possível?
aluguel de novas salas de aula
preparação de conteúdo para ser distribuído via Internet
contratação de novos professores
construção de novos prédios em outras cidades
construção de novos prédios e contratação de novos professores em outras cidades
Raquel, gerente-proprietária de uma loja de tecidos, contratou Julmara para trabalhar como vendedora. Eventualmente Julmara se responsabilizava pelo caixa da loja e, nessas ocasiões, eram percebidas pequenas diferenças de quantias. Raquel, então, decidiu que a vendedora não mais exerceria atividade no caixa da loja. A atitude de Raquel ao colocar, eventualmente, Julmara no caixa deve ser entendida como uma
descentralização, pois possibilita a tomada de mais decisões por integrantes subordinados hierarquicamente a Raquel.
departamentalização, pois se definiu funcionalmente a subdivisão da organização: vendedor, caixa, gerente etc.
definição de assessoria, pois envolve a execução de procedimentos administrativos.
delegação, visto que estão sendo atribuídas responsabilidades adicionais temporárias a Julmara.
Administração - Administração da Qualidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, que tratam da gestão da qualidade e da competitividade.
O planejamento da qualidade inclui a elaboração e a implantação dos planos de qualidade, dispensando a formulação de estratégias e o estabelecimento de metas.
Administração - Administração de Marketing - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2007
Você foi contratado para atuar no marketing da recém-criada divisão de doação de órgãos da secretaria de saúde do governo de São Paulo. Que tipo de serviço você estará oferecendo?
conveniência, que geralmente o consumidor compra com freqüência
compra comparada, comprados com menor freqüência
especialidade, na qual um substancial segmento de consumidores está disposto a fazer um esforço especial pela compra
não procurado, que exige muita propaganda, venda pessoal e outros esforços de marketing
empresarial, utilizado na gestão de um negócio
Administração - Análise da Distribuição do Trabalho - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Uma das dimensões ou propriedades da organização é a especialização, que se reflete no grau de detalhamento da:
divisão do trabalho.
hierarquia do cargo.
autonomia do cargo.
delegação de funções.
Relativamente a gestão de pessoas, assinale a opção correta.
O processo de seleção de recursos humanos deve apoiar-se em um conjunto de critérios extraídos das características do cargo a ser preenchido. Assim, os instrumentos utilizados no processo de seleção possibilitam a coleta de informações acerca do candidato, o que permite a comparação entre o perfil deste e o do cargo a ser ocupado.
O modelo clássico de desenho de cargos favorece a segmentação e fracionamento dos cargos em tarefas simples, repetitivas e facilmente treináveis, na busca da máxima eficiência em um ambiente estável; o modelo contingencial baseia-se na contínua ampliação do cargo através do amplo enriquecimento de tarefas. As estruturas com muitos níveis administrativos, como os órgãos públicos brasileiros, cujos grupos de trabalho são focados nas unidades administrativas formalizadas, utilizam caracteristicamente o modelo contingencial.
A responsabilidade pela avaliação de desempenho é unicamente do próprio indivíduo, pois, na área de gestão de pessoal, destaca-se a necessidade de cada pessoa se autoavaliar o mais adequadamente quanto à sua performance, eficiência e eficácia.
Em uma organização, a principal responsabilidade da assessoria (staff) é a identificação dos problemas decorrentes da carência de treinamento, processo que deve ser iniciado a partir do levantamento de necessidades (LNT).
Um processo de seleção de pessoal é bastante complexo. O instrumental de sele-ção, à disposição do selecionador, permite-lhe, por exemplo, identificar aptidões e avaliar conhecimentos e capacidades de um indivíduo. Identifique, em cada item a-baixo, o que diz respeito a aptidão (A) ou capacidade (C), segundo as definições teóricas para cada caso, e assinale a seqüência CORRETA:
1 – Predisposição natural para determinada atividade ou trabalho. ( )
2 – Permite diagnosticar o futuro do candidato no trabalho. ( )
3 – Surge depois do treinamento ou aprendizado. ( )
4 – É estado latente e potencial de comportamento. ( )
5 – Possibilita a colocação imediata em determinado cargo. ( )
1 – A; 2 – A; 3 – C; 4 – A; 5 – C.
1 – A; 2 – C; 3 – A; 4 – C; 5 – A.
1 – C; 2 – C; 3 – A; 4 – A; 5 – C.
1 – C; 2 – A; 3 – C; 4 – A; 5 – C.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...